20 de junho de…

0
Share

1657   O Mestre de Campo General Francisco Barreto de Meneses toma posse, na Bahia, do cargo de governador e capitão-geral do Estado do Brasil, governando até 24 de junho de 1663. (Rio Branco, p. 293).

 

18….    Nasce, em Taubaté, o ten. maestro Arthur Vieira que residiu à Rua Santo Aleixo,  n.º  08, em  frente ao Convento. (O Norte de 19/06/1927).

 

18….    Nasce o maestro ten. Arthur Vieira, data que em 1896 foi comemorada com um espetáculo no Club Carlos Gomes, em Taubaté. (A Zagaia de 04/06/1896).

 

1831   Assume a Presidência da Província de São Paulo Teodoro Araújo de Azambuja. (Folhas, enc.).

 

1864   Realizam-se as cerimônias de ordenação sacerdotal do P.e Francisco de Paula Rodrigues, depois arcediago, o insigne P.e Chico, devotado à instrução da mocidade e um dos mais eruditos e insignes ornamentos do clero brasileiro. Ordenado por D. Antônio Joaquim de Mello. (O Norte de 05 e 21/06/1914)

 

1870   O ministro José Marcelino Monteiro e o enfermeiro Joaquim José da Silva subscrevem e publicam o movimento do Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de Taubaté de 13 de maio a 13 de junho de 1870 cujas despesas foram feitas pela irmã D. Procedina Gomes Nogueira. A Clínica do Hospital desde 02/08/1867 está a cargo do Sr. Manoel Ferreira Louro Júnior que nada tem cobrado de serviços e medicamentos. (O Paulista).

 

1876   Retirando-se de licença para a corte (Rio de Janeiro) o Sr. Francisco José dos Santos Cardoso, assume o cargo de Juiz Municipal e de Órfãos o Sr. Barnabé F. A. Costa. (A Imprensa).

 

1890   Morre, em Taubaté, D. Marianna Amélia de Mattos. (Jornal do Povo).

 

1901   Diante da necessidade do Sr. Arthur de Camargo, administrador interino do Matadouro de se retirar da cidade por algum tempo, a Câmara Municipal de Taubaté nomeia para substituí-lo o Sr. João Monteiro do Carmo (que dá nome à banda João do Carmo). (Jornal de Taubaté).

 

1901   O vereador vigário Antônio Nascimento Castro apresenta à Câmara Municipal o projeto de Regulamento para a escolas municipais de cuja redação fora incumbido e é submetido à apreciação das comissões permanentes. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Antônio Felício de Moura, 2.º juiz de paz do distrito, entra no exercício de seu cargo, designando os sábados à 1 hora da tarde a sala do cartório do registro civil para suas audiências. Escrivão: Francisco Eufrázio de Toledo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Pelo “Noturno (trem)” chega a Taubaté procedente de Atibaia onde é professor adjunto do Grupo Escolar, o Sr. Arthur Santiago, que já lecionou no Grupo Escolar de Taubaté. À estação vão esperá-lo amigos e a banda “João do Carmo”. Em sua residência é saudado pelo Dr. Emílio Costa. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O sacerdote taubateano Revd.mo P.e Antônio Firmino Vieira de Araújo, que por muito tempo foi capelão do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, segue para Paraibuna onde vai tomar posse do cargo de vigário daquela paróquia para a qual foi nomeado. (A Verdade).

 

1906   Aniversaria, em Taubaté, o maestro tenente Arthur Vieira que há longos anos exerce o cargo de sub-delegado de polícia nesta cidade. (O Norte).

 

1914   Pelo “Noturno (trem)”, procedente de Guaxupé, diocese de Pouso Alegre, chega a Taubaté Mons. Miguel Martins da Silva, ilustre sacerdote taubateano que viu passar ontem o 50.º aniversário de sua ordenação. (O Norte).

 

1932   O Dr. Theodoro Bruno Schmedding, médico que cursou as universidades alemãs de Muenster e de Koeln  monta  seu consultório nesta cidade à Rua Duque de Caxias, 45, com telefone 433, onde passa a residir também. (A Folha).

 

1940   Morre, em Diamantina, o P.e José Carolino de Menezes que prestou durante alguns anos bons serviços à diocese de Taubaté, tanto no exercício de seu ministério e também como professor do Seminário e Ginásio Diocesano Santo Antônio. (O Lábaro).

 

1948   Tramita na Câmara Municipal de Taubaté projeto de lei alterando o nome da Pça. da Bandeira na Vila N. Sra. das Graças para Praça Nossa Senhora das Graças – nova paróquia, desde 1.º de janeiro do corrente ano. (Taubaté Jornal).

 

1960   Lei n.º 470 autoriza a Prefeitura Municipal a contratar a construção de um monumento evocativo da fundação de Taubaté.

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *