9 de junho de…

0
Share

1597   Morre, na aldeia de Reritiba/ES, o Padre José de Anchieta, nascido em San Christobal de Laguna, então capital de Tenerife a 19/03/1534. (Rio Branco, Ef. p. 274).

 

1783   José Ferreira de Castilho e Timóteo Pires de Godoy são nomeados pela Câmara para servi-rem de almotacéis no período de julho a de-zembro do ano então corrente. (Atas I, p. 95).

 

1790   Toma posse do cargo de vice-rei do Brasil o Conde de Rezende. (Folhas, encadernação).

 

1845   Chegam ao Rio de Janeiro os primeiros colonos que iriam fundar Petrópolis. (Rio Branco, Ef., 275).

 

1876   Vítima de febre amarela morre no Rio de Janeiro o Sr. Edmundo Morewood com 60 anos aproximadamente. Residiu por muitos anos em Taubaté onde fundou o Colégio São João Evangelista em que o sucedeu o Dr. Antônio Querino de Souza e Castro. (Comprou a chácara que foi do Dr. Edmundo). Este sabedor da infausta notícia suspendeu as aulas no colégio em que se decidiu luto por oito dias. O Sr. Edmundo Morewood era muito ilustrado, muito modesto e muito estimado. (A Imprensa de Taubaté).

 

1889   Associados da Companhia de Bondes a Vapor do Tremembé realizam reunião para sua liquidação sob a presidência do Cônego Benjamim de Toledo Mello que convida para secretário o Sr. Dr. Francisco R. de Moura Escobar. Pela Comissão Liqüidadora foi dito que o material da empresa não estava tão estragado como se pensou sendo desastrosa a liquidação, decidindo-se que a Cia. Conti-nuaria em atividades contra o voto do Dr. Fernando de Mattos. Foi aclamada uma nova diretoria por indicação do Dr. Crescêncio Cos-ta composta do c.el Jordão Pereira de Barros, Antônio Gomes de Souza Penna e Carlos José da Silva Pinto, contra o que ainda votou o Dr. Fernando de Mattos. O Conselho Fiscal foi eleito assim: c.el Manoel Gomes Vieira, Cap. João Affonso Vieira e Barnabé Ferreira de Abreu e Costa. (Jornal do Povo).

 

1890   O Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa assume o cargo de juiz substituto da Comarca de Taubaté por ter o titular se afastado por doença. (Jornal de Taubaté).

 

1895   Após a imponente e concorrida procissão das virgens realiza-se no Largo da Matriz, leilão em benefício dos pobres assistidos pela Sociedade de São Vicente de Paulo, O Popular de 11 agradece a colaboração de D. Ernestina Navissano Alvarenga e Maria José de Alvarenga, dos srs. Antônio Carlos de Alvarenga Júnior, Tertuliano Pereira da Costa e à Corporação Musical Lyra Taubateana. (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 56/57).

 

1897   Visita Taubaté o Dr. Alfredo Moreira Pinto para colher dados para o seu Dicionário Geográfico do Brasil, obra que vem sendo editada pelo governo sob elogios. (Diário de Taubaté).

 

1892   Lei n.º 29 abre concorrência pública para construção de um Estrada de Ferro que ligue o Porto de São Sebastião ao Sul de Minas Gerais. (Diário de Taubaté de 20/01/1898).

 

1901   Na Câmara Municipal de Taubaté realiza-se reunião presidida pelo deputado estadual taubateano c.el José Benedito Marcondes de Mattos, secretariada pelo prof. Arthur Glória. O Dr. José Rebouças de Carvalho expõe o fim da reunião que é a fundação de um Club na cidade, que se poderá chamar Club Progressista de Taubaté para suprir a falta de exercícios e divertimentos, distrações notadas por forasteiros. São nomeadas duas comissões: uma do Dr. Câmara Leal, João Rosa de Moura, José Domingues Ribas, Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães e Arthur Glória para redigir os estatutos e outra composta do Dr. João Malta Júnior, Dr. José Aristides Monteiro e José Cyrillo Lobato para dar parecer sobre o mesmo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Ao meio-dia no salão da Câmara Municipal realiza-se a reunião de instalação do Club Taubateense, recentemente organizado. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Repercute em Taubaté o desafio para duelo feito pelo Almirante Custódio de Mello ao deputado federal paulista Rev.do Cônego José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, irmão do vigário de Taubaté Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro, por ter se solidarizado com os deputados paulistas Bernar- dino de Campos e Moraes Barros sobre conceitos a respeito do belicoso almirante. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Realiza-se a tradicional festa de Santa Cruz da Monção, na rua do mesmo nome. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Dr. Benedito de Araújo Ramos vacina 171 alunos do Grupo Escolar. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A secretaria da Câmara abre inscrição para concurso à cadeira da Escola Municipal do Quilombo, vaga com a morte do prof. José Víctor Bernasconi. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre, em Pindamonhangaba, o Comendador Antônio Vieira de Oliveira Neves, Barão de Taubaté, natural de Taubaté, filho de Antônio Vieira da Silva e D. Gertrudes Maria de Oliveira Neves. Passou a residir em Pinda onde se casou com D. Francisca Leopoldina de Oliveira Marcondes. Militou nas fileiras do partido liberal, aderiu à revolução de 1842 chefiada pelo Brigadeiro Tobias e em Pinda por Mons. Marcondes e seu irmão c.el Manuel Marcondes de Oliveira Melo, Barão de Pindamonhangaba. Operoso agricultor teve o produto de sua lavoura premiada na Exposição de Amsterdã e na do Rio de Janeiro com medalhas de prata que lhe foram entregues solenemente em 1883. O governo imperial o agraciou com o título de Barão de Taubaté por serviços prestados à Religião, à Caridade, à Política. A 8 de outubro de 1889 foi agraciado com a Comenda de Cristo pelo governo imperial. Era sogro do Dr. Antônio Dino da Costa Bueno, do major Francisco de Assis Bueno, do Dr. Daniel Gonçalves Rezende, do c.el José Benedito Marcondes Romeiro e do Dr. Francisco Granadeiro, deputado federal. (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 56/57).

 

1905   Morre, em Pindamonhangaba, o ilustre tauba-teano Barão de Taubaté com 90 anos. (A Verdade).

 

1905   Com 90 anos morre, em Pindamonhangaba, o Sr. Antônio Vieira de Oliveira Neves, barão de Taubaté. Nasceu em Taubaté em 1815, filho de Antônio Vieira da Silva e D. Gertrudes Maria de Oliveira Neves. Foi para Pinda onde se casou com D. Francisca Leopoldina de Oliveira Marcondes (baronesa de Taubaté) falecida a 22/10/1904. Era liberal e aderiu à revolução de 1842. O Governo Imperial o agraciou com o título de Barão de Taubaté por relevantes serviços prestados à religião, à caridade e à política. A 08/10/1889 foi agraciado com o título de Comendador da Ordem de Cristo. Deixou oito filhos. (Jornal de Taubaté de 10 e “250 anos de Pinda” de Athayde Marcondes, p. 57).

 

1906   Através de circular, os Srs. Eugênio Guisard & Comp. tornam público a compra que fizeram das instalações das antigas oficinas de John M. Tindal, continuando a fábrica a funcionar no mesmo prédio da Rua Bispo Rodovalho. (O Norte).

 

1912   Morre, em Taubaté, o Sr. João Pereira da Costa, progenitor do Sr. Izaías Pereira de Toledo, oficial de justiça do fórum local. (O Lábaro).

 

1914   Conclui-se o assentamento dos trilhos da variante da Estrada de Ferro Central do Brasil entre Tremembé e Taubaté devendo amanhã chegar ali pela primeira vez um trem de lastro da Central. A inauguração oficial deverá se dar a 14 de julho com a presença do Dr. Paulo de Frontin para resolver sobre a abertura do tráfego e serviço, diante da compra dos bondes a vapor. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal de Taubaté recebe do Sr. Félix Guisard, gerente da C.T.I. comunicação em que põe à disposição da Prefeitura e do público as torneiras de água potável de que dispõe a fábrica de tecidos enquanto durar a falta de água na cidade, devido a desarranjos ocorridos no cano adutor. (O Norte).

 

1940   No salão da Associação das Damas de Caridade realiza-se uma audição de piano das alunas da Prof.ª Waldemira Moreira da Silva Vieira, esposa do Sr. Brasilino Vieira. (O Momento).

 

1940   Divulga-se a assinatura pelo Sr. Álvaro Marcondes de Mattos, Prefeito Municipal, da escritura de doação ao Governo do Estado, do terreno situado no bairro da Independência (Caveiras) e que constituía parte da chácara Benjamim, para construção do quartel do 5.º B.C. (O Momento).

 

1940   A Prefeitura Municipal, a cuja testa está o Sr. Álvaro Marcondes de Mattos, com a colaboração do Sr. Félix Guisard, que contribui com a mão-de-obra, resolve o problema das inundações do Largo da Estrela, passagem então obrigatória da estrada São Paulo e Rio. Dirige os trabalhos o Dr. Álvaro Guimarães com o qual coopera o Sr. José Nogueira de Mattos Neto, ex-diretor de obras públicas. (O Momento).

 

1941   Patrocinado pelo Departamento de Cultura do Taubaté Country Club realiza-se conferência do Dr. Franchini Netto sobre “Homens e Terras da Europa”. (O Momento).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *