18 de junho de…

0
Share

1861   Nasce, em Taubaté, o Dr. Emílio Ferreira de Abreu e Costa, filho do antigo advogado provisionado Barnabé Ferreira de Abreu e Costa e de D. Marianna Gomes Ferreira de Abreu e Costa. Morreu solteiro, com 80 anos, a 01/12/1941. (O Momento de 07/12/1941).

 

1842   Devido ao movimento revolucionário, Lorena, com as demais freguesias do norte da província é privada de garantias constitucionais e incorporada à província do Rio de Janeiro por decreto n.º 180. Foi restituída a São Paulo com o decreto n.º 216 de 29/08/1842).

 

1876   Frei Caetano de Messina, Prefeito Comissário Geral dos Missionários Capuchinhos, chegado de Caçapava dia 11 onde pregou durante um mês, exausto, tendo descansado durante uma semana, sai da Igreja Matriz de Taubaté acompanhado de milhares de fiéis e se dirige ao Convento de Santa Clara onde faz sua primeira pregação que a todos arrebata. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883    Entre 16 e 17 horas o Tribunal do Júri de Taubaté condena um escravo, acusado de roubo, a 16 anos de galés e a sofrer 100 açoites e a trazer ferro no pescoço por certo tempo. Antes de decorridas 5 horas depois no parque Dr. Barbosa de Oliveira (conhecido por largo da Estação) Leon Heller e José Mestre são assaltados por 2 escravos do Sr. Raposo d’Almeida, um dos quais acabara de cumprir pena na casa de correção por igual delito no distrito de São Bento do Sapucaí. Leon Heller morreu e José Mestre está em perigo de vida. (Gazeta de Taubaté de 28 que acha que por isso não se deve abolir a escravidão, bas-tando a lei do ventre livre). A colônia francesa de Taubaté manda celebrar missa de 7.º dia pelo Sr. Leon Heller. O delegado de polícia na ocasião parece que era o cap. Manoel Gomes Vieira. (Gazeta de Taubaté).

 

1895   Deixa de circular o jornal diário local “O Popular” da sociedade Toledo & Cia. de que é gerente o Sr. José Cândido Antunes de Tole-do, com redação à rua Duque de Caxias, 49 por desarranjo nas máquinas. (O Popular).

 

1898   O ten. c.el Antônio Marcondes de Moura assume o cargo de 1.º Juiz de Paz de Taubaté em  substituicão do c.el João Affonso Vieira, recentemente falecido. (Diário de Taubaté).

 

1905   No cemitério da Venerável Ordem Terceira é sepultado o Sr. Francisco de Almeida Cabral. (A Verdade).

 

1905   Mais uma concorrida tarde esportiva no campo do Velódromo Taubateense à Rua Quatro de Março. Deixam de comparecer os corredores Joãozinho, de São Paulo, e Oliveira, de Jaca-reí (de bicicleta). O profissional Milo dá uma lição de luta romana em Brasil, Venelli e Silvi-no que são dominados em 10  minutos. O Sr. Ernesto Sampaio entrega uma corbeille ao Sr. Brunini em nome de quem agradece o Prof. Antônio José Garcia. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Em Caçapava, onde se achava a passeio, morre e é sepultado o Sr. João Rosa de Moura, que é velado no palacete do major José de Almeida Telles. Era irmão dos Srs. Dr. José Augusto de Moura, c.el José Francisco de Moura, José Bonifácio de Moura, e de D. Maria Gertrudes de Andrade e tio do Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, ten. Octaviano de Moura Andrade e João Carlos de Moura Andrade. Era casado com D. Escolástica de Moura. (O Norte).

 

1912   Falece, em Bariri, D. Maria Alves do Carmo, com 88  anos de idade, sogra do cap. João José Marques, vice-presidente da Câmara Municipal daquela cidade. Era irmã de Mons. João Alves, tia do P.e José Alves de Moura, secretário do bispado de Taubaté, Cônego J. Altino de Moura, vigário de Jambeiro, e P.e J. Arthur de Moura, vigário de Lorena. (O Lábaro).

 

1915   Em assembléia geral ordinária realizada no escritório da Rua Visconde do Rio Branco, 72 a Companhia Norte Paulista que explorava o abastecimento de água em Taubaté resolve extinguir-se. (Gazeta de Taubaté).

 

1935   Funda-se, em Taubaté, a Congregação Mariana Nossa Senhora Aparecida e São José. (O  Lábaro de 16/07/1939).

 

1939    O jornal local Nossa Terra recebe com satisfação a notícia do ato do Sr. Coriolano Góes Filho, diretor do Departamento das Municipalidades, determinando o descanso dominical completo em todo o Estado, conquista pelo qual o referido jornal vinha há muito batalhando e elogia o Sr. Amaro Negrini, do tradicional comércio de Taubaté estabelecido à Praça Dr. Monteiro, que há muito vinha mantendo fechado o seu estabe-lecimento aos domingos, antecipando-se à medida governamental. (O Lábaro).

 

1940   Morre, em Taubaté, o Sr. Ângelo Naressi antigo comerciante nesta praça, de origem italiana, deixando numerosa descendência. (O Momento).

 

1941   Inaugura-se em São Paulo, à Rua Barão de Itapetininga, 41, Exposição de Pintura da artista  taubateana Georgina de Albuquerque. Iniciou seus estudos em Taubaté com o Prof. Rosalbino Santoro que aqui residiu por muitos anos; cursou depois com brilhantismo a Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, seguindo para Paris para aperfeiçoar a arte. Premiada em exposições no Rio e em Buenos Aires é portadora do 1.º Prêmio do Salão Oficial com o quadro “Mercado no Interior do Brasil”. (O Momento).

 

1964   Lei n.º 798 institui, em Taubaté, o Festival do Teatro Amador, a se realizar sempre à entrada da  primavera de cada ano.

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *