6 de junho de…

0
Share

1716   Morre Antônio Bicudo Leme, fundador da povoação de Pindamonhangaba, em território de Taubaté. Nasceu a 6 de maio de 1632 na Vila de Parnaíba, filho de Braz Esteves Leme e de D. Margarida Bicudo. Em 1660 mudou-se para a Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté onde residiu por algum tempo. Possuidor de terras, fazenda a Leste, nelas fundou a povoação de Pinda com seu irmão Braz Esteves Leme, alcaide-mor; seu filho Manoel da Costa Leme e seus genros João Corrêa de Magalhães e Vasconcellos e Pedro da Fonseca Magalhães e erigiu uma capela sob a invocação de São José. Muito devoto deste santo sacrifício, era conhecido por “Via Sacra”. Casou-se 3 vezes: com D. Francisca Romeiro Velho Cabral, falecida em Guaratinguetá a 27 de agosto de 1663, com D. Luíza Machado, falecida em Pinda, a 26 de junho de 1707 e com D. Catarina Barros. Fez testamento a 20 de junho de 1712 escrito pelo capitão Salvador de Siqueira Leme, por se sentir incapaz e caduco. Faleceu a 6 de junho de 1716. (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 34 a 36).

 

1755   O rei Dom José I revalida as leis anteriores, especialmente a 01/04/1680, em favor da liberdade dos indígenas. (Rio Branco, Ef. p. 269).

 

1781   Manoel Lopes de Leão, capitão-mor da vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, apresenta à Câmara a provisão do 3.º bispo de São Paulo, Dom Frei Manuel da Ressurreição, constituindo-o procurador, administrador, recebedor e pagador para as obras da Igreja Matriz desta vila. Está presente à vereança o vigário da vila P.e Pedro da Fonseca de Carvalho. Decide-se ainda que o povo contribua para essas obras: trinta réis ($030) cada cabeça de casal; quarenta réis ($040) cada pessoa de comunhão e vinte réis ($020) cada pessoa de confissão, nada se cobrando de pessoas pobres. O vigário comunicará ao Sr. Bispo e o povo será avisado para que se faça a cobrança na desobriga próxima. (Atas I, pp. 48 e 49).

 

1887   A Câmara Municipal de Taubaté abre concor-rência pública para colocação de calhas na frente da casa da cadeia e nas da praça do mercado devendo os proponentes indicarem o preço por metro de cano de cobre colocado no lugar e os de condução das águas até o dia 4 de julho próximo. Secretário: Manoel Alves Borges. (Gazeta de Taubaté).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté resolve dar à rua da Piedade o nome do ilustre clínico Dr. Emílio Theodoro Winther, falecido a 3 do corrente. Nomeia também uma comissão composta dos srs. José Benedito Marcondes de Mattos, capitão José Gomes Nogueira, John Milne Tindal, capitão Carlos Adolpho Leonardo, capitão Euzébio Affonso Vieira, ten. c.el José Pedro Malhado Rosa e João Rosa de Moura para angariar donativos para a construção de um mausoléu para o ilustre morto. Da ata da sessão por indicação do vereador Laurindo Ferreira de Oliveira constou de profundo pesar pelo passamento prematuro do “Gênio do Bem”. (O Popular).

 

1895   O capitão José Gomes Nogueira, vereador, indica à Câmara Municipal de Taubaté que se felicitasse e agradecesse ao Congresso Nacional pela aprovação de pensão a Dom José Pereira da Silva Barros, Conde de Santo Agostinho e Arcebispo de Darnis. Que ainda este mês é convertido em lei pelo Dr. Prudente Morais. (O Popular).

 

1895   O c.el João Affonso Vieira, presidente da Câmara Municipal de Taubaté apresenta e manda ler o orçamento para o exercício de 1895-1896 que se inicia a 1.º de julho próximo, acusando receita de 131:290$000 e igual despesa. (O Popular).

 

1897   A Câmara Municipal de Taubaté designa os locais das 13 secções (inclusive uma da freguesia do Tremembé) com os respectivos mesários e suplentes que deverão funcionar na eleição a se realizar a 26 do corrente para preenchimento de uma vaga de senador ocorrida com a renúncia do Dr. José Alves de Cerqueira Cézar. (Diário de Taubaté).

 

1905   Na vitrina do estabelecimento do Sr. José Gomes da Luz, acha-se exposto o novo estandarte da Associação Artística e Literária, obra do pintor Clodomiro Monteiro Amazonas e do armador Sr. Monteiro Filho. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Portaria n.º 27 do Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito, nomeia o c.el José Gomes Nogueira Inspetor de Caminho no bairro Ribeirão das Almas. (O Norte).

 

1912   Divulga-se a notícia do aparecimento, há uma semana, de diversos casos de peste bubônica em Taubaté, no bairro do Cristóvão, nas imediações da Caixa d’Água. Os doentes foram transportados para o hospital do isolamento na Estiva. (O Lábaro).

 

1913   O insigne taubateano, D. Duarte Leopoldo e Silva, 1.º Arcebispo Metropolitano de São Paulo lança a 1.ª pedra da monumental Catedral de São Paulo. (Biografia, p. 61).

 

1914   O ilustre deputado federal Dr. Cônego José Valois (lê-se: Valuá) de Castro faz longo e importante discurso na Câmara Federal combatendo injustiças emendas do senado ao projeto de aposentadoria de funcionários, apelando para o prestígio do Senador Pinheiro Machado que quer ver bem julgado pela posteridade e a quem lembra profeticamente a transitoriedade da vida humana, tão curta, tão rápida, tão passageira… O discurso foi impresso em opúsculo de 89 páginas distribuído em Taubaté em fins de agosto de 1914. (O Norte).

 

1932   A recém-fundada Congregação Mariana do Santuário de Santa Teresinha faz a sua primeira visita oficial ao Sr. Bispo Diocesano, D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva. (A Folha).

 

1939   O Sr. Bispo Diocesano de Taubaté acompanhado de sacerdotes, do Dr. Félix Guisard Filho, visita Ubatuba para examinar o terreno oferecido pelo Sr. Altivo Simonetti, Prefeito Municipal, para construção da Colônia de Férias do Seminário Diocesano de Taubaté. (O Lábaro).

 

1940   Com a presença de autoridades e pessoas gradas, realiza-se no Grupo Escolar D. Pereira de Barros a solenidade de inauguração da sopa escolar com o concurso da banda do 5.º BC. (O Momento).

 

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *