27 de maio de…

0
Share

 

1863   Nasce, em Trentino na Itália, frei Mansueto de Val Floriano, piedoso e erudito capuchinho falecido no Hospital de Santa Isabel em Taubaté, a 01/02/1921. Entrou para a ordem a 16/10/1879, emitiu votos perpétuos a 02/07/1884 e dois anos depois era ordenado sacerdote. Pertencia ao 1.º grupo de capuchinhos que aportou ao Convento de Santa Clara, de que foi guardião. Lecionou Teologia e Direito Canônico no Seminário Diocesano local até a morte. (A Folha de 07/02/1932).

 

1868   A Câmara Municipal de Maceió (Alagoas) presta significativa homenagem ao ilustre taubateano Dr. Antônio Moreira de Barros na presidência daquela província, de que acaba de se exonerar a pedido. (O Paulista).

 

1892   Em Pindamonhangaba realizam-se eleições que o autor não esclarece para que fim. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume pág. 54). Teriam ocorrido em Taubaté? Verificar.

 

1895   Morre, no Rio de Janeiro, o Conselheiro Joaquim Saldanha Marinho, Presidente da Província de São Paulo de 1867 a 1868. (Folhas).

 

1897   O Capitão João L. de Faria, comandante da 1.ª secção da Guarda Cívica do Norte do Estado devidamente autorizado, encarrega-se de ministrar instrução militar aos alunos do Grupo Escolar de Taubaté. O Sr. José Pereira de Mattos,jornalista, colaborador do nosso Diário de Taubaté é nomeado correspondente do “União Portuguesa” nesta cidade. (Diário de Taubaté).

 

1905   No edifício da Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro realizam-se as solenidades de colocação de grau de doutor concedido ao bacharel taubateano João Baptista de Castro Rodrigues, com a presença do Dr. Rodrigues Alves, Presidente da República, Dr. Seabra, ministro da justiça, Dr. Nilo Peçanha, presidente do Estado do Rio de Janeiro, o arcebispo do Rio de Janeiro, deputado Sá Peixoto, General Francisco Glicério, deputado Esmeraldino Bandeira, paraninfo, congrega-ção, imprensa e altas autoridades, com banda de música da brigada policial. O Dr. Castro Rodrigues fez seus preparatórios no Colégio do Coração de Jesus, em Taubaté. (A Verdade).

 

1912   Nas festividades em louvor do Divino Espírito Santo, o Sr. João Bindão é sorteado para “Imperador” em 1913. Fazem-se as primeiras restrições às partes profanas das festas que tendem a desaparecer. (A Federação).

 

1914   Para as festividades do Santo Cruzeiro da Capela dos Remédios em 1915 foi nomeada a seguinte Comissão: Sr. João Francisco Monteiro, João Francisco de Araújo Camargo, José Francisco M. de Alvarenga, Nabor José Ferreira e José Martiniano Monteiro, além dos festeiros noveneiros. Para capitão do mastro foi nomeado o Sr. João Batista Monteiro e para alferes da bandeira o  Sr. Gregório Alves dos Santos. As festas deste ano decorreram animadas. (O Norte).

 

1914   Já está funcionando em dependência da cadeia pública local o pombal instalado pelo chefe do destacamento policial local ten. Agripino dos Santos com pombos correios ingleses solicitados e enviados pelo comando geral. (O Norte).

 

1914   Prosseguem ativamente as obras de construção do novo prédio do Asilo de Mendigos em substituição ao velho casarão e para as quais o Mons. João Alves acaba de dar 100$000. (O Norte).

 

1914   Observação – a Rua da Consolação é a atual Av. Mal. Deodoro como se vê na coleta de impostos em que são mencionados o Instituto Disciplinar, Colégio Santa Verônica, e muros do Convento de Santa Clara. (O Norte).

 

1914   Na Procuradoria da Fazenda Pública em São Paulo com a presença de representantes do Ministro da Viação e da Administração da Estrada de Ferro Central do Brasil é lavrada a escritura de venda feita pelo Dr. Joaquim da Silveira Pinto e outros pela importância de 74:290$000 da Empresa de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé à Estrada de Ferro Central do Brasil. (O Norte).

 

1914   O Inspetor Literário Municipal visita a escola do bairro do Rio Comprido e encontra 14 alunos dos 21 matriculados, sob regência do Prof. Substituto Benedito Jacinto de Oliveira. (O Norte).

 

1927   Comemora-se o bicentenário do início da cultura de café em nosso solo brasileiro – Dia do Café. (O Norte).

 

1927   Promovidas pela Câmara Municipal de Taubaté realizam-se na Catedral solenes exéquias em sufrágio da alma do Dr. Carlos de Campos, Presidente do Estado, falecido a 27 de abril. (O Norte).

 

1934   Acudindo à caridosa iniciativa de D. Epaminondas, organiza-se uma Comissão para angariar donativos visando fundar em Taubaté uma creche para crianças filhas de operários. (O Lábaro).

 

1939   Morre o ilustre e venerando taubateano major José Ignácio de Souza Almeida pertencente à tradicional família local, com 90 anos de idade, e um dos melhores conhecedores da nossa evolução histórica. Residia na Rua das Palmeiras em prédio onde está hoje a entrada do Taubaté Country Club. (O Lábaro).

 

1949   O Prefeito Municipal de Taubaté Dr. José Luiz de Almeida Soares é homenageado em Ubatuba pela passagem de seu aniversário natalício. (Taubaté Jornal).

 

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *