14 de abril de…

0
Share

1855   Lei provincial n.º 20 cria o município de Caçapava.

 

1869   Falece o P.e Justino José de Lorena, lorenense ilustre. Foi comandante da polícia e oficial da Guarda Nacional, vereador, secretário e presidente da Câmara de Lorena, eleitor de paróquia, coletor de rendas públicas, delegado de polícia e juiz municipal e de órfãos. Ordenou-se Presbítero a 28 de outubro de 1842. Recusou o paroquiato de Silveiras e Bananal e o mandato de deputado provincial. Foi nomeado finalmente vigário encomendado e depois colado de Lorena a 29 de junho de 1852. Participou de grandes movimentos sociais e beneméritos.

 

1872   O ilustre taubateano P.e Francisco Carlos de Alvarenga irmão de D. José Pereira da Silva Barros recebe as sagradas ordens de diácono. Nasceu em Taubaté a 20 de julho de 1844 e faleceu no Asilo de São Vicente em São Paulo a 6 de agosto de 1939. (O Lábaro).

 

1876   Chegados de São Paulo encontram-se em Taubaté os deputados provinciais Dr.  Joaquim Lopes Chaves e P.e Bento Antônio de Souza e Almeida. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Procedente de Barra Mansa onde reside encontra-se em Taubaté para onde veio assistir  à  Semana Santa e rever parentes e amigos o taubateano Comendador João Thomaz Moreira da Costa, filho do finado c.el Victoriano Moreira da Costa. (A Imprensa de Taubaté).

 

1898   Entra em funcionamento na colônia de Quiririm a fábrica  de formicida que o c.el José Benedito Marcondes de Mattos instalou a 500 metros da estação em terreno de sua propriedade, produzindo 200kg diários de sulfureto de carbono que serão vendidos em latas de 4kg. O depósito nesta cidade está a cargo da firma Martins & Boucinhas no Largo da Matriz. (Diário de Taubaté).

 

1900   Morre, em Taubaté, em sua fazenda, em avançada idade, o Sr.  João Francisco Malta, progenitor do Dr. João Malta Júnior deputado federal e de Antônio Lopes Malta e sogro do major Antônio Gomes de Souza Penna, industrial e do Dr. Mathias Guimarães engenheiro que aqui já exerceu o cargo de delegado de polícia. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O diretório do Partido Republicano de Taubaté põe à disposição de seus correligionários o c.el Pedro Gonçalves Dente para orientá-los no alistamento eleitoral mediante requerimento ao Juiz de Paz. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Jornal de Taubaté aconselha a tintura de iodo  como remédio infalível para mordedura de cobras já comprovado. Para adultos 15 gotas em meia xícara de aguardente que se ingere e para animais 30 gotas em meia garrafa de aguardente, untando-se a sizura.

 

1901   Comissários de Café da praça de Santos reunidos à noite no prédio do Sr. José Paulino Nogueira decidem ser nociva, na crise atual, a exportação de café tipo “escolha” e ao mesmo tempo aconselham os lavradores que, quando quiserem guardar seu café, não o despachem para Santos porque em parte a baixa do preço atual é devida à grande acumulação de estoque naquela praça. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Circula, em Taubaté, o “Almanack” de São José dos Campos organizado pelo Sr. Sebastião Penna da Câmara, diretor do jornal “Cidade” de lá, contendo notícias sobre São José, Jacareí, Mogi e Caçapava. (Jornal de Taubaté).

 

1910   O ilustre Dr. Paulo de Oliveira Costa é nomeado promotor público interino de Taubaté e entra no exercício do cargo. (O Norte).

 

1910   Passa por Taubaté de “Noturno (trem)” com destino ao Rio de Janeiro o Príncipe Leopoldo Saxe de Coburgo Gotha, vindo de São Paulo. (O Norte).

 

1914   Precedido de grande fama chega a Taubaté o Circo Europeu com 60 artistas, 12 dos quais pertencem à banda de música. Deve estrear depois de amanhã com seus animais domesticados: tigre, pantera, leão e cachorros e 10 cavalos. (O Norte).

 

1914   A população do bairro do Pinheirinho agradece publicamente a dedicação  dos  professores  Antônio Lourenço de Sá e D. Euphrazia Miranda de Sá que ali exerceram por alguns anos o magistério para aproveitamento das crianças que lhe foram confiadas, por motivo de sua remoção, a pedido, para Santa Branca. (O Norte).

 

1918   Dirigido pelo Sr. Francisco Tavares Filho reaparece em Taubaté em sua 2.ª fase o jornal “O  Taubateano”. (O Norte).

 

1918   Morre, em Taubaté, o Dr. Francisco de Paula Pereira Barbosa, nascido em Pindamonhan-gaba a 5 de novembro de 1838. Formado, foi Juiz de Direito em Silveiras, cargo que deixou para exercer a advocacia em Taubaté. A 24 de maio de 1865 casou-se com D. Iria de Alcantara Nogueira Barbosa de cujo consórcio deixou 12 filhos. Era sogro do Sr. Eugênio Guisard. (Norte).

 

1930   Institui-se o “Dia Pan Americano”. (Folhas, encadernação).

 

1941   Procedente do Guarujá e com destino a Caçapava, para presidir à inauguração do Fórum da vizinha cidade, desce no campo Tavico, do Aero Club de Taubaté, o Sr. Ademar de Barros. (O Momento).

 

1941   O Sr. Álvaro Marcondes de Mattos, Prefeito Municipal, assina o dec. Lei n.º  9  obrigando  as  construções da Rua Carneiro de Souza a seguirem o alinhamento da Rua Cons. Moreira de Barros, bem como proibindo na Praça D. Epaminondas construções de prédios de menos de 2 andares. (O Momento).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *