MEMORIAL GUISARD

Projeto inédito compartilha acervo histórico de Taubaté

"Publique-se para que não se perca"

Em 1938, Felix Guisard Filho idealizou a Biblioteca Taubateana de Cultura, uma coleção de livros dedicados a reproduzir e estudar documentos dos séculos 17, 18 e 19, que estavam se deteriorando nos cartórios do município. “Publique-se para que não se perca”, foi a frase-lema da coleção. Sete décadas e meia depois, a espírito da Taubateana está de volta e adequada ao século XXI.
A iniciativa é novamente de um Felix Guisard empresário, desta vez o neto do historiador e bisneto do fundador da Companhia Taubaté Industrial (CTI). “Tenho que contribuir de alguma forma. Comecei fazendo um garimpo nos acervos da família e agora vamos reuni-los na internet”, comemora o empresário.
O Memorial Guisard foi planejado para digitalizar, além do acervo da família, uma vasta produção jornalística, acadêmica e historiográfica sob a guarda de instituições taubateanas.
Para realizar este feito, estão sendo firmados convênios com a Universidade de Taubaté e a Prefeitura.
“A Unitau é guardiã da importante memória da CTI e agora, por meio desse convênio, poderá democratizar o conhecimento e socializar o saber”, comenta o reitor da instituição, José Rui de Camargo.
Para Ortiz Junior, prefeito de Taubaté, “essa é uma iniciativa extraordinária porque democratiza a informação ao permitir acesso público à fontes primárias”. O acervo do Divisão de Museus foi formado inicialmente a partir de documentos resgatados por Felix Guisard Filho.
O projeto Memorial Guisard é patrocinado pela Guisard Empreendimentos e desenvolvido pela produtora cultural Almanaque Urupês.
O portal será lançado no segundo semestre de 2014.

Next

Na web

No portal, o internauta encontrará uma linha do tempo traçando a trajetória da família Guisard; a Biblioteca Taubateana de Cultura, com versões de livros clássicos; catálogo com a digitalizações e localização de documentos para consulta pública; e um vídeo documentário.

Em quadrinhos

O ilustrador Angelo Morais é o artista convidado para desenhar a biografia ilustrada de Felix Guisard voltada ao público infanto-juvenil.

Next

UM ACERVO HISTÓRICO

Cuidadosamente guardado, acervo familiar se juntará aos institucionais, da Prefeitura Municipal e da Universidade de Taubaté, para a formação do Memorial Guisard

HOMENAGEM

Câmara comemorará legado de Felix Guisard Filho

Em outubro completam-se 50 anos da morte de Felix Guisard Filho, ocasião em que a Câmara de Taubaté realizará Sessão Solene para prestar tributo a um de seus representantes mais ilustres. “Felix Guisard Filho tem um papel importantíssimo também na história política de Taubaté. É uma obrigação moral desta Casa de Leis celebrar um cidadão que tanto contribuiu com a cidade”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Carlos Peixoto.