Em 1 de dezembro de 1895, nasceu a Associação Artística e Literária de Taubaté, uma instituição vocacionada para educação.
Apenas três meses depois, a Associação criou um liceu de artes e ofícios, dedicado à educação primária e profissionalizante, com cursos de artes (teatro e música) e de atividades manuais (sapataria, alfaiataria, tipografia e funilaria).
Suas primeiras atividades aconteceram no extinto Teatro São João, mas não demorou para que a sua sede tivesse condições de receber as atividades que se propunha.
O prédio da Rua Visconde do Rio Branco, foi construído aos poucos. A ala direita em 1900, a esquerda em 1903 e o salão nobre, batizado com o nome de Pio X, em 1914.
A homenagem tem uma razão. Em 1906, o papa Pio X concedeu a bênção apostólica aos seus fundadores e sócios. Acredita-se que esta seja a primeira sociedade secular a receber tal honraria no Brasil.
A Associação funcionou até 1927, quando doou a sua sede à prefeitura, condicionando o seu uso exclusivamente para atividades de educação.
Em 1932 foi fundado no local o primeiro colégio estadual de ensino secundário da cidade, o Ginásio Estadual de Taubaté, que operou ali até 1957.
Naquele ano, entrou em funcionamento a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que operou no prédio até 1974, quando foi criada a Universidade de Taubaté. Desde então o prédio é ocupado por esta instituição.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo.
Apenas os seus dados de navegação serão registrados. Nós não lhe ofereceremos nenhum produto e nem transferiremos os seus dados para qualquer outro serviço que não esteja no nosso site.