8 de julho de…

0
Share

1673   É passada carta patente para Tomaz Fernandes de Oliveira, como capitão-mor de São Vicente, proposta pelo Marquês de Cascais.

 

1786   A Câmara Municipal de Taubaté expede mandados de fatura dos caminhos do Senhor Bom Jesus. (Atas – I, 155).

 

1790   Nasce, em São Paulo, o Brigadeiro José Joaquim Machado d’Oliveira autor do “Quadro Histórico da Província de São Paulo”. (Folhas).

 

1867   Lei n.º 12 transfere do município de São Luís do Paraitinga  para o de Cunha a fazenda de D. Rita Maria de Castro, alteração revogada pela Lei de 7 de julho de 1869, Lei n.º 31.

 

1867   Lei n.º 12 retira do município de São José do Paraíba (São José dos Campos) para anexar ao de Caçapava a fazenda de José Mariano da Silva Baptista.

 

1867   Lei n.º 11 transfere a freguesia de Buquira do termo da Vila de Caçapava para a de São José do Paraíba (futura São José dos Campos) freguesia essa que se desmembra da Comarca de Taubaté para integrar a de Jacareí. (192).

 

1877   Pela manhã, em trem inaugural, passa por Taubaté sua alteza real o Conde d’Eu que vai a São Paulo assistir às solenidades de inauguração da Estrada de Ferro São Paulo e Rio de Janeiro. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume, p. 66).

 

1881   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros, recebe da Secretaria Provincial a Portaria Imperial de 8 de janeiro de 1881 que o nomeara Bispo de Olinda, cargo em que foi confirmado por Leão XIII em Consistório de 13 de maio (Diário de Taubaté de 23/4/1898). D. José comunica então ao Bispo D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho que se desliga do clero da Diocese de São Paulo, vagando-se a Paróquia de Taubaté de que era Vigário colado desde 22 de setembro de 1862. (Diário de Taubaté).

 

1883   É lançada a candidatura do major Francisco Fernandes d’Oliveira e Silva à vaga de vereador na Câmara Municipal de Taubaté ocorrida com a renúncia do musicista e educador B.el Joaquim Antônio de Camargo que partiu para a corte para concluir estudos. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   À Rua Marquês do Herval, 76 está estabelecido o Sr. T. Santos Luz, proprietário da antiga casa do Sr. Caetano Nacarato, com alfaiataria. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Circula em Taubaté o primeiro número do “Jornal do Povo” de que é editor gerente o Sr. Manoel de Souza Leite, com tipografia à Rua do Príncipe, 25. É órgão democrático republicano, que sai duas vezes por semana, com diversos colaboradores, custando a assinatura por semestre, na cidade, 4$ e fora 5$. (Jornal do Povo de 7/7/1889). Nessa tipografia do Jornal do Povo vão ser impressos neste segundo semestre de 1888 dois jornais de pequeno porte e vida efêmera em Taubaté: “A Vespa” e “A Violeta”; duram apenas algumas semanas e a “A Vespa” que apareceu por último durou menos ainda. (Jornal do Povo de 3/1/1889).

 

1891   O Sr. Antônio José Garcia torna público a abertura das aulas de sua primeira cadeira desta cidade, funcionando em prédio adquiri-do, mais espaçoso e que permite mais matrículas (Jornal do Povo).

 

1901   O vereador John Milne Tindall e família partem para o Rio de Janeiro com destino à Europa, sendo grande o número de pessoas que comparecem à estação para o bota-fora. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Sociedade de São Vicente de Paulo se reúne como de costume às 19h na Igreja do Pilar. Sábado. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Sociedade Musical “Malhado Rosa” inaugura suas aulas de danças aos seus sócios. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O taubateano Dr. Antônio Maria da Silva determina o ajardinamento a suas expensas (é abastado capitalista) do Largo da Igreja do Bom Jesus em Tremembé, cujas obras deve-rão começar na próxima semana. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Por circunstâncias imprevistas o Colégio Carlos Reis que funciona na Rua Dr. Emílio Winther, sob a direção do Sr. Dr. Fernando de Mattos suspende suas aulas. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Num dos salões do Club Recreativo Musical de Taubaté realiza-se a posse da primeira diretoria do Grêmio Feminino Literatura e Arte, recentemente fundado e ontem eleita, quando foram também aprovados os Estatutos elaborados pelas senhoritas Mercedes Silva, Placedina Borges, Julieta Santos e Davina Mourão. (O Norte).

 

1914   Os açougueiros de carne de vaca que pretendem se estabelecer no novo mercado tencionam contratar com o Sr. José de Paula Lino o serviço de matança e condução de reses já que vem fazendo isso com relação a suínos. (O Norte).

 

1914   O Dr. Cardoso Sobrinho, juiz de direito substituto, nomeia o Dr. José Aristides Monteiro para o cargo de Promotor Público substituto na vaga do titular em férias. (O Norte).

 

1914   No exercício do cargo de juiz de paz do distrito de Taubaté se encontra o Cap. José Antônio Rodrigues (O Norte).

 

1914   Desistindo do resto da licença, o Sr. José Rodrigues da Silva reassume o exercício do cargo de fiscal da iluminação (O Norte).

 

1914   O Prefeito Municipal de Taubaté atendendo pedido do Dr. Inspetor Sanitário Municipal dispensa da taxa de licença a bicicleta da repartição ocupada pelo fiscal Sr. Manfredo Monteiro, a exemplo do que ocorre com as da polícia. Mas deve ter números, placa com marca do serviço (O Norte).

 

1914   “A Gazeta de Taubaté” de Castro Leão & Cia passa por reforma, aumentada no tamanho e enriquecida no material tipográfico (O Norte).

 

1914   O Dr. Custódio Moreira Cézar, delegado de polícia de Limeira é transferido para Taubaté. (O Norte).

 

1914   Entra em liquidação a Associação de Roteio Rural de Tremembé de que é liquidante o Sr. Luiz Gonzaga O. Costa. (O Norte).

 

1914   Com 103 anos morre em Taubaté a preta Cecília de Mattos, residente à Rua do Sacramento n.º 68 (O Norte).

 

1940   De regresso do Japão, em missão especial da Federação das Indústrias de São Paulo, o Dr. Félix Guisard Filho é alvo de significativas homenagens que lhe presta a sociedade taubateana (O Momento).

 

1945   Depois de insucessos frente aos quadros de Mogi das Cruzes e Jacareí o time do Esporte Club Taubaté dirigido por Moreira enfrenta o do Club Atlético Tremembé comandado por Pombo, e o derrota por 8 a 1 na Praça Mons. Silva Barros. (Taubaté Jornal).

 

1945   O taubateano Sr. Hélio Guimarães, filho do Sr. Víctor Guimarães é nomeado para  Instrutor do Aéreo Club de Monte Aprazível, importante centro de aviação no Estado. (Nossa Terra).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *