Carnaval de antigamente

0
Share


player

Cronistas registram que o carnaval de Taubaté teve seus áureos tempos entre o final do século 19 até aproximadamente 1915.
Grupos carnavalescos como o Operários da CTI, Filhos de Plutão e o Carmosin desfilavam pelas ruas da cidade seus carros alegóricos puxados por cavalos ricamente enfeitados. E o povo seguia o cortejo.
Molhar os outros fazia parte da diversão. Os desavisados eram alvejados pelas laranjinhas, pequenas bolas de cera que quando quebradas exalavam um cheiro de água perfumada. Ou levavam na cara jatos dágua de bisnagas de borracha.
Assim brincavam nossos tartaravós. OCarnaval era na rua com foliões, mascarados, blocos, mocinhas carregando vistosos estandartes e até carros alegóricos.
Com o passar dos anos o carnaval de rua taubateano foi sendo substituído pelos bailes de salão. Não em São Luiz do Paraitinga, que desde a década de 1970 retomou a tradição e tornou a cidade conhecida internacionalmente.

 

[box style=’info’] Histórias que a História Conta é uma produção do Almanaque Urupês em parceria com a Rádio Metropolitana Taubaté e é transmitido de segunda a sexta-feira no programa matinal Radar Noticioso.[/box]

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *