Revista Imprensa Taubateana 150 anos

0
Share

Há uma história antes e outra depois do advendo da imprensa.
Quem faz a história de tempos mais remotos encontra dificuldades em entender o comportamento coletivo da cidade. Os documentos oficiais antigos são formados por inventário, testamentos, processos crime e registro de venda. Em geral manuscritos, são documentos de difícil leitura. A imprensa mudou o rumo, a profundidade e a velocidade do conhecimento.
Nos 366 anos de Taubaté, o Jornal CONTATO e o ALMANAQUE URUPÊS contam como foi o surgimento dos mais importantes veículos de comunicação da nossa história. Do prelo de madeira à internet. completamos 150 anos de imprensa.
Em 1861 o TAUBATEENSE nascia como primeiro órgão de imprensa da cidade. Naquele momento não se sabia lidar com a censura e a opinião gozava de certa liberdade.
A veiculação cada vez mais massiva da diversidade de opinião e o jornal mais barato e acessível reforçaram a necessidade de assegurar o direito inalienável da liberdade de expressão, essencial para as sociedades democráticas.
A liverdade de expressão, porém, passou a ser combatida, explicita ou veladamente, pelas autoridades políticas de todas as esferas do governo ou intância de poder. A violência física – quebra-quebra, assaltos, tentativas de assassinato – com que a imprensa era combatida tem sido substituída por ações jurídicas, onde a justiça nem sempre é cega.


Baixe aqui a revista.

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *