3 de junho de…

0
Share

1673   Por proposta do Marquês de Cascais é nomeado Tomaz Fernandes de Oliveira como 76.º capitão-mor da Capitania de São Vicente.

 

1705   Morre, no termo da Vila de São Francisco das Chagas de Taybaté, na freguesia de São José, povoação que viria logo a se tornar independente com o nome de Vila Real de Pindamonhangaba, o capitão Gaspar Nunes de Mendonça, nascido ali mesmo em meados do século XVII. Foi tenente depois promovido a capitão auxiliar do Estado Maior da Cavalaria ligeira a 11 de abril de 1676. Casou-se duas vezes: 1.ª vez com D. Ângela Maria Lemes e a 2.ª vez com D. Francisca Xavier de Araújo. Do seu segundo matrimônio nasceu o franciscano seu homônimo Gaspar Nunes de Mendonça que se recomendou por suas santas virtudes e pelo amor que dedicou à religião. Em 1680 entregou-se à vida claustral, professou desde então, tomou hábito e o nome de Frei Gaspar de Santa Maria. Ocupou diversos cargos nos Conventos do Rio de Janeiro e de Taubaté. Foi grande pregador, eloqüente e dotado de grande talento. Foi capelão da freguesia de São José em 1700, onde havia nascido e faleceu em 1702. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 189).

 

1780   Em reunião desta data, a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté autoriza, através de mandado, as despesas com a festa do Corpo de Deus. (Atas I, p. 25).

 

1876   Em prosseguimento às festas do Divino Espírito Santo de Taubaté iniciadas a 28 de maio no largo em frente à casa do Imperador Festeiro Sr. Joaquim Leite de Camargo sob um caramanchão é oferecido almoço aos pobres. O Imperador festeiro deste ano fez uma inovação: depois do almoço em lugar de distribuir esmolas em carne como se vinha fazendo até agora, distribuiu esmolas em dinheiro, sendo aplaudido.

Para festeiro em 1877 foi sorteado o Sr. Francisco Leite da Costa, conhecido por Nhozinho. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Na residência do Dr. Joaquim Lopes Chaves realiza-se reunião do Partido Conservador da cidade. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Reorganiza-se a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte que há 3 anos não se reúne, quase extinta. Conta cerca de 50 devotos que pretende realizar a 15 de agosto a festa de sua padroeira. São eleitos para a Mesa Regedora: Tesoureiro o Côn. Antônio de Almeida, procu-radores os srs. Maximiano José da Bella-Cruz e José Antônio dos Prazeres e zeladoras D. Maria Caetana dos Prazeres e D. Maria Rita Marcondes Roza. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Hilário Ramos de Oliveira que deixou de ser administrador do Comendador Francisco Marcondes de Moura e Costa despede-se de partida para a fazenda do Bairro Alto em Campanha na Província de Minas Gerais. (Gazeta de Taubaté).

 

1895   Realiza-se, em Taubaté, leilão em benefício dos pobres socorridos pela Sociedade de São Vicente de Paulo, de que é Secretário o Sr. João Monteiro. (O Popular).

 

1895   Morre, em Taubaté, o ilustre e humanitário clínico Dr. Emílio Winther. A procissão das vir-gens que devia sair neste dia ficou transferida para domingo dia 9. (O Popular).

 

1901   Veja sucinta notícia das 1.a festa das Virgens, no Convento, registrada por engano dia 3 de julho.

 

1904   O Dr. José Sá Rocha é dispensado do cargo de Engenheiro Municipal de Taubaté em virtude da extinção do referido cargo, por resolução de ontem. (Jornal de Taubaté de 17/01/1905 – relatório).

 

1906   Nas diversas secções eleitorais de Taubaté realizam-se as eleições para preenchimento das vagas ocorridas com a morte do senador Dr. Pereira da Rocha e as renúncias dos deputados Drs. Nogueira Jaguaribe, Barros Penteado e Washington Luiz. (O Norte).

 

1906   No Teatro São João desta cidade estréia a Companhia Ismênia dos Santos com a peça já aqui muitas vezes aplaudida “O Poder do Ouro”, com a colaboração da orquestra da corporação musical “Philarmônica Taubateen-se” do maestro Antônio Penzo. (O Norte).

 

1910   O Sr. Arnaldo Magalhães Pereira é nomeado pelo Sr. Prefeito Municipal Dr. Gastão Câmara Leal para ajudante interino de tesoureiro da Câmara em lugar de ten. Cypriano Gomes Quirino, licenciado por 30 dias. (O Norte).

 

1910   O Capitão Prof. João Olympio Theodulo da Silva, delegado de polícia em exercício, nomeia o Sr. Virgílio de Camargo para exercer o cargo de escrivão de polícia em lugar do Sr. José Euclides de Camargo licenciado por 90 dias. (O Norte).

 

1914   O Dr. Antônio Pereira da Silva Barros é o Inspetor do caminho do rio das Antas. Benedito Correa e José Elias Correa por terem faltado à fatura de caminho foram por ele multados em 3$000, multas que foram mantidas pela Prefeitura e já recolhidas pelos infratores. (O Norte).

 

1914   Vítima de febre tifóide, morre em Taubaté num quarto reservado do Hospital Santa Isabel o Sr. Guilherme Lenwentz, eletricista montador da casa Bronberg Haecker & C.ia de São Paulo, que aqui se achava ultimando a montagem da sub-estação hidroelétrica da Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio de que é gerente aqui o Sr. Juvenal Machado. (O Norte).

 

1915   Celebra-se em São Paulo o 1.º Congresso Eucarístico da América. (Folhas, encadernação).

 

1945   No Cine Teatro Politeama realiza-se uma temporada da Companhia de Operetas do Sr. A. Celestino em que se destacam as apresentações das Irmãs Fronzi. (Nossa Terra).

 

1949   A Câmara Municipal de Taubaté, na Pça. Barão do Rio Branco, com a presença de todos os seus 23 vereadores aprova projeto de lei de autoria do vereador Eurico Pereira Penna com substitutivo da Comissão de Finanças permitindo o aumento do imposto predial no corrente exercício em importância que não exceda de 100% o lançamento de 1948, com exceção dos prédios de aluguel cuja base continua sendo o valor locativo anual, e dos lançamentos já revistos em 1948. (Taubaté Jornal).

 

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *