28 de maio de…

0
Share

1537   O Papa Paulo III expede bula em favor da liberdade dos indígenas da América. (Rio Branco, Ef., 260).

 

1656   Miguel de Cabedo ou Quevedo de Vasconcelos é provido no cargo de 62.º capitão-mor da Capitania de São Vicente, pelo conde de Autoguia.

 

1864   O ilustre sacerdote taubateano Rev.do P.e José Pereira da Silva Barros, ordenado em Alfenas a 27 de dezembro de 1858 por Dom Antônio Joaquim de Mello, bispo de São Paulo, toma posse do cargo de vigário colado da paróquia de Taubaté para o qual foi nomeado a 18 de setembro de 1862. Onde vai permanecer por 19 profícuos anos. Reformou a Igreja Matriz, fundou a Irmandade de Misericórdia para reabertura e manutenção do Hospital de Santa Isabel, em 1876. Entre 1873 e 1874 assistiu os enfermos vítimas da epidemia de varíola que assolou Taubaté. Fundou o Colégio N. Sra. do Bom Conselho e o Externato São José. (Dom Rodovalho e Dom José por Dr. Félix Guisard – pág. 76/77).

 

1876   Com o levantamento do mastro no Largo da Matriz, ao som de música, foguetório e repique de sinos e com grande concorrência de povo têm início em Taubaté as festividades do Divino Espírito Santo que duram uma semana toda. (A Imprensa de Taubaté).

 

1891   Em substituição ao Sr. Antônio Ignácio de Souza o Sr. Antônio Guedes Quirino passa a providenciar a venda avulsa dos jornais que manda buscar no Rio de Janeiro, cujas assinaturas podem ser tomadas no começo de cada mês. Vulgo Mendonça, que se considera o 1.º a vender jornais do Rio em Taubaté e que amanhã, 29, volta a anunciar a sua agên-cia, tendo dispensado seu empregado conhe-cido por “Preguiça”. (Jornal do Povo).

 

1893   Morre, em Taubaté, a esposa do Sr. José Flávio de Camargo, português, comerciante nesta praça. (Diário de Taubaté, 12/12/1897).

 

1893   Falece D. Francisca Augusta de Morais Ca-margo, esposa do Sr. José Flávio de Camargo, natural de Paraibuna. (Jornal de Taubaté de 30 de junho de 1901 – 8.º aniversário).

 

1895   O Diário Oficial publica a Lei instituindo o imposto sobre o café decorrente do acordo havido entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e Espírito Santo. (O Popular).

 

1897   Na capela da Monção realizam-se as festividades de Santa Cruz com missa pela manhã, ladainha, música, leilão e fogueira à noite com a colaboração da Corporação Musical “Lyra Taubateense”. Para 1898 foram nomeados: Festeiros – João Rosa de Moura e Senhora Maria Gertrudes de Moura Andrade, capitão do mastro Joaquim da Silva Santos e alferes da Bandeira Antônio Fernandes Vieira. (Diário de Taubaté).

 

1897   O major Olímpio Catão que exerceu em Taubaté o cargo de Inspetor Literário deste 13.º distrito e que desde meados de 1894 foi substituído pelo Cap. José Benedito de Oliveira China é aposentado com vencimentos de 2:794$ anuais. (Diário de Taubaté).

 

1898   Em prosseguimento às imponentes soleni-dades da Festa do Divino Espírito Santo em Taubaté, iniciadas domingo último, dia 22, serve-se, às 9 horas da manhã, almoço aos pobres, no Império, depois do que se faz aos mesmos farta distribuição de carne de vaca. No Largo do Pilar funciona o pau-de-sebo com quantia a ser disputada pela rapaziada. À noite, baile. Os atos são abrilhantados pela Lyra Taubateense e o festeiro é o Sr. Francisco Pestana Júnior. (Diário de Taubaté).

 

1905   Realiza-se assembléia geral da Associação Artística e Literária de Taubaté de posse do novo tesoureiro Sr. José Gomes da  Luz. Deliberou-se ainda a mudança do nome do grupo dramático “Filhos de Talma” filiado à Associação para Grupo Dramático “Baptista Góes”, em homenagem ao fundador do grupo e que foi também fundador da Associação. O Grupo conservará as mesmas cores – azul e branco – da nação do finado. Foi autorizada ainda a criação de um Gabinete de Leitura com o nome de Aureliano Coutinho em homenagem ao cultor das letras e magistrado que aqui muito trabalhou fundando inclusive um Liceu de Artes e Ofícios no Convento de Santa Clara e que desapareceu com sua retirada da cidade. (A Verdade).

 

1905   O Grupo Dramático “Ernesto Sampaio” realiza seu 2.º espetáculo no Teatro João Gomes da Luz, da Sociedade Musical “Malhado Rosa” a que pertence, com o drama em 3 atos “Paulo e Helena”, de autoria do Prof.  Ernesto Sampaio de que participam os atores Mário Pereira, Afonso Vieira, D. Lucila Toledo e Fernando Ferreira. No intermédio o Sr. Nascimento faz cena cômica, burlesca e o Sr. Quintino de Macedo declama. Encerra o espetáculo o disparate em 1 ato “Sem pé nem cabeça”. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Assume o cargo de tesoureiro da Associação Artística e Literária de Taubaté o comerciante Sr. José Gomes da Luz. Nessa Assembléia se delibera mudar o nome do Grupo Dramático de Associação de “Filhos de Talma” para “Baptista Góes” como homenagem ao fundador do mesmo, o finado João Baptista Góes. A Associação fica ainda autorizada a criar o Gabinete de Leitura “Aureliano Coutinho” em homenagem à memória do ilustre desembargador que aqui foi juiz de direito. (Jornal de Taubaté).

 

1910   O Prefeito Municipal de Taubaté oficia ao Sr. Juvenal Machado, gerente do gasômetro, declarando que o preço do gás para a iluminação particular deve ser cobrado à razão de 420 réis por metro cúbico fornecido, de acordo com o câmbio de 16 dinheiros por mil réis e o contrato firmado em 1893. (O Norte).

 

1914   O Inspetor Literário Municipal visita a escola do Bairro do Rio das Antas, regida pela Prof.ª  D. Maria de Lourdes Guimarães e encontra 24 dos 29 alunos matriculados. (O Norte).

 

1939   O Rev.do P.e João Raymundo da Silva é designado para a Inspetoria Federal do Ginásio do Estado em Taubaté. (O Lábaro).

 

1945   Tem início no Rio de Janeiro e se prolonga até 2 de junho a temporada da consagrada pianista taubateana Geni Marcondes, pela Rádio P R A – 2 com um programa infantil e desenvolvimento do tema “A Educação Musical da Criança”. (Nossa Terra).

 

1949   Aniversaria o Rev.do P.e João Evangelista Vieira, professor do Seminário Diocesano e capelão da Vila São José. (Taubaté Jornal).

 

1949   Taubaté recebe honrosa visita de delegação de médicos da Associação Paulista de Medicina, entre os quais os Drs. Oswaldo Melone e Reinaldo Chiaverini que proferem conferência no salão do Dispensário Félix Guisard, abordando respectivamente os temas “Conquistas modernas na transfusão de sangue” e “Tratamento das Insuficiências Cardíacas”. Na ocasião o Dr. José Ortiz Monteiro Patto aborda também o problema hospitalar em geral e se refere ao seu Plano de Assistência Municipal, que traçou para Taubaté. (Taubaté Jornal).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *