15 de junho de…

0
Share

 

1859   Morre o Brigadeiro Bernardo José Pinto Gavião Peixoto, ex-presidente da Província de São Paulo. (Folhas, encadernação).

 

1869   A lei provincial n.º 11 transfere do município de Lorena para anexar ao de Guaratinguetá a Fazenda do Ronco, do major Antônio Martiniano de Oliveira.

 

1869   A lei provincial n.º 16 transfere do município de Lorena para o de Guaratinguetá as propriedades chamadas Carmo e Bento Lopes, do Visconde de Guaratinguetá.

 

1883   O Dr. Antônio Maria da Silva, taubateano, parte de trem para São Paulo onde vai fixar residência. De trem também segue para a Corte o moço Francisco Calasâncio que vai concluir seus estudos de farmácia na Facul-dade de Medicina. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   A Sociedade Comercial José Durante & C.ia inaugura seu estabelecimento de secos, molhados e ferragens à Rua São José n.º 18, esquina da Rua Sacramento (esquina hoje (1968) de propriedade da Associação dos Empregados do Comércio). (Jornal do Povo).

 

1891   O Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa assume o cargo de juiz de direito despachando em sua residência à Rua Marquês do Herval, n.º 96 (substituto). (Jornal do Povo).

 

1893   A sociedade Carmo Cintra & Irmão (Empresa de Gás e Óleos Minerais de Taubaté) pede à Câmara Municipal de Taubaté elevação dos preços da iluminação fixados no contrato inicial de 4 de setembro de 1882 de 220 réis para 400 réis para cada combustor e por noite para a iluminação pública, e de 260 réis para 500 réis por metro cúbico para a particular. Pedido em virtude de perdurar crise de transporte que dificulta a condução de materiais para produ-ção de gás e a elevação de salário do traba-lhador em razão do aumento do preço dos gê-neros de consumo causada pela mesma crise. (Jornal de Taubaté).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté em cumpri-mento ao disposto no art. 1.º, capítulo V e Título 5.º do seu Código de Posturas bem como dos artigos 512, 516 e 519 do Código Sanitário do Estado, inicia sob a direção do Dr. Domingos Gonçalves Barata, médico da municipalidade, o serviço de vacinação obrigatório contra a varíola que será feito todos os sábados ao meio-dia no Paço Municipal e sem o que não poderão as pessoas ser admitidas em fábrica, colégios, institutos e quaisquer outros estabelecimentos de habita-ção coletiva. De ordem do Presidente da Câ-mara, o secretário Manoel Alves Borges afixou edital sobre o assunto a 12 do corrente. (O Popular).

 

1895   Passa por Taubaté com destino a Guaratinguetá, onde vai assistir às festas de Santo Antônio, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, futuro 1.º cardeal sul-americano, a quem Taubaté vai ficar devendo também a escolha da cidade como sede do bispado na região. (O Popular).

 

1905   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornal-zinho “A Vespa” em substituição a “A Gralha” sob a direcão do Sr. Amadeu Pini que aniver-saria a 15.(Jornal de Taubaté).

 

1905   Está em obras o prédio onde vai funcionar a Associação dos Empregados no Comércio de Taubate. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Dissolve-se a sociedade Winther, Cabral & Cia. (fazendas, modas, armarinhos, confec-ções, etc.) com a retirada dos sócios Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e Euclides Winther Barbosa de Oliveira, passando a girar sob a firma do sócio remanescente Joaquim Augusto Cabral. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O industrial Sr. Felix Guisard resigna o cargo de vereador à Câmara Municipal de Taubaté onde ocupava a vice-presidência, cargo em que vai ser substituído pelo vereador e intendente Dr. Afonso Moreira da Silva (vice-presidente). (Jornal de Taubaté).

 

1910   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, oficia à Companhia Norte Paulista, conces-sionária do serviço de abastecimento de água (em vias de desapropriação) dando o prazo de 15 dias para cumprir o artigo 2.º do aditamento do contrato firmado a 30/11/1893 colocando registros de incêndio ali determinados aos seguintes pontos: 1.º) na Rua Visconde do Rio Branco em frente ao Cinema-Rio; 2.º) na Praça da Catedral entre o Taubaté Cinema e a Catedral; 3.º) no Largo Dr. Monteiro, em frente ao Teatro São João; 4.º) na Praça Dr. Paula de Toledo em frente ao portão lateral do Mercado; 5.º) na Praça do Convênio, perto do Paço Municipal e 6.º) em frente ao Hospital de Santa Isabel. (O Norte).

 

1914   Depois de ter passado uma temporada em Taubaté regressa à Redenção, onde é abastado agricultor o Sr. Gabriel Ortiz Monteiro com seus filhos William e Álvaro Ortiz, este diretor do 2.º Grupo Escolar desta cidade. (O Norte).

 

1945   O Prof. Lafayete Rodrigues Pereira, Delegado Regional do Ensino em Taubaté, recentemente empossado, recebe do Centro do Professorado Paulista em São Paulo carta de agradecimento por ter destinado o produto que se destinava a uma homenagem a sua pessoa em benefício da campanha da construção de um sanatório para professores tuberculosos. (Nossa Terra).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *