Há 78 anos nascia Celly Campello

0
Share
Rainha do rock passou a infância e a adolescência em Taubaté

Roberto Carlos, Rita Lee, Raul Seixas, Renato Russo e outros ídolos do Rock Brasileiro devem muito a uma senhorita de Taubaté, A rainha do rock Celly Campelo.

Na verdade Celly nasceu em São Paulo em 18 de junho de 1942, mas veio muito cedo para Taubaté, e foi por aqui que começou uma carreira vitoriosa, formando dupla com o  irmão Tony Campello.

Maurício Sirotsky Sobrinho, Celly Campello e Tony Campello no Cine Castelo. Imagem: Acervo Última Hora
Maurício Sirotsky Sobrinho, Celly Campello e Tony Campello no Cine Castelo. Imagem: Acervo Última Hora

Celly foi a primeira estrela do rock brasileiro. Com apenas 17 anos estourou nas paradas brasileiras com a música estúpido cupido. E a menina de Taubaté passou a ditar moda.

Teve programa líder de audiência na TV, o primeiro dedicado ao público jovem. Foi eleita a namoradinha do Brasil, recebeu prêmios até no exterior, foi coroada a rainha do rock e se tornou um fenômeno da publicidade, que lançou em sua homenagem a boneca Celly e o chocolate Cupido.

Celly Campello, ao lado do Neil Sedaka.  Imagem: sintoniamusikal.blogspot.com
Celly Campello, ao lado do Neil Sedaka. Imagem: sintoniamusikal.blogspot.com

Em 1962, o primeiro ídolo do rock brasileiro anunciava a aposentadoria. Aos 20 anos,  Celly Campello abandonou a carreira para se casar. Nem o convite para apresentar o programa jovem guarda ao lado de Roberto Carlos a fez mudar de ideia. Celly Campelo faleceu em 4 de março de 2003 deixando seu nome no livro de ouro da música brasileira.

Imagem: extra.globo.com
Imagem: extra.globo.com

Celly por ela mesma

“É uma história que parece conto de fadas. Porque eu nunca pensei em ser cantora. O que eu tinha vontade era estudar, casar e ter filhos.”

“O que aconteceu comigo foi em decorrência do Tony ter saído de Taubaté e ido para São Paulo. Ele ficou fazendo amizade com o pessoal da música.”

“Fomos lançados pela ODEON como dois cantores norte-americanos, como não sendo brasileiros. Mudamos de nome, eu de Célia passei para Celly e o Sérgio para Tony.”

“Nesse espaço de tempo que a música (na versão em inglês) foi lançada, apareceu na gravadora a música original de Estúpido Cupido. Gravamos. Dali uma semana o negócio era sucesso nacional.”

“Eu e Tony trouxemos o rock para cá em 1958 e passamos por uma série de dificuldades. Quando nós cantávamos o rock, eramos obrigados a fazer versão (do inglês). Não havia condição de gravar um rock feito aqui.” Trecho retirado  da entrevista de Celly Campello à Scarlet Moon em 1975 

“Quando eu deixei de cantar, eu não achava que isso não fosse durar, ter essa presença das pessoas lembrando e a música ligada ao meu nome”

“Nada acontece por acaso. Tinha que ser naquela época, esses 4 anos e esses 4 anos que são lembrados até hoje, pra mim é lindo.”

Demais trechos retirados  da entrevista de Celly Campello ao programa Jovens Tardes da Rede Globo em 2002.

Vídeos

– Entrevista Celly Campello à Scarlet Moon (a partir de 2 minutos e 40 segundos)

– Entrevista Celly Campello ao programa Jovens Tardes (a partir de 26 segundos)

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *