MEMORIAL GUISARD
Projeto inédito compartilha acervo histórico de Taubaté
Projeto inédito compartilha acervo histórico de Taubaté
Em 1938, Felix Guisard Filho idealizou a Biblioteca Taubateana de Cultura, uma coleção de livros dedicados a reproduzir e estudar documentos dos séculos 17, 18 e 19, que estavam se deteriorando nos cartórios do município. “Publique-se para que não se perca”, foi a frase-lema da coleção. Sete décadas e meia depois, a espírito da Taubateana está de volta e adequada ao século XXI.
A iniciativa é novamente de um Felix Guisard empresário, desta vez o neto do historiador e bisneto do fundador da Companhia Taubaté Industrial (CTI). “Tenho que contribuir de alguma forma. Comecei fazendo um garimpo nos acervos da família e agora vamos reuni-los na internet”, comemora o empresário.
O Memorial Guisard foi planejado para digitalizar, além do acervo da família, uma vasta produção jornalística, acadêmica e historiográfica sob a guarda de instituições taubateanas.
Para realizar este feito, estão sendo firmados convênios com a Universidade de Taubaté e a Prefeitura.
“A Unitau é guardiã da importante memória da CTI e agora, por meio desse convênio, poderá democratizar o conhecimento e socializar o saber”, comenta o reitor da instituição, José Rui de Camargo.
Para Ortiz Junior, prefeito de Taubaté, “essa é uma iniciativa extraordinária porque democratiza a informação ao permitir acesso público à fontes primárias”. O acervo do Divisão de Museus foi formado inicialmente a partir de documentos resgatados por Felix Guisard Filho.
O projeto Memorial Guisard é patrocinado pela Guisard Empreendimentos e desenvolvido pela produtora cultural Almanaque Urupês.
O portal será lançado no segundo semestre de 2014.
No portal, o internauta encontrará uma linha do tempo traçando a trajetória da família Guisard; a Biblioteca Taubateana de Cultura, com versões de livros clássicos; catálogo com a digitalizações e localização de documentos para consulta pública; e um vídeo documentário.
O ilustrador Angelo Morais é o artista convidado para desenhar a biografia ilustrada de Felix Guisard voltada ao público infanto-juvenil.
Cuidadosamente guardado, acervo familiar se juntará aos institucionais, da Prefeitura Municipal e da Universidade de Taubaté, para a formação do Memorial Guisard
Eu tenho a impressão que, na internet, esse material vai ter muito valor. Hoje existem mais pessoas interessadas nisso do que na época do meu pai (Felix Guisard Filho). A molecada de hoje que não conhece vai se interessar, não tenha dúvida.
Depois da morte do meu pai (Guisard Filho) herdei uma caixa de papelão cheia de manuscritos. Eram as anotações para fazer a biografia do meu avô. Todos os domingos eu ficava mexendo os papéis, traduzindo, já que muitos eram em francês, e me apaixonei.
A partir do acervo da mina tia [Maria Cecília] eu comecei a pesquisar. Pensei: “eu vou ter que fazer alguma coisa, porque as coisas estão sumindo, extraviando, fotografias, histórias e tudo mais”. Eu, então, comecei a fazer um garimpo fotográfico pela família. E agora a gente vai fazer esse site.
A história tem que ser preservada! E porque não a gente preservar a história de Taubaté, em que a nossos antepassados foram tão importantes e quiseram tão bem a cidade?
A Unitau é guardiã da importante memória da CTI e agora por meio desse convênio poderá democratizar o conhecimento, socializar o saber.
Iniciativa extraordinária porque democratiza informação ao permitir acesso público à fontes primárias.
Câmara comemorará legado de Felix Guisard Filho
Em outubro completam-se 50 anos da morte de Felix Guisard Filho, ocasião em que a Câmara de Taubaté realizará Sessão Solene para prestar tributo a um de seus representantes mais ilustres. “Felix Guisard Filho tem um papel importantíssimo também na história política de Taubaté. É uma obrigação moral desta Casa de Leis celebrar um cidadão que tanto contribuiu com a cidade”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Carlos Peixoto.