Com cerca de 990 metros, essa é uma das ruas mais antigas de Taubaté. Seu traçado faz parte do quadrilátero original da fundação da cidade, no entorno da Igreja Matriz.
Entre as ruas Gastão da Câmara Leal e Barão da Pedra Negra, a Visconde do Rio Branco concentra importantes patrimônios históricos e paisagísticos. Logo no início, destaca-se a fachada do Convento de Santa Clara, que marca um dos acessos ao centro urbano da cidade.
A rua cruzava o córrego do Saguiru por uma pequena ponte e conectava-se diretamente ao alto do Convento, no caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 1913, com um ousado projeto paisagístico, nasceu o espaço que o povo passou a chamar de Bosque. A praça ganhou jardins, árvores e uma nova configuração urbana.
Nos anos 1970, o Esporte Clube Taubaté se mudou e o antigo estádio foi demolido. Em seu lugar surgiu o primeiro hipermercado da cidade, o Eletroradiobraz. A praça, reformulada, passou a ser conhecida como "Praça da Eletro".
Recebeu novos elementos: um foguete de concreto (símbolo do progresso tecnológico), um anfiteatro com palco e um chafariz.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo.
Apenas os seus dados de navegação serão registrados. Nós não lhe ofereceremos nenhum produto e nem transferiremos os seus dados para qualquer outro serviço que não esteja no nosso site.