2 de junho de…

0
Share

 

1537   O papa Paulo III (Alexandre Farnese) expede bula declarando que os indígenas da América são homens livres e racionais e podem, portanto, entrar para o grêmio da Igreja. (Rio Branco, Ef. p. 266).

 

1842   Rebenta, em Silveiras, freguesia do município de Lorena, a Revolução Liberal rebentada em Sorocaba a 17 de maio, que pretendia impedir que qualquer autoridade nomeada de acordo com a lei de 03/12/1841, que reformou do Código do Processo, tomasse posse. (Silveiras, 1.º Centenário da Revolução Liberal, p. 3).

 

1862   Nasce em Barbacena, Minas Gerais, o Dr. Lamartine Delamare Nogueira da Gama, filho do educador Prof. Antônio Nogueira da Gama e de D. Ignácia Nogueira da Gama. Diplomou-se em 1887 pela Faculdade de Direito de São Paulo, casando-se logo depois com D. Flávia Chaves Nogueira da Gama. Fundou e dirigiu vários ginásios na Capital em 23/07/1893 inaugurou em Jacareí o Colégio Nogueira da Gama que depois transferiu para Guaratinguetá com o nome de Ginásio Nogueira da Gama. Morreu em abril de 1940 com 78 anos. (Lábaro de 07/04/1940).

 

1889   O c.el José Benedito Marcondes de Mattos é nomeado comandante superior da Guarda  Nacional em Taubaté em substituição ao c.el Jordão Pereira de Barros, reformado no mesmo posto. (Jornal do Povo).

 

1889   Tem início na Igreja Matriz os septenários que precedem as festas do Espírito Santo. A imprensa pede o auxílio dos médicos da cidade para fiscalizarem a distribuição de carnes frescas, evitando, assim epide-mias. (Jornal do Povo).

 

1890   Decreto Estadual n.º 55 derroga a lei n.º 16 de 15 de junho de 1869 na parte em que havia transferido de Lorena para Guaratinguetá a fazenda denominada Bento Lopes e passara a ser conhecida como fazenda Palmeiras, do major Francisco de Assis de Oliveira Borges.

 

1895   Em prosseguimento das solenidades da Festa do Divino Espírito Santo de que é festeiro o Sr. Adriano José de Camargo celebra-se às 11 horas missa solene na Igreja Matriz quando prega Monsenhor Serpa do Rio de Janeiro. Às 17 h. sai imponente procissão à entrada da qual prega o Cônego Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro e se segue bênção do Santíssimo. Em elegante pavilhão levantado no Largo da Matriz pelo armador João Marcondes do Amaral realiza-se leilão de prendas com entretenimento das ex.mas famílias, após o que se queima linda armação de fogos de artifício, trabalho do pirotécnico José Rodrigues Guimarães. (O Popular).

 

1896   Tomam posse da presidência e vice-presidência do Clube Carlos Gomes respecti-vamente os Srs. Major José Ramos Ortiz e Capitão Domingos Valente de Amorim. (A Zagaia).

 

1897   Chega, a Taubaté, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, arcebispo do Rio de Janeiro que se hospeda na residência de Dom José Pereira da Silva Barros, arcebispo de Darnis, à Rua Visconde do Rio Branco, onde está hoje a sede provisória da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté. (Diário de Taubaté).

 

1897   Tendo passado alguns dias em Taubaté em visita ao seu amigo Sr. Francisco Augusto de Oliveira e à cidade, parte para o Rio de Janeiro o Dr. Leopoldo de Freitas, escritor, jornalista, redator do Diário Popular em São Paulo. (Diário de Taubaté).

 

1904   Resolução da Câmara Municipal de Taubaté cria o cargo de 2.º Fiscal da Cidade, sendo nomeado para o mesmo o Sr. Francisco Pereira da Costa que exercia o cargo de ajudante de fiscal e cobrador, extinto pela referida resolução, que extingue também o cargo de ajudante de fiscal em Tremembé em vias de emancipação política. Suprime também o cargo de Inspetor Municipal de Instrução, função que passa a ser exercida pelo Intendente Municipal (reina crise geral que exige economia). Extingue também cargo de Engenheiro Municipal. (Jornal de Taubaté de 17/01/1905).

 

1905   O Dr. José Martins Bastos reassume o cargo de Juiz de Direito da Comarca de Taubaté que vinha sendo exercido pelo capitão José Augusto Marcondes de Mattos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O “Jornal de Taubaté” passa a ser publicado à tarde e “O Popular” suspende temporariamente sua publicação. (Verdade).

 

1910   Noticia-se nesta cidade o falecimento, em São José dos Campos, com mais de 90 anos, do major Joaquim Silvério de Oliveira, pai do Cônego Francisco de Oliveira Lima, antigo vigário daquela paróquia. O finado foi um dos mais íntimos amigos do Imperador D. Pedro II. Em 1842 comandou um batalhão durante a revolta e foi quem primeiro trabalhou no rio Bagagem determinando o ponto para o serviço em que se descobriu o grande histórico brilhante “Estrela do Sul”. (O Norte).

 

1910   A Corporação Musical João do Carmo torna público que a Polka largamente difundida e que executa quando se exibe o filme “O Picket-Pocket” (picpóc) é de inspiração e lavra do inspirado musicista Sr. Felipe Santiago de Paulo, antigo membro dessa agremiação. (O Norte).

 

1914   Encerram-se solenemente as Festas do Divino Espírito Santo em Taubaté de que foi festeiro o Sr. Antônio Valente da Silva, comerciante e vereador à Câmara Municipal, com a visita da bandeira ao Asilo e Hospital, Casas Pias, onde são oferecidos presentes aos pobres. (O Norte).

 

1940   Promovidas pelo Sr. Francisco de Souza Castro Nápoles, vice-cônsul nesta cidade, realizam-se no Taubaté Country Club brilhantes festividades em comemoração da passagem do 8.º centenário da restauração do trono português. (O Momento).

 

1940   Em homenagem ao estimado taubateano major José Antônio de Barros realiza-se no jardim interno do Hotel São Paulo e Rio um almoço para o qual o homenageado é condu-zido acompanhado de grande comitiva que percorre as ruas da cidade. (O Momento).

 

1940   Organizadas pelo cônsul português em Taubaté Sr. Castro Nápoles realizam-se as cerimônias comemorativas da passagem do centenário de Portugal. No campo do Esporte Clube Taubaté o Sr. Bispo diocesano celebra missa campal e à noite há sessão solene no Taubaté Country Club. (O Lábaro).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *