27 de junho de…

0
Share

1842   O c.el José Tomás Henriques atravessa o rio Paraíba para a margem esquerda e desaloja do Registro de Paraibuna os insurgentes de Minas Gerais. (Rio Branco, Ef. p. 202).

 

1880   Inauguração da estação de Barbacena, na estrada de ferro então denominada D. Pedro II, hoje Central do Brasil. (Rio Branco, p. 302).

 

1881   Lei provincial n.º 88 desmembra do município de Guaratinguetá e declara que ficam pertencendo ao município de Pindamonhan-gaba as fazendas dos Barões de Taubaté e de Romeiro.

 

1890   Chega de São Paulo o chefe republicano Dr. Joaquim Lopes Chaves, vice-governador do Estado. (Jornal do Povo).

 

1895   Aposenta-se a professora da Escola do Bairro do Baracéa, D. Marianna de Jesus e Silva, que lecionou de 1.º de julho de 1878 a 31 de dezembro de 1894 por motivo de saúde com vencimentos proporcionais. (16 anos, 4 meses e 9 dias). (O Popular).

 

1895   O Colégio Paulista de instrução primária e secundária para o sexo masculino sob a direção do educador J. S. Mostardeiro transfere-se do Parque Dr. Barbosa de Oliveira para mais vasto e apropriado prédio do Largo das Palmeiras (hoje Pça. C.el Victoriano) em edifício do antigo Colégio de São Francisco das Chagas. (O Popular).

 

1895   A Baronesa de Itapeva, D. Eugênia Bicudo Salgado, filha da Viscondessa da Palmeira e neta do capitão Antônio Marcondes do Amaral, fazendeira em Pindamonhangaba, casada com o comendador Ignácio Bicudo de Siqueira, Barão de Itapeva, oferece à Igreja do Bom Jesus uma rica imagem de Jesus Crucificado de 80 cm. de comprimento sendo a cruz de caviúna preta envernizada com a competente peanha (pedestal). (O Popular). (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 69).

 

1895   Noticia-se a promulgação, pelo Presidente do Estado Dr. Bernardino de Campos, da lei que exclui do pagamento de impostos os bens da União, dos Estados e os serviços a cargo da União e dos Estados e os funcionários públicos com exceção dos oficiais de Justiça (verificar). (O Popular).

 

1905   Assumem a direção do jornal “O Caixeiro”, órgão da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté os Srs. Bento Ramos, Bernardino Querido e Luiz Santos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Depois de uma temporada na França e na Suíça visita o seu filho Dr. João Urbano Figueira em Taubaté a Ex.ma Sr.a D. Malvina Figueira. (A Verdade).

 

1905   Em companhia do prior da Maristella, dos Cônegos Antônio de Almeida, Benjamim de Toledo Melo e padre Antônio Vieira, o superior geral da Ordem dos Trapistas na França visita o Hospital de Santa Isabel, colégios e institui-ções pias de Taubaté. Está hospedado na Tra-pa, em Tremembé. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na redação do “Jornal de Taubaté” acha-se aberta lista de subscrição enviada do Rio de Janeiro para ereção de monumento a José do Patrocinio de que se encarrega o sr. Honório Jovino. (id.)

 

1905   O sr. Ernesto Penteado põe à venda seu opúsculo de cerca de 100 páginas sobre o espiritismo ao preço de 1$000 cada que podem ser procurados na redação de “O Alvião” em Taubaté (Jornal de Taubaté). Refuta artigos de “A Verdade”, jornal local (id.)

 

1905   A Sociedade Musical “Malhado Rosa” cria uma escola de danças em sua sede para aprendizagem de seus associados, a cargo dos srs. Átila Barbosa e Afonso Vieira da Fonseca. As aulas se realizam às terças e sábados das 21 às 22 horas. (Jornal de Taubaté)

 

1905   O Revd.mo Cônego Antônio Nascimento Castro, de ordem superior, dá às corporações musicais prazo até o fim do ano para se habilitarem à execução nas cerimônias religiosas exclusivamente de músicas sacras, tanto na Matriz como nas capelas filiadas. (A Verdade).

 

1905   Visita Taubaté o Provincial da Ordem dos Trapistas em França D. João Baptista  Chautard, percorrendo os estabelecimentos de caridade, instrução e Igrejas acompanhado do c.el Antônio Patto. Orou perante o tumulo de D. José na Capela dos Passos, na Matriz. O vigário Cônego Nascimento Castro lhe oferece jantar. A Trapa da Maristela é a 1.ª da América do Sul. Divisa da Ordem de Cister: cruce et aratro. (A Verdade).

 

1906   O tradicional estabelecimento comercial do Sr. Francisco de Barros admite o sócio José Lucas Ribas e passa a girar sob a razão social Ribas & Barros. (O Norte).

 

1906   Sua eminência D. Joaquim Arcoverde, 1.º Cardeal brasileiro e sul-americano, arcebispo do Rio de Janeiro, a quem caberá decidir sobre a localização da futura sede do nosso bispado entre Taubaté e Guarátinguetá, passa por Taubaté no “Rápido” (trem) da tarde sendo festivamente saudado. Com sua eminência seguem para São Paulo, desta cidade, Mons. João Alves, Cônego João Evangelista Pereira de Barros, P.e José Arthur de Moura e o repórter do Estado de São Paulo. (O Norte).

 

1912   No bairro do Cavarucangüera, em propriedade do Sr. Francisco Valente, realiza-se uma conferência sobre moléstia do gado, pelos veterinários Drs. Rousseau e Luiz Picolo. (O Lábaro).

 

1914   O Ministro da Fazenda comunica ao da Viação que sem prévia licença do Congresso Nacional não pode efetuar a compra pela Central do Brasil da Empresa de Bonds a Vapor Taubaté-Tremembé. (O Norte)

 

1914   Termina o serviço para o escoamento de águas pluviais que  a Prefeitura Municipal de Taubaté vinha fazendo na rua Marquês do Herval, esquina da rua Jacques Félix, trecho que passará a permanecer sempre em bom estado daqui por diante com vantagem para o trânsito de veículos. (O Norte).

 

1914   Chega a Taubaté às 8 h o dr. Paulo de Frontin acompanhado de membros de sua adminis-tração e do dr. Luiz Carlos da Fonseca, dirigindo-se a Tremembé em serviço de inspe-ção dos trabalhos da variante propugnada pelo abade da Trapa Maristella e que pretende ver inaugurada a 26 de julho, tendo em vista que as novenas do Bom Jesus começam de 28. Vai até a ponta dos trilhos no corte do rio Una e examina os serviços de montagem da grande ponte começada dia 25. Visita o prédio da estação de Tremembé que a empresa Heitor de Mello está concluindo. Ás 11 h volta a Taubaté almoçando no Restaurante da Estação. Palestra com o dr. Gastão Camara Leal, Prefeito Municipal e dr. Paulo de Oliveira Costa, promotor público de Bananal. Regres-sou às 13 h para o Rio de Janeiro. Determinou que se mantenham em seviço em Taubaté 3 conferentes devido ao movimento. A instala-ção telegráfica entre Taubaté e Tremembé continua sendo feita pelo feitor sr. Brandão Reis. (O Norte de 28-6-1914 e 1.º-7-1914)

 

1915   O Sport Club Taubaté inaugura o seu campo da Praça Mons. Silva Barros (Largo do Convento) vencendo o Cachoeira Futebol Club por 2×1. Anteriormente a praça de esportes era na Rua 4 de Março, no antigo Velódromo. Gazeta de Taubaté).

 

1918   Morre, em Taubaté, o venerando sacerdote e missionário apostólico Mons. Miguel Martins a quem se deve o fato de ser Taubaté sede de bispado. Nasceu em Taubaté a 09/09/1839, filho de Luís Martins da Silva e de D. Mariana Moreira da Glória. Foi coadjutor em Taubaté e vigário em várias paróquias. Era Cônego Honorário da Sé de São Paulo e Mons. Protonotário Apostólico, autor de várias obras. (O Norte).

 

1918   Passam por Taubaté os raidmans do Tiro de Guerra 423 de São Manuel com destino ao Rio de Janeiro. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume – p. 63).

 

1939   A pedido, por motivo de saúde, o Revd.mo P.e Florêncio Luiz Rodrigues é exonerado do cargo de Secretário do Bispado e de Procurador da Mitra Diocesana de Taubaté, cargo que vinha exercendo desde abril de 1915. Foi capelão do Ginásio de Nossa Senhora do Bom Conselho durante 23 anos. Para substituí-lo vai ser nomeado a 29 o P.e José Romão da Rosa Góes. (O Lábaro).

 

1941   Morre, em Taubaté, o Sr. Stefano Simonetti, natural da Itália de onde veio muito moço, casado com D. Zaira Simonetti e progenitor do Sr. Emílio Simonetti, então diretor do Ginásio do Estado local. Deixa numerosa descendência. (O Momento).

 

1948   Circula em Taubaté mais um número da Revista Fagulhas, dirigida pelo veterano jornalista Alfredo Brandão. (Taubaté Jornal).

 

1948   A Câmara Municipal de Taubaté, com a demolição do prédio da esquina da rua Visconde do Rio Branco com a Pça. do Pilar, vem funcionando no salão de festas do Colégio Estadual (hoje Faculdade de Filosofia) à rua Visconde do Rio Branco, perto da Pça. Mons. Silva Barros. (Taubaté Jornal).

 

1948   As firmas Guimarães & Valle, Jamil José Elias e Mesquita & Cia. Ltda., sucedem à Casa de Taubaté Ltda. Tecidos e Modas no varejo de seu magazine que continua com escritório no Prédio Urupês 1.º andar, no ramo de eletrodomésticos. A sucessão deu-se a 25 de junho exatamente. Data da declaração conjunta publicada. (Taubaté Jornal).

 

1948   Festejam suas bodas de pratas os casais: Dogmar de Castro e D. Nicolina Barros de Castro e José Marcelino Morais Neto e D. An-tonine Moura Morais. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *