A Capela de Nossa Senhora do Pilar é um dos mais importantes patrimônios históricos de Taubaté, destacando-se por sua arquitetura e por sua forte ligação com a formação religiosa da cidade. Erguida no século XVIII, a capela mistura elementos do Barroco Paulista em sua fachada e detalhes internos de inspiração rococó. Suas paredes em taipa de pilão, moldadas a partir da compactação de terra e seu formato hexagonal fazem do edifício um exemplar arquitetônico único.
O responsável pela iniciativa de construir o templo foi Timóteo Corrêa de Toledo, devoto de Nossa Senhora do Pilar e membro de uma família de origem espanhola. Em 1747, ele obteve autorização da Cúria de São Paulo para iniciar a obra, finalizada por volta de 1760. A decoração interna, porém, só seria concluída aproximadamente uma década depois.
Antes mesmo da existência física da capela, já atuava na cidade a Irmandade de Nossa Senhora do Pilar, composta por comerciantes e pequenos proprietários que desempenharam papel importante no núcleo urbano inicial de Taubaté. Timóteo foi seu primeiro zelador, função que exerceu até sua morte, em 1788.
Reconhecida pelo seu valor histórico e artístico, a capela é tombada pelo IPHAN, pelo CONDEPHAAT e pelo Conselho Municipal de Patrimônio. Após reformas e diferentes usos ao longo do tempo — incluindo o abrigo do Museu de Arte Sacra — o edifício passou, em 2022, ao patrimônio da Prefeitura de Taubaté.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo.
Apenas os seus dados de navegação serão registrados. Nós não lhe ofereceremos nenhum produto e nem transferiremos os seus dados para qualquer outro serviço que não esteja no nosso site.