7 de julho de…

0
Share

1781   O alferes Manoel de Oliveira Neves e Damaso Alves de Abreu prestam juramento e tomam posse do cargo de almotacéis (para servirem durante os meses de julho, agosto e setembro) perante a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté. (Atas I, 50).

 

1848   Nasce em Guaratinguetá o estadista Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, três vezes Presidente do Estado de São Paulo e Presi-dente da República de 1902 a 1906; reeleito a 1.º de março de 1918, não tomou posse por motivo de moléstia, vindo a falecer a 16 de janeiro de 1919. (Folhas, FTD pp. 837 e 895).

 

1859   Nasce em Lorena, no Vale do Paraíba, o estadista José Vicente de Azevedo. (Folhas).

 

1866   Realiza-se na Matriz de Taubaté o enlace matrimonial de Bernardo Leopoldo da Silva e Ana Rosa Corrêa Marcondes que viriam a ser pais do insigne D. Duarte Leopoldo e Silva, 1.º arcebispo metropolitano de São Paulo, nascido a 4/4/1867. (Biografia).

 

1869   Lei n.º 31 revoga a de n.º 12 de 8 de julho de 1867 e restitui a São Luís do Paraitinga a fazenda que fora de D. Rita Maria de Castro (agora pertencendo a João Custódio Ferreira da Silva e Antônio Manoel do Prado) anexada a Cunha.

 

1876   Morre, em Taubaté, D. Flávia de Almeida. esposa do Sr. Alfredo de Almeida. (A Imprensa de Taubaté).

 

1877   Inaugura-se o trecho da estrada de ferro Norte de São Paulo entre São Paulo e a Estação de Cachoeira. (R. Branco, Ef. 317).

 

1877   Inaugura-se a estrada de Ferro Norte de São Paulo. (Jornal de Taubaté).

 

1883   Pelo Expresso (trem) chega a Taubaté o corpo do Dr. Francisco José Alves Monteiro Netto, falecido em Paris e é sepultado na capela construída no cemitério do Convento pelo seu pai o Barão de Tremembé. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Tem início no Convento de Santa Clara a novena de Nossa Senhora do Carmo pelo Rev.o Pe Mestre Francisco Cosco. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   O Sr. Pedro Silva, professor da cadeira do Bairro do Bom Sucesso em  Pindamonhan-gaba, permuta com o Sr. José Athayde Marcondes do Bairro do Areão em Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1889   O Jornal do Povo que vinha circulando duas vezes por semana, em comemoração ao seu 1.º aniversário que será amanhã passa a sair às quartas, sextas e domingos. (Jornal do Povo).

 

1889   Segue para Jambeiro o Sr. Antônio Emílio de Souza Penna, professor público naquela vila. (Jornal do Povo).

 

1889   Pelo Expresso (trem) da tarde chega a Taubaté o juiz de direito Dr. Miguel Bernardo Vieira de Amo-rim e Ex.ma família. (Jornal do Povo).

 

1890   Encerra-se a subscrição de ações constitutivas do capital de 10:000$000 dividido em 100 ações de 100$000 com que se organiza em Taubaté a Companhia Impressora Taubateana de que são diretores os Srs. Drs. José Fran-cisco Monteiro e Fernando de Mattos, fazendo parte do Conselho Fiscal os Srs. João Affonso Vieira, Dr. Rodrigo Nazareth de Souza Reis e José Antônio Carneiro de Souza. Os incorporadores da Companhia Impressora Taubateana julgam inoportuna sua organiza-ção no momento. (Jornal do Povo).

 

1891   Morre, em Taubaté, D. Carolina Amélia de Alvarenga, irmã do c.el Francisco Bento de Alvarenga, abastado capitalista. (Jornal do Povo).

 

1895   O Club Carlos Gomes faz sua estréia com o 4.º ato da ópera “Favorita” no Teatro São João. Programa executado: 1 – “Carlos Gomes” sinfonia da ópera “O Guarani” pela orquestra do clube; 2 – Discurso oficial pelo capitão João Penna; 3 – Rossini, “Barbeiro de Sevilha”, piano a 4 mãos pelas Ex.as Sr.as D. Palmyra Guimarães e D. Licínia Barbosa; 4 – “Petrella”, Cavatina da ópera “L’assedio de Leida”, pela orquestra; 5 – “Braga”, Legenda Valacca, canto, violino e piano pelas Ex.mas D. Plautilla, D. Licínia e Sr. Névio Barbosa; 6 – Toulhourst, “The Bohemian Girl”, violino e piano pelo Sr. Névio e Licínia Barbosa; 2.ª parte: 8 – Offenbach, “La Grande Duchesse de Gerolstem”, Ouverture pela orquestra; 9 – C. Menezes, “Os canários”, polka, piano a 4 mãos pelas Sr.as Palmyra Guimarães e Antonieta Varella; 10 – Neustadt, Marie Luise, gavotte, quinteto pela família Barbosa; 11 – Milanez, Rosina, Polka pela orquestra; 12 – Trabalho artístico pelo Sr. Falco que pinta um quadro a óleo em menos de 10 minutos; 13 – R. Galli, Martha de Flotoy, flauta e piano pelos Srs. Francisco Costa e Licínia Barbosa (desempenho soberbo); 14 – Carlos Gomes, Hino da Liberdade, da Opera Schiavo, pela Sr.a Rosinha Coimbra com coro e orquestra. 3.ª parte: 15 – Verdi, Sinfonia da ópera Oberto, Conde de S. Bonifácio, pela orquestra; 16 – “O Progresso”, poesia recitada pela Sr.a D. Maria Tereza de Moura; 17 – São Paulo, poesia recitada pela Sr.a D. Benedita Ernestina Ferreira da Silva; 18 – “Tragédia no Lar”, poesia recitada belamente pela Sr.a D. Henriqueta Lúcio da Silva; 19 – “N.N.”, Eza, mazurka pela orquestra; 20 – “O Bilontra”, monólogo recitado pelo Sr. J. Macedo; 4.ª parte: 21- G. Donizetti -La Favorita – ato IV – “Leonora”, soprano D. Rosinha Coimbra; “Fernando”, tenor Emmílio Facomandi Baldassari; baixo, Sr. Gaspar Falco. Dos camarotes saudando os diretores do clube falaram os Srs. ten. Benedito Carlos de Oliveira e Odorico Glória. Teatro repleto sem um camarote vago. Direção dos maestros Arthur Vieira e Antônio Penzo. A diretoria do Teatro São João ofereceu o mesmo para esse espetáculo de estréia nada tendo cobrado. (O Popular).

 

1895   No Largo do Comendador Costa Guimarães há um único estabelecimento comercial: máquina de despolpar café do Sr. José Bento de Moura.

 

1897   Chega a Taubaté e é ruidosamente festejada a notícia do arrasamento do reduto de Canudos de Antônio Conselheiro. (Diário de Taubaté).

 

1901   No Largo Comendador Costa Guimarães realiza-se a festa de Santa Cruz, com a partici-pação da Associação Musical Philarmônica Taubateense (banda da elite conhecida por banda dos Ursos). (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Centro dos Operários Livres de Taubaté presidido pelo Sr. Eugênio Guisard promove na colônia de Quiririm na residência do Sr. Manoel Rho reunião em prol do aumento do número de seus sócios. Falam os Srs. Carlos Valverde e Augusto Krye. O anfitrião e Manoel da Rocha Cupido servem profusos copos de água (que em geral significa cerveja). (Jornal de Taubaté).

 

1904   A Companhia Taubaté Industrial inicia a fabricação de tecidos de algodão (tecelagem de algodão) e vai produzir até o fim do ano 121.369 metros (do relatório do fiscal do imposto de consumo). (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre em Taubaté D. Benedita Moreira da Silva progenitora do Sr. Antônio Alípio Moreira da Silva e sogra dos Srs. Antônio Ferreira, negociante na cidade e Antônio Moreira de Salles, carteiro do correio local. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre o Sr. José Antônio Marcondes Ferreira (Jornal de Taubaté) Missa 7º dia a 14. Era casado com D. Maria do Carmo Marcondes Ferreira. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Faz sua estréia no nosso Teatro São João a Empresa Gaumont de propriedade do farma-cêutico Sr. Antenor de Paula Carvalho, com exibição do aparelho cinematográfico falante adquirido em Paris. (O Norte).

 

1908   Decreto consistorial de S. Santidade o Papa Pio X eleva a Diocese de São Paulo à cate-goria de Arcebispado, sendo elevado à digni-dade de seu 1.º arcebispo o insigne tauba-teano D. Duarte Leopoldo e Silva. O novo arcebispado compreendia cinco dioceses en-tão criadas, inclusive Taubaté. (Biografia, 61).

 

1910   A fim de levantar a planta da estrada de ferro que ligará São Sebastião ao Sul de Minas (passando por Taubaté) e cuja concessão foi adquirida por um sindicato europeu, encontra-se naquele porto o engenheiro Raymond Segurelle. (O Norte).

 

1910   A Câmara Municipal de Taubaté recebe do Dr. Deoclécio de Campos, deputado federal pelo Pará, secretário geral da Liga Marítima Brasileira, um telegrama pedindo a contri-buição do povo taubateano para aquisição de um novo couraçado “Riachuelo” maior que o Minas Gerais, de cuja campanha é secretário do Comitê Central. (O Norte).

 

1910   Noticia-se o falecimento do Sr. Ignácio de Godoy, agricultor, em Taubaté. (O Norte).

 

1912   Deixa, a pedido, o cargo de Vigário (cura) da Sé Catedral de Taubaté o Pe Antônio Firmino Vieira de Araújo que é nomeado por D. Epa-minondas para reitor do Seminário Diocesano de Taubaté. Para substituí-lo é designado o Pe Florêncio Luiz Rodrigues, removido de São Luís do Paraitinga. (O Lábaro).

 

1914   Com destino a Guaratinguetá e Rio de Janeiro passa por Taubaté o Presidente do Estado Dr. Francisco de Paula Rodrigues  Alves com sua comitiva. (O Norte).

 

1914   Morre em Juiz de Fora o Senador mineiro Dr. Feliciano Penna com 69 anos que ali foi juiz de direito. Foi também lente da Faculdade de Direito. (O Norte).

 

1915   Morre, em Caçapava, sendo sepultado no Convento de Santa Clara, o agricultor Dr. José Félix Monteiro, filho do Visconde de Mossoró, casado com D. Josepha Gavião Monteiro, filha do Cons. Bernardo Gavião Peixoto. Era irmão dos Drs. José Getúlio Monteiro, José Aristides Monteiro e José Evaristo Monteiro. Foi sempre sócio contribuinte da Associação Artística e Literária de Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1940   Divulga-se em Taubaté a notícia da nomeação pelo Sr. Dr. Ademar de Barros, interventor federal em São Paulo, do Sr. Mário B. Audrá para membro do Conselho de Expansão Econômica do Estado. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *