O primeiro “Sítio” de Taubaté

0
Share

Em carta endereçada a Cesídio Ambrogi, Monteiro Lobato reage a um artigo publicado pelo mesmo Cesídio no O Estado de São Paulo noticiando um projeto pioneiro de construção em Taubaté de uma biblioteca temática inspirada no Sítio do Picapau Amarelo. “Estou empenhadíssimo em que o Sítio saia como é na realidade”, afirma um encantado Lobato.

(Optamos por manter a grafia original da carta)

Cesídio:

Respondo á de 14. Li aquilo e julguei que fosse brincadeira. Depois li no Estado o teu artiguete – e vi que era sério! Que terrível grupo formam os jacarés! A coisa está tão linda que não custa a crer… Só sinto não ser criança para ir aproveitar a “minha biblioteca”.

Pelo que diz o artigo, o Sítio já está em construção. Onde? Em que terreno? Não consigo formar idéia.

O “artiguete” de Cesídio Ambrogi para o Estado de São Paulo, em 16/10/1943. Acervo Digital do Estadão. Clique na imagem para ler o artigo completo.

Hoje recebi o MOMENTO, com a primeira página cheia de coisas, o Poder Público em cena. Adesões. Cesídio, Cesídio… Essa gente anda enganada. Com certeza supõe que tal Monteiro Lobato é algum futuro Interventor. Quando descobrirem que é um simples escritor de lorotas, vão ficar desapontadíssimos… Cuidado! Eles acabam te linchando. E vejo que na comissão entram os três jacarés clássicos e mais dois que só conheço de nome, Eurico e Vítor. Serão por acaso jacarés também? Que lagoa está me saindo o velho Taubaté!

Quando o projeto de Urbano estiver pronto, eu quero ver. talvez me ocorram algumas sugestões. Estou empenhadíssimo em que o Sítio saia como é na realidade. Já mandei contar toda a historia a D. Benta e ela e toda a criançada assanhou. A Emília quer colaborar. Ameaça até de chegar até aí “para que a conheçam e não lhe pintem nas paredes a cara errada”. E se com ela também o Quindim, o turumbamba será grosso.

E vejo que entra em cena até Palas, a boa Minerva vale paraibana. Nesse andar, não me admirei de que até as piabanhas do Paraíba venham também com a  sua solidariedade.

Vocês estão fazendo e dizendo coisas que em geral só se fazem e dizem depois que o escritor morre. Assim em vida, é de deixar bem atrapalhado o pobre marquês. Na cara” é demais.

Pois muito bem. Só quero que me vás botando a par dos desenvolvimentos, e me deixam ver o projeto do Sítio. Ah, meus dez anos! Como era triste a infância naquele tempo, só com “João Felpudo” e “O Menino Verde” para ler. Em vez de dois livros apenas, a criançada de agora vai ter toda uma biblioteca. Grandes criaturas são vocês, grande é o Urbano – tão generosos! Como me arranjarei eu, nesta idade, com tantas dívidas contraídas? Tenho de abrir falência, chamar credores, propor moratória com 40 por cento…

Adeus, generoso amigo. Um grande abraço do

Atrapalhadíssimo

Monteiro Lobato.

Correspondência de 18/11/1943. Acervo Lygia Fumagally Ambrogi

No próximo post, você conhecerá mais detalhes sobre o projeto da Biblioteca Sítio do Picapau Amarelo.

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *