Quem foi Emílio Winther, que dá nome a rua da cidade?

0
Share
Falecido em 3 de junho, Emílio era um dos médicos mais conhecidos de Taubaté

Filho do casal Dr. José Emílio Teodoro Winther e de D. Catharina Isabel Winther.

Grande médico e famoso cirurgião, formado pela Universidade de Leipzig na Alemanha, aqui viveu e morreu. Extravasou seu nome e sua fama pelas cidades e pelos estados vizinhos, tendo sido, no seu tempo, o maior cirurgião do Estado de São Paulo.

Foi convidado em várias ocasiões a se transferir para a Capital, recusou sempre, alegando “não ter com quem nem para quem deixar seus amigos e seus pobres de Taubaté”.

Acervo: Mistau
Acervo: Mistau

O Dr. Emílio Winther realizava aqui as grandes operações que muitos anos após a sua morte ainda fariam a fama e o renome de grandes cirurgiões. Inclusive operações plásticas. E é preciso notar que nessa época –  de 1875 a 1895 – ainda não existia a assepsia. A era antisséptica criada pelo gênio de Pasteur estava em seus primórdios: a peritonite era o terror dos cirurgiões e a anestesia só então começava o seu misericordioso mister de aliviar as dores do ato operatório. Mas o Dr. Emílio Winther parece que tinha nos dedos o condão da vida e raros eram os doentes que morriam em suas mãos.

Rua Emílio Winther

No dia 3 de junho de 1895, a cidade é abalada por infausta notícia que a todos contristou. Diz um dos jornais da época:

“Desaparece para sempre dentre os vivos esse anjo protetor da pobreza que na terra se chamou Emílio Winther e cujo nome se acha gravado, com traço indeléveis, nos corações de milhares de infelizes que tantas vezes encontravam no prestimoso médico, no dedicado protetor, lenitivo às dores, satisfação às necessidades”.

Desapareceu moço, aos quarenta e cinco anos de idade.

Teve um dos maiores sepultamentos jamais assistidos, nesta cidade, que lhe tributou honras, construiu-lhe mausoléu no Cemitério da Ordem Terceira e deu o seu nome.

 

[colored_box color=”yellow”]

Fonte:

Contribuição á história de Taubaté: denominação de vias e logradouros públicos, Umberto Passarelli, Coleção Taubateana, 1996 [/colored_box]

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *