6 de julho de…

0
Share

 

1694   Morre em Taubaté Domingos Gil de Siqueira, natural de São Paulo, filho do cap. Pedro Gil de Siqueira e de D. Violante de Siqueira. Casou-se em Taubaté com D. Margarida Bicudo Romeiro, filha do capitão Antônio Bicudo Leme (um dos fundadores de Pinda) e de sua 1.ª mulher D. Francisca Romeiro Velho Cabral. Residiu muitos anos em Pindamonhan-gaba onde exerceu cargos públicos. Era pai do capitão-mor Ignácio Bicudo de Siqueira e do Pe Antônio Bicudo de Siqueira, dentre seus 6 filhos. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 117).

 

1782   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté nomeia almotacéis que hão de servir os meses de julho, agosto e setembro, o alferes Simão  Martins e Manoel Antônio Alves e para outubro, novembro e dezembro, João Moreira de Castilho e o alfe-res José Faustino de Alvarenga. (Atas, I, 69).

 

1815   Provisão Régia estabelece a contribuição de 0$20 (vinte réis) (um vintém) por cabeça de qualquer animal que transite pela estrada que de serra acima vai sair na capela de Santo Antônio de Guaratatuba, município de São Se-bastião. (Athayde Marcondes – Pinda – p.78).

 

1890   O ilustre taubateano Dr. João Francisco Malta Júnior é exonerado, a pedido, do cargo de promotor público da Comarca de Lorena. (Jornal do Povo).

 

1890   Assume a redação de “O Noticiarista”, jornal que se publica em Taubaté duas vezes por semana, desde 23 de agosto de 1888, o prof. Álvaro Guerra (um dos diretores do Atheneu Taubateano, segundo Pedro Giolo, na Imprensa de Taubaté p. 31). “O Noticiarista” sucedeu ao Diário Paulista. (Jornal do Povo).

 

1890   É diretor do Instituto Taubateano de Agricultura, Artes e Ofícios o Pe Antônio Firmino Vieira de Araújo e onde lecionam os professores Amâncio Ferreira da Silva e Amadeu Gomes Vieira. (Jornal do Povo, noticiando incidente).

 

1895   Realizam-se em Taubaté as eleições para preenchimento de vagas de 2 senadores e 2 deputados ao Congresso Estadual ocorridas com as renúncias de Dr. Gustavo de Oliveira Godoy, Paulo de Souza Queiroz, João Baptista de Mello Peixoto e Francisco Xavier Paes de Barros. (O Popular de 9 de junho – 2.a pág. – Camama). Estas eleições foram transferidas para 30 de julho.

 

1895   Os Srs. Arthur Glória, Lopes Ferreira e Chagas Monteiro, em carta dirigida ao jornal diário local “O Popular”, defendem o socialismo que foi objeto de artigo de fundo do dia 3 em que foi confundido injustamente com comunismo, anarquismo, nihilismo quando objetiva tão somente lançar as bases da melhor distribuição do trabalho e abolição do capital monopolizado e do juro, realizando a ordem e a felicidade completas. (O Popular).

 

1895   O vereador Sr. John Milne Tyndall por seu advogado Dr. Miguel Bernardo de Amorim move ação contra o editor do Jornal do Povo, Sr. João Batista Goes, por calúnia. O Jornal do Povo tinha redação à Rua do Rosário (Rua Visconde do Rio Branco). (O Popular).

 

1900   A Câmara Municipal de Taubaté, por ofício, convida os engenheiros Drs. Fernando de Mattos e Álvaro de Menezes para se incumbirem da elaboração de um projeto para a rede de esgotos da cidade. (Jornal de Taubaté).

 

1900   Toma posse do cargo de Fiscal da Câmara de Taubaté o cidadão Lúcio Ribeiro da Silva, nomeado em decorrência da Lei n.º 59 de 5 de julho que o instituiu. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Decreto nomeia D. Leonor Vaz para professor preliminar da 1.ª cadeira do sexo feminino de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Vence a licença requerida pelo intendente municipal, Dr. Afonso Moreira da Silva, que vinha sendo substituído pelo Dr. Bento Enéas de Souza e Castro. Reassumiu. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre em Taubaté, cerca de meio-dia, a caridosa D. Leopoldina Ribas, progenitora do Sr. José Domingues Ribas, José Fortunato Ribas e José Lucas Ribas. O enterro vai sair amanhã da Rua Marquês do Herval, ao meio-dia. (A Verdade, 7 e Jornal de Taubaté, 6).

 

1905   A Corporação Musical “Dr. Antônio Maria” de Tremembé, do Club Alexandre Patto, tem feito progresso e vai oficiar nas festas do Bom Jesus e acaba de ser presenteada com uniforme pelo filho do patrono da banda Sr. Manoel Dias da Silva Netto. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Segue para São Paulo o Dr. Rebouças de Carvalho, presidente da Câmara Municipal local e deputado estadual. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Afonso Moreira da Silva é eleito vice-presidente da Câmara Municipal de Taubaté em substituição ao Sr. Félix Guisard que renunciou. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Segue para São Paulo onde vai tratar de interesses do “Jornal de Taubaté”, de que é diretor, o poeta Honório Giovine (Jovino) (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Afonso Moreira da Silva apresenta à Câmara Municipal o projeto do orçamento para 1906 prevendo receita e despesa de 151:060$000. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O prof. Francisco Vieira da Silva, da escola do alto de São José, obtém 40 dias de licença e o Sr. Antônio Júlio Pereira é nomeado para substituí-lo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Reúne-se a Câmara Municipal sob a Presidência do deputado estadual Dr. José Rebouças de Carvalho. A Associação Artística e Literária que mantém o Liceu de Artes e Ofícios de Taubaté pede restauração no orçamento de verba em seu auxílio pois ministra ensino popular gratuito. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Por indicação do vereador Francisco Lobato de Moura Sobrinho, a Câmara Municipal autoriza o intendente a dispor da verba de 1:000$000 rs (obras públicas) para reparos da estrada que vai da cidade aos Bairros de Sete Voltas, Pinhão, Borba e Pouso Frio no trecho chamado aterrado do Una e consertos de pontilhões na mesma, antes das chuvas. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Bento Enéas de Souza e Castro deixando cargo de intendente com a reassunção do Sr. Dr. Afonso Moreira da Silva faz relatório verbal de sua gestão dizendo que: apedregulhou e arborizou o Largo do Mercado; que nomeou um jardineiro habilitado para o jardim municipal com o ordenado de 70$000 por mês; que está por terminar por pouco a ponte do Quiririm sobre o rio Paraíba. (Jornal de Taubaté).

 

1913   Lança-se a pedra fundamental da Catedral de São Paulo. (Folhas).

 

1939   Tendo deixado de circular na última quinta-feira dia 29 de junho, surge em Taubaté em seu novo formato, maior, o jornal semanário local NOSSA TERRA. (O Lábaro).

 

1945   À Rua Duque de Caxias, 150, com a presença do Prefeito Municipal Dr. Antônio de Oliveira Costa e numerosas pessoas gradas, instala-se à noite o Posto de Alistamento Eleitoral do Partido Social Democrático cujo candidato à Presidência da República é o Ex.mo Sr. gen. Eurico Gaspar Dutra. (Taubaté Jornal).

 

1945   Presididas pelo Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito, realizam-se em Taubaté as solenidades de inauguração do Posto de Alistamento Eleitoral do Partido Social Democrático à Rua Duque de Caxias, 150. (NOSSA TERRA).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *