21 de julho de…

0
Share

1564   Morre Martim Afonso de Sousa, fundador da Capitania de São Vicente, depois chamada de São Paulo. (R. Branco, Ef. 333).

 

1759   Carta régia ordena a expulsão dos jesuítas do Brasil. (Rio Branco, Efemérides, p. 333).

 

1876   O Sr. Manoel Inocêncio de Paula inaugura, no Bairro da Capela do Tremembé, o Hotel Paraí-ba para bem servir o público durante a próxima festa do Bom Jesus. (A Imprensa de Taubaté).

 

1888   O empreiteiro Moraes, contratado pela Câmara Municipal, dá por concluído o emplacamento das ruas de Taubaté com os seus respectivos nomes e a população local reclama contra a falta de água sugerindo-se o aproveitamento de uma vertente do Alto da Boa Vista de que já se utilizavam os jesuítas e que é uma recomendação. (Diário Paulista).

 

1889   O advogado taubateano Dr. José Aristides Monteiro é nomeado promotor público de Jacareí. (Jornal do Povo).

 

1889   O Diretório do Partido Liberal de Taubaté apresenta os seus candidatos às eleições do próximo dia 31 de agosto: pelo 2.º distrito Conselheiro Antônio Moreira de Barros, fazendeiro residente em Taubaté, pelo 3.º distrito Dr. Theófilo José Antunes Braga, advogado residente em Lorena e outros. (Jornal do Povo).

 

1889   Na Igreja Matriz de Taubaté realiza-se solene Te-Deum em ação de graças por ter saído incólume do atentado o Imperador D. Pedro II, no dia 15 ao terminar o espetáculo do Teatro Santana no Rio de Janeiro, por um tiro desfechado pelo coimbrense Adriano do Vale. Depois do Te-Deum há passeata pela cidade com a banda de música Princesa Imperial com o povo e orando em diversos lugares o vigário, o desembargador Aureliano Coutinho, juiz de direito, o Cons. Moreira de Barros, o Dr. Câmara Leal e o Sr. Alfredo Monteiro. Essa banda de música é do Sr. Monteiro do Carmo (zelador do cemitério), do Senhor Lúcio Ribeiro da Silva (fiscal da cidade) e Joaquim Mariano da Luz (fiscal do mercado). (Jornal do Povo).

 

1890   Morre em Taubaté em avançada idade D. Ana Zeferina de Assis. (Jornal do Povo).

 

1895   Morre em Santo Amaro, na Bahia, o estadista Conselheiro, José Antônio Saraiva, nascido na mesma cidade a 1.º de março de 1823. Foi Presidente da Província de São Paulo de 20 de julho de 1854 a 26 de maio de 1855. (Folhas).

 

1895   Concluem-se os trabalhos de alargamento da bitola da E. F. Central do Brasil entre Lorena e Roseira, sendo iniciado os do trecho dessa estação até Taubaté. (O Popular).

 

1895   Com o licenciamento por um mês do vigário da paróquia de Caçapava, fica a mesma anexada à de Taubaté provisoriamente. (O Popular).

 

1895   Encontra-se em Taubaté de volta do Rio de Janeiro onde foi a tratamento de saúde o Sr. Antônio Lopes da Silva Malta. (O Popular).

 

1901   A Corporação Musical “João do Carmo” (conhecida por Banda dos Paraguaios) realiza retreta no Largo da Matriz, estando a reunião dos seus membros marcada para as 4:30h da tarde no estabelecimento conhecido por “Hig-Lif”. No jardim público do Largo da Estação toca a Associação Musical “Filarmônica Tau-bateense” (banda da elite, conhecida como banda dos Ursos) em retreta de cujo programa em duas partes com 9 peças consta em 2.º lugar a Mazurka Taubateana do Maestro Antô-nio Oreste Penzo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Ao meio-dia na Câmara Municipal realiza-se reunião de instalação definitiva da Sociedade Literária e Recreativa. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Decreto nomeia o Dr. Francisco Fontes de Rezende para delegado de polícia de Taubaté em substituição ao Sr. Félix Pestana, removido para aquela localidade de Avaré donde veio o nomeado. (Norte).

 

1910   Em despacho do Gen. Bernardino Bormann, ministro da guerra, com o Presidente da Re-pública Dr. Nilo Peçanha é assinado decreto promovendo a 2.º Tenente-Intendente do exército o distinto taubateano 1.º Sargento Fernando Nogueira de Barros, amanuense do comando da 2.ª Região Militar com sede em Curitiba e colaborador do Jornal “O Norte” e que fez toda a campanha de Canudos, repetidamente elogiado, aluno da Escola Militar, saudado pelo ministro da guerra (o mesmo) por ocasião de sua partida de Curitiba para Santa Catarina para construir estrada estratégica, portador de medalha de bronze. É filho do Sr. José Gabriel Nogueira de Barros e irmão do Sr. José Olegário de Barros, ajudante do 1.º tabelião local e do Sr. Francisco de Barros, comerciante. (O Norte).

 

1910   Tem início, na Igreja Nossa Senhora do Pilar, o solene triduo de São Vicente às 6:30h da tarde. É ali que os vicentinos fazem suas reuniões regulares. (O Norte).

 

1910   O Sr. Ignácio Bicudo de Siqueira Salgado, proprietário de 350 alqueires nas cabeceiras  do manancial grande de água que abastece Taubaté, que nasce no Parapetininga, informa que para efeito de desapropriação pretende o preço de 250$000 por alqueire. Quanto as terras do outro manancial aceitará o preço que pedir o seu vizinho Sr. Antônio Joaquim Fernandes. (O Norte).

 

1912   Toma posse do cargo de vigário de Caçapava em substituição ao Pe Pedro Gravina o sacer-dote caçapavense Pe Ataliba Pereira. (O Lábaro).

 

1912   Na capela particular do Mosteiro da Trapa, na Maristela (Tremembé), D. Epaminondas, 1.º Bispo de Taubaté, confere ordens sacras a Frei Honorato Colui (presbítero); Frei Ambrosio Derain e Frei Matheus Berier (sub-diáconos). (O Lábaro).

 

1914   O ilustre taubateano Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, deputado estadual, é eleito para a Co-missão de Redação da Câmara de Deputados do Estado juntamente com os Srs. Leônidas Barreto, Alfredo Ramos, Pereira de Mattos e Machado Pedrosa. (O Norte).

 

1915   Morre em Taubaté o Capitão Francisco Moreira Damasco, escrivão aposentado da Coletoria Federal desta cidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   O ilustre advogado taubateano Dr. Álvaro César Braga é nomeado promotor público da Comarca de Itararé. (O Norte).

 

1940   Comunicado do Pe José Couto, Cura Episcopal do Santuário, informa que as tradicionais festas do Bom Jesus este ano serão realizadas a 7 de setembro a Conselho do Departamento de Saúde do Estado em virtude de surto de varicela que se verifica na vizinha cidade de Tremembé. (O Momento).

 

1940   Realiza-se em Taubaté pela primeira vez grande concentração de membros das  Sociedades Vicentinas da nossa diocese e da diocese de Lorena. (O Lábaro).

 

1945   Aniversaria o veterano jornalista Praxedes de Abreu (capitão) idem o Sr. Alberto Audrá e o Sr. Renato Simi. (Taubaté Jornal).

 

1945   Com destino a São Paulo passa por Taubaté pelo “Rápido” (trem) o Ex.mo Sr. Dom Aloisi Mazella, Núncio Apostólico no Brasil. Comparecem à estação da E.F.C.B. o Sr. Bispo Diocesano, membros do clero, o Prefeito Municipal Dr. Antônio de Oliveira Costa, o comandante do 5º BC ten. c.el Domingos Ramos e oficialidade, colégios, autoridades, imprensa e organizações católicas. À chegada do trem, a banda de música do 5º BC executou o Hino Pontifício entoado pelos colégios e o ilustre intinerante é cumprimentado pelos presentes e aclamado até a partida do comboio. (Taubaté Jornal).

 

1948   O casal Silvio Gonçalves Amora, antigo auxiliar do Palácio episcopal, e D. Ana Rosa Amora comemora suas bodas de prata matrimoniais. (Taubaté Jornal).

 

1949   O Ex.mo Sr. Bispo Diocesano em Francisco Borja do Amaral, paramentando-se nas Casas Pias (capela) à Rua 4 de Março, sai em cortejo em direção ao Santuário de Santa Teresinha para iniciar ali sua visita pastoral que vai até dia 25. À porta do templo é saudado pelo prof. José Marcondes de Moura. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *