10 de junho de…

0
Share

1580   Morre o poeta Luís de Camões. (Rio Branco, Ef. p. 275).

1850   Lei provincial n.º 13 trata de limites entre os municípios de Caçapava e São José dos Campos. A ampliação do território de Caçapava com prejuízo do território de Paraibuna foi revogada pela Lei n.º 7 de 07/04/1853.

1855   Iniciam-se as obras de construção da estrada de ferro D. Pedro II, depois “Central do Brasil”. (Folhas, encadernação).

1868   O ten. cel Antônio José Moreira de Castilho, acompanhado de vários cavalheiros e da banda de música de João Monteiro do Carmo, promove manifestação de júbilo ao c.el José Francisco Monteiro, agraciado com o título de barão do Tremembé pelo Governo Imperial. O Dr. Tito Augusto Pereira de Mattos, juiz de direito da Comarca, saúda o homenageado. (O Paulista).

1883   O Dr. Câmara Leal oferece 5 volumes à biblioteca do Club Literário de Taubaté elevando assim as doações a 470 volumes. (Gazeta de Taubaté).

1886   Nasce, em São Paulo, o político e estadista Dr. Fernando Costa. (Folhas, encadernação).

1888   O Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa, 1.º juiz de paz da cidade e paróquia de Taubaté, convoca os eleitores para a eleição do dia 10 de julho próximo, às 9 h. da manhã, para escolha de vereador à vaga decorrente da renúncia do Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, deputado provincial, que se mudou para São Paulo. Funcionarão duas secções eleitorais: a 1.ª na Câmara Municipal e a 2.ª no Teatro São João. As cédulas deverão ser de papel branco ou anilado fechadas de todos os lados. São convocados também os juízes de paz Victoriano Eugênio Marcondes Varella e Luiz Moreira Damasco e os suplentes ou imediatos Dr. Antônio Cândido Vieira e Dr. Joaquim Lopes Chaves para constituírem a mesa paroquial que deverá presidir à eleição para comparecerem à Câmara Municipal no dia 9 de julho às 9 h. da manhã para organização da mesa. Este edital é afixado na porta da Igreja Matriz e publicado pela imprensa. (O Liberal Taubateano).

1889   O Sr. Sebastião Coelho Monteiro da Silva eleito festeiro (imperador) do Divino Espírito Santo para 1890 toma posse da respectiva coroa. (Jornal do Povo).

1890   Assume o cargo de sub-delegado de polícia de Taubaté o Sr. Antônio Affonso Moreira, 2.º suplente. No cargo de Delegado de Polícia está o Dr. Fernando de Mattos. (Jornal do Povo).

1895   Às 8h30min. celebra-se na Igreja Matriz missa de 7º dia por intenção do Dr. Emílio Theodoro Winther a que comparece a Câmara Municipal de Taubaté incorporada. A seguir realizam-se as cerimônias de inauguração da 1.ª placa da rua Dr. Emílio Winther como passou a se chamar a antiga rua da Piedade. Em Caçapava, também os colegas D. Francisco Ferreira Pinto e Antônio Moreira de Alcântara mandam celebrar missa. Na colocação da placa o 1.º prego foi batido às 9 h. e 7 min. (O Popular).

1895   Chega a Taubaté, hospedando-se no Hotel Motta o citarista e prestidigitador Sr. Lennep que dará espetáculos no Club Taubateense (concerto de cítara). (O Popular).

1895   O capitão João Benedito da Conceição China assume o cargo de Inspetor de Instrução Pú-blica deste 10º distrito para onde foi removido por permuta com o major Olympio Catão em vias de se aposentar já idoso, enquanto o novo Inspetor é moço. (O Popular).

1898   Morre, em Taubaté, o seu dileto filho c.el João Affonso Vieira prestigioso chefe político republicano coletor de rendas estadual, 1.º juiz de paz, diretor do Banco Popular de Taubaté, deixando viúva D. Mariana Eugênia de Almeida Vieira e filhos. (Diário de Taubaté de 08/07/1898 e publica seu retrato copia do existente na Câmara).

1900   Circula, em Taubaté, o último número do jornal “Tribuna Operária” órgão da classe operária local. (Jornal de Taubaté).

1905   O delegado de Polícia Dr. Fernando de Mattos torna pública a publicação constante do § 2.º, artigo 1.º do Cap. I do tit. III do Código de Posturas Municipais quanto a soltar balões, dar tiros de roqueiras, espingardas e outras armas de fogo, deitar buscapés, bombas ou foguetes rasteiros durante as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro. (Jornal de Taubaté).

1910   Lei Municipal n.º 129 autoriza a Prefeitura de Taubaté a contrair um empréstimo interno de até 1500 contos (1.500:000$) para resgate da dívida fundada e flutuante, aquisição do serviço de abastecimento de água já desapropriado e explorada pela Companhia Norte Paulista, complementação da rede de esgotos, construção de um novo Mercado. (O Norte).

1910   Em virtude de deliberação da Câmara Municipal de Taubaté e diante do fato de a água que abastece a cidade ter sido conside-rada imprópria para o consumo (impotável) e de acordo com o § 3.º do artigo 17 do contrato, o Prefeito Municipal Dr. Gastão Câmara Leal oficia à Companhia Norte Paulista: 1.º) dando prazo de 10 dias para apresentar projeto de filtro para entrada de águas no cano adutor; 2.º) informar se tem recursos para a desapropriação dos terrenos das cabeceiras dos mananciais. (O Norte).

1912   Toma posse do cargo de vigário da paróquia de Lorena o sacerdote taubateano P.e Arthur de Moura. (O Lábaro).

1914   O Dr. Cursino de Moura, inspetor sanitário municipal informa o prefeito municipal para comunicação à Inspetoria Sanitária do Distrito que durante o mês de maio das 14 crianças falecidas no município, 6 (42%) foram vítimas de sífilis. Antes era a água que matava as crianças, agora a sífilis. (O Norte).

1914   Chega a Tremembé pela 1.ª vez um trem de lastro pela variante recém-construída da estrada de ferro Central do Brasil que é recebido sob foguetório, puxado pela locomotiva n.º 115. Desceram da máquina o Dr. Affonso de Mello, engenheiro residente e seu auxiliar Dr. Carlos Jatahy, alvo de frenéticas manifestações de júbilo, com vivas ao Dr. Paulo de Frontin e à administração da Central pelo importante melhoramento (ao que tudo indica devido à Trapa Maristela). A estação vai ser dotada do mobiliário necessário. (O Norte).

1914   Circula em Taubaté o n.º 1 de “O Brasil Político”, dicionário biográfico dos homens políticos brasileiros, tratando especialmente da política paulista. (O Norte).

1914   Organizada por uma Comissão de Senhoras (D. Leonor Borges de Andrade, Gertrudes Jordão de Oliveira Costa, Luíza Granadeiro Guimarães e Maria Eudóxia de Castilho Costa) realiza-se no Taubaté Cinema, da Praça da Catedral, gentilmente cedido pelos seus proprietários Srs. Cap. Octaviano de Andrade e João Mafetano, festividade em benefício das obras em conclusão de construção de uma série de habitações à Rua Quatro de Março destinadas aos pobres da Sociedade São Vicente de Paulo. Renda 347$200. (O Norte).

1932   Realiza-se no Santuário de Santa Teresinha a 1.ª reunião da recém-fundada Congregação Mariana daquela paróquia.

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *