14 de junho de…

0
Share

1702   Assume a diocese do Rio de Janeiro D. Frei Francisco de São Jerônimo, seu 2.º bispo.

 

1801   Nasce em Copenhague Peter Wilhelm Lund, sábio que viveu no Brasil dedicado à sua paleontologia desde 1827 até sua morte, em Lagoa Santa, a 05/05/1880. (Rio Branco, Ef. p. 283).

 

1839   Nasce, em Campinas, o compositor e maestro Antônio Carlos Gomes. (Rio Branco. Ef. p. 203).

 

1868   O Sr. Thomaz Ferreira de Abreu, ajudante em exercício da Agência local do correio, avisa que a referida repartição abre todos os dias das 9 horas da manhã às 6 horas da tarde. O Sr. Thomaz exerce também o cargo de Delegado de Polícia da cidade e é irmão do Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, juiz municipal. (O Paulista).

 

1895   Nos vastos salões do Club Taubateense realiza-se o concerto de cítara do Sr. Augusto J. Lennep que é também mágico prestidi- gitador, único espetáculo. (O Popular).

 

1895   O jornal diário local intitulado “O Popular” aumenta sua tiragem, esgotadas como tem sido as suas últimas edições sem que pudesse atender aos novos pedidos recebidos. Está em seu n.º 88 do Ano I. Pertence a Toledo & Cia., sob a gerência de José Cândido Antunes de Toledo, com redação à rua Duque de Caxias, 49. A assinatura anual custa 15$000 e semestral 8$000. O n.º avulso $100 réis. (O Popular).

 

1895   A agência do correio local arrecadou em maio 1:039$050.

 

1895   Faz anos hoje D. Pergentina Marcondes filha do Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Júnior. (Ignácio “manco”, pois mancava). 2.º Fiscal da cidade. (O Popular).

 

1895   Noticia-se que os trabalhos de construção da estrada de ferro de Taubaté ao Porto de Ubatuba começarão em agosto próximo. (O Popular).

 

1896   Morre, em São Paulo, o Barão de Jambeiro. (Jornal de Taubaté de 14/06/1905).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté pede autorização ao Governo do Estado para demolir a Cadeia Velha da rua Dr. Pedro Costa (então rua da Cadeia) a fim de construir o Grupo Escolar de Taubaté, na esquina da rua S. José e que veio a ser o prédio do atual Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Repercute em Taubaté, notícia do Correio do Sertão de Jaboticabal de que o fascínora Dio-guinho continua vivo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Está à venda em Taubaté uma casa na rua do Dr. Souza Alves, n. 38 A de fronte ao portão do Colégio São José, casa em que reside José Alves Monteiro. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Em presença do Inspetor Escolar Sr. Virgílio Cézar dos Reis, assume a direção do Grupo Escolar “Lopes Chaves” desta cidade o Prof. Mariano Portella, nomeado a 11 do corrente. (O Norte).

 

1909   Morre o estadista Dr. Afonso Augusto Moreira Pena, nascido em Sabará – MG, em 1847. Exercia a Presidência da República para que fora eleito no quadriênio de 1906 a 1910. Sucedeu-o o Dr. Nilo Peçanha, vice-presidente. (Folhas, F.T.D. p. 849).

 

1914   Funciona regularmente na Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté um curso noturno de Humanidades dirigido pelo Prof. Bernardino Querido. (O Norte).

 

1914   Realizam-se, em Taubaté, as festas de Corpus Christi promovidas pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. Às 10 horas foi celebrada imponente missa cantada pelo Rev.do P.e taubateano Custódio Bernardo da Silva acolitado por P.e Florêncio Luiz Rodrigues, vigário e o minorista Israel Moreira. Foi assistida pontificalmente pelo Ex.mo Sr. Bispo Diocesano D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva. Seguiu-se solene procissão com cerimônia do incenso e bênção do Santíssimo, onde haviam sido levantados ostensórios. À entrada, funcionou o excelente corpo coral em que se destacam D. Ana Guiomar Barros Quadros, Ana Gertrudes de Castro Freitas, Dalila de Oliveira e Silva com o concurso do Prof. José Marcondes de Quadros e do organista Sr. José Ferreira da Silva. (O Norte).

 

1914   No campo do antigo Velódromo Taubateense à Rua Quatro de  Março, o Taubaté Foot-Ball Club enfrenta o time do “Estrada de Ferro Foot-Ball Club” de Cachoeira com a seguinte escalação: Jajá, Aureliano, Agostinho, Octacílio, Batuta, Pereira, Areão, Juca, Andrade, Simi, Paulino, 6 x 0 para o Taubaté. (O Norte).

 

1940   Decreto Lei n.º 12 do Sr. Álvaro Marcondes de Matos, Prefeito Municipal de Taubaté, estabelece a obrigatoriedade para os funcionários municipais de se inscreverem e contribuírem para o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo, a fim de gozarem dos respectivos benefícios. (O Momento).

 

1940   Instala-se solenemente em Taubaté, com a presença de autoridades eclesiásticas, civis e militares, a Delegacia Seccional do Recenseamento que terá início a 1.º de setembro vindouro de acordo com o Decreto Lei Federal n.º 237 de 02/02/1938. A sessão solene foi presidida pelo Sr. Prof. Sud Menucci, Delegado Estadual, empossando o Dr. Urbano de Souza Silveira, Delegado Seccional. (O Lábaro).

 

1949   A Câmara Municipal de Taubaté recebe a visita do deputado estadual taubateano Dr. Antônio de Oliveira Costa, ex-Prefeito Municipal, que é saudado pelos vereadores José Olegário de Barros, Juventino Tavares, prof. Octacílio Carvalho de Paula, Dr. Benedito Cursino dos Santos, Nelson Meirelles e Lino Rodrigues. (Taubaté Jornal).

 

1960   Lei n.º 464 autoriza a Prefeitura Municipal de Taubaté a celebrar convênio para instalação de uma Escola Industrial. (Manual).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *