29 de maio de…

0
Share

1665   Lavra-se a Carta Patente de nomeação de Agostinho de Figueiredo para 69.º capitão-mor da Capitania de São Vicente.

1868   Exonera-se, a pedido, do cargo de partidor da Comarca de Taubaté, o Sr. Antônio Luiz Ferreira, por motivo de saúde. Desde 1832 exercia cargos públicos aqui e era tabelião do público, judicial e notas desde 1843 cargo em que em 1867 permutou com o de partidor. (O Paulista).

1868   A Câmara Municipal de Taubaté por seu presidente José Francisco Monteiro (Barão de Tremembé) e secretário Joaquim Pereira da Fonseca, tornam públicos, por Edital, novos artigos de Posturas aprovados pela Assembléia Legislativa Provincial a 21 de fevereiro. (O Paulista).

1868   No Palácio da Assembléia Legislativa de Maceió (Alagoas) realiza-se pomposo baile em homenagem ao ilustre taubateano Dr. Antônio Moreira de Barros, exonerado, a pedido, do cargo de Presidente daquela província. (O Paulista).

1891   Tendo adquirido grande quantidade de terrenos perto do Colégio São João Evan-gelista, a Companhia Norte Paulista está providenciando a abertura de uma avenida que irá à colônia do Quiririm. Os terrenos vão ser loteados e por ali vai passar a estrada de ferro de Ubatuba a Taubaté, cujos trabalhos de remoção de terra e aterro na primeira seção vão bem adiantados. (Jornal do Povo).

1895   O Pastor M. Camargo anuncia a transferência provisória da Igreja Evangélica Melica Metodista para a rua Marquês do Herval, n.º 54, onde haverá pregação ao Evangelho todos os domingos ao meio-dia e às 19h. e às quartas-feiras às 19 h. Entrada franca. (O Popular).

1897   Reaparece estreando no Teatro São João a Companhia de Fantoches Mexicanos do Sr. Jeronymo Miramontes. (Diário de Taubaté).

1898   Em prosseguimento às festas do Divino Espírito Santo, em Taubaté, de que é festeiro o Sr. Francisco Pestana Júnior e abrilhantadas pela Lyra Taubateense, realiza-se concorrido leilão em benefício da festa com queima de caprichosa armação de fogos artificiais, trabalho do pirotécnico Luiz Daniel de Camargo. Às 5 horas da tarde sai a pomposa procissão de Pentecostes. (Diário de Taubaté).

1899   Nasce, em Taubaté, o Dr. Antônio Mário Câmara Leal que em 1927 era promotor em Bebedouro. (O Norte de 29/05/1927).

1905   O Ministro plenipotenciário do Japão, Sr. F. Saghimura, em carta escrita em francês agradece as manifestações de que foi alvo quando por aqui passou para São Paulo. (Jornal de Taubaté).

1910   As sessões do Taubaté-Cinema passam a ser abrilhantadas pela Corporação Musical João do Carmo. (O Norte).

1914   O Sr. Arthur dos Santos Tudé exonera-se da repartição municipal do Serviço Sanitário local. (O Norte).

1914   A imprensa local elogia a rica bandeira do Divino Espírito Santo, confeccionada pelo armador ten. Manoel Leitão por encomenda do festeiro Sr. Antônio Valente da Silva, moderna, de seda, guarnecida de fios de ouro bem como o gosto e arte com que erigiu o altar em sua residência da Rua Duque de Caxias onde se acham depositadas a coroa e a bandeira do divino. (O Norte).

1922   Funda-se a Escola de Comércio de Taubaté. Em 1932 funcionava no andar superior da Praça Dr. Monteiro, primeiro sob a direção do Prof. José Benedito Cursino e ali lecionavam os professores Joaquim Manoel Moreira, Antônio Zicardi, José Estácio Guimarães, D. Dolores Barreto Coelho e Irineu Barreto Coelho. Seu 1.º diretor e fundador foi Prof. Francisco Fuginett. Lecionaram ainda ali os professores Luiz Augusto da Silva, Gentil de Andrade, Joaquim Braga de Paula, Abel Saraiva, Dr. Gastão Câmara Leal e Luiz Câmara Leal. (A Folha de 29/05/1932).

1932   Com as dependências benzidas pelo cura da Catedral, Rev.mo P.e Evaristo Campista Cézar, inaugura-se a Refinaria Santos de propriedade do Sr. Manoel G. Santos nas proximidades da Estrada de Ferro Central do Brasil. É interessado na firma e seu proficiente cooperador o Sr. Cesídio Ambrogi. (A Folha).

1932   O Rev.do P.e Cícero de Alvarenga oficia ao Prefeito Municipal, major João Cândido Zanani de Assis, agradecendo o Ato que oficializou o nome de Santa Teresinha para a parte da Praça Comendador Costa Guimarães. (A Folha).

1932   Em Assembléia Geral realizada no Esporte Club Taubaté funda-se afinal a Liga Esportiva do Norte congraçando clubes sediados na região de Mogi das Cruzes a Cruzeiro. (A Folha).

1945   No altar-mor da Catedral de Taubaté o sacerdote taubateano Rev.do P.e João Batista Martins celebra missa em ação de graças pela passagem do seu jubileu de prata sacerdotal. (Nossa Terra).

1949   O Rev.do P.e João Batista Martins, taubateano, comemora mais um aniversário de sua ordenação sacerdotal. (Taubaté Jornal).

1949   Noticia-se (sem mencionar o dia exato) o falecimento do Rev.do P.e Henrique Peters, educador e musicista e mestre de línguas, capelão das Casas Pias. (Taubaté Jornal).

1949   O prof. Lafayete Rodrigues Pereira, Delegado Regional do Ensino em Taubaté, é candidato a membro do Conselho Fiscal do Centro do Professorado Paulista. (Taubaté Jornal).

1949   A senhorita Maria Francisca P. Bastos é eleita 1.ª secretária da Associação dos Funcionários Municipais de Taubaté em substituição ao Sr. Aguinaldo Teixeira Pinto que renunciou. (Taubaté Jornal).

1949   A Vila Maria e a Vila Albina, onde existem cerca de 150 casas, são servidas de iluminação elétrica em condições de atender os pedidos de ligação domiciliária. (Taubaté Jornal).

1949   O Museu Histórico de Taubaté recebe as seguintes doações: um quadro histórico da escravatura, oferta do Sr. Alberico Guimarães, um termômetro antigo do Dr. J. G. Moreira, um braseiro de índios do Sr. Anselino C. Júnior, uma oleogravura de Monteiro Lobato, oferta da exma. sra. viúva. (Taubaté Jornal).

1949   Encerra-se em São Paulo a Assembléia Provincial da Sociedade de São Vicente de Paulo no Estado. O Sr. Amaro Negrini, presidente do Conselho Central de Taubaté é um dos relatores da tese “A vida espiritual dos confrades”. (Taubaté Jornal).

1949   Tendo como festeiros o Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares e o vereador Sr. Omar de Abreu Rangel, encerram-se no bairro da Independência as solenidades em honra ao Puríssimo Coração de Maria, com missão, comunhões, procissão, coroação da Virgem e leilão em prol da Capela. Oficiou as solenidades religiosas o Rev.do P.e Cícero de Alvarenga. (Taubaté Jornal).

1954    Realiza-se, solenemente, no Vaticano, a canonização do Santo Padre Papa Pio X. (Folhas).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *