Associação Artística e Literária

Em 1 de dezembro de 1895, nasceu a Associação Artística e Literária de Taubaté, uma instituição vocacionada para educação.

Apenas três meses depois, a Associação criou um liceu de artes e ofícios, dedicado à educação primária e profissionalizante, com cursos de artes (teatro e música) e de atividades manuais (sapataria, alfaiataria, tipografia e funilaria).

Suas primeiras atividades aconteceram no extinto Teatro São João, mas não demorou para que a sua sede tivesse condições de receber as atividades que se propunha.

O prédio da Rua Visconde do Rio Branco, foi construído aos poucos. A ala direita em 1900, a esquerda em 1903 e o salão nobre, batizado com o nome de Pio X, em 1914.

A homenagem tem uma razão. Em 1906, o papa Pio X concedeu a bênção apostólica aos seus fundadores e sócios. Acredita-se que esta seja a primeira sociedade secular a receber tal honraria no Brasil.

A Associação funcionou até 1927, quando doou a sua sede à prefeitura, condicionando o seu uso exclusivamente para atividades de educação.

Em 1932 foi fundado no local o primeiro colégio estadual de ensino secundário da cidade, o Ginásio Estadual de Taubaté, que operou ali até 1957.

Naquele ano, entrou em funcionamento a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que operou no prédio até 1974, quando foi criada a Universidade de Taubaté. Desde então o prédio é ocupado por esta instituição.

Vista geral

Curiosidades

Decoração

A decoração da fachada do edifício é de autoria do artista Clodomiro Amazonas, um dos mais respeitados pintores paisagistas do Brasil.
Nascido em Taubaté, em 1883, ficou conhecido como o mais paulista dos pintores.
Tinha um especial interesse em retratar os ipês, quaresmeiras e embaúvas, o que lhe rendeu o apelido de Poeta dos Ipês, dado por Monteiro Lobato.
Clodomiro foi o executor do primeiro brasão de armas de Taubaté, idealizado por Gastão de Câmara Leal.
Faleceu em São Paulo, em 1953.

Casa da Oposição

Em 1889 foi proclamada a República e com ela a polarização política entre monarquistas e republicanos.
Os membros fundadores da Associação pertenciam à grupo monarquista, e uma das suas principais lideranças era o seu orador, Pedro de Oliveira Costa (que mais tarde se tornaria prefeito da cidade).
A vocação educacional da instituição tinha uma razão: disputar o dinheiro público do estado em oposição ao Primeiro Grupo Escolar de Taubaté, o Colégio Lopes Chaves.

E o salário, ó....

Até 1932, quem quisesse avançar nos estudos em Taubaté era forçado a pagar por aulas particulares. Naquele ano, precisamente a partir de 15 de março, começaram as aulas no Ginásio Estadual de Taubaté.
Como os custos eram elevados, e para garantir a permanência da instituição em Taubaté, os professores concordaram em lecionar gratuitamente nos dois primeiros anos da instituição.
Foi somente em 1934 que o governo do Estado passou a financiar o pleno funcionamento da instituição.