24 de julho de…

0
Share

 

1643   Francisco da Fonseca Falcão toma posse do cargo de 55.º capitão-mor da Capitania de São Vicente.

 

1792   Parte do Rio de Janeiro para Lisboa a fragata Golfinho, conduzindo, entre outros condena-dos da Conjuração Mineira, o taubateano P.e Carlos Correia de Toledo Mello.

 

1842   Um corpo de insurgentes ao mando de Anacleto Ferreira Pinto é derrotado em Salto, perto de Areias.

 

1891   Pelo “Expresso (trem)”, procedente da Europa, volta a Taubaté o comerciante John Milne Tindall aqui estabelecido à Rua Bispo Rodovalho (hoje D. Chiquinha de Mattos) que é recebido por mais de 400 pessoas e foguetes e banda de música que o acompanham a sua residência onde é servida cerveja, usando da palavra o Dr. Crescêncio Costa em nome dos amigos e o Dr. João Monteiro em nome de Pinda. Fala também o Prof. Antônio José Garcia e o Dr. João Francisco Malta Júnior, em nome de seus empregados (do recém-chegado). Em nome do homenageado fez o agradecimento o Dr. Crescêncio Costa. O capitão Amaral falou também deveras comovido. (Jornal do Povo de 25).

 

1895   Sai em Taubaté o prêmio da Loteria Federal de São João de 5:000$000 com o bilhete de nº 15.751 vendido pelo cambista Joaquim Gomes de Araújo adquirido dos agentes Andrade & Irmão. Dois décimos foram comprados pelo Sr. Joaquim Antônio de Oliveira Penna e o restante vendido a diversas pessoas no município. (O Popular de 26). Andrade & Irmão estão estabelecidos no Largo do Mercado n. 6 e oferecem bilhetes de 500 contos por 16$000 da Loteria Nacional.

 

1910   Com missa solene, levantamento de mastro, reza e leilão de prendas, terminam as festas da Santa Cruz do Areão de que foram festeiros D. Maria de Moura Almeida e Francisco Jacinto Pereira, proprietário do Hotel Pereira (Largo da Estação, esquina da Rua das Palmeiras) que oferece um jantar no seu estabelecimento.

 

1914   Aprovado em recente concurso aqui realizado o Sr. José Aureliano de Mattos é nomeado praticante da agência do correio local.

 

1914   Um grupo de jovens taubateanos funda em Taubaté a “Associação Dramática Nascimento Castro” que está ensaiando um drama para espetáculo em benefício da construção do novo prédio do Asilo de Mendigos local.

 

1949   O ilustre prof. Gentil Eugênio de Camargo Leite e sua ex.ma sra. D. Clarinha Camargo Leite comemoram suas bodas de prata matrimoniais pelo que são condignamente homenageados.

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *