20 de maio de…

0
Share

 

1506   Cristóvão Colombo morre em Valadolid, Espanha. (Rio Branco, Ef. p. 247).

 

1783   Nasce, em Campos dos Goitacases, o estadista José Bernardino Batista Pereira de Almeida. (Folhas).

 

1842   Contrata-se em Viena, na Áustria, o casamento do imperador D. Pedro II do Brasil, com a princesa D. Teresa Cristina. (Folhas).

 

1883   É sepultada D. Gertrudes Correia de Jesus Leite, importante fazendeira no município. (Gazeta de Taubaté de 24). Sogra de José Marcelino Monteiro, Fernando Monteiro Gomes da Silva, Benedito Mello Correia e mãe de D. Ana Joaquina Correia Leite de Jesus, de Francisco Correia Leite e de Manoel Correia Leite. Em seu testamento libertou 2 escravos: Pedro de 60 anos e Maria Rita de 20 anos, sem ônus. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Alfredo Meyer, proprietário de casa de Jóias e Relógios na rua Marquês do Herval, 126 e sua senhora despedem-se dos taubateanos e oferecem seus préstimos em Paris, à rua Richer n.º 34. (Gazeta de Taubaté).

 

1897   Passam, por Taubaté, os Oficiais da Esquadra Chilena. Na estação da Estrada de Ferro Cen-tral do Brasil toda embandeirada e iluminada às 7 horas da manhã são saudados com 21 tiros, banda de música e grande massa popular, decepcionada porque o trem nem sequer diminuiu a marcha quando se esperava que parasse até. (Diário de Taubaté).

 

1905   Tendo em vista as eleições de 10 de junho próximo, a Câmara Municipal de Taubaté divide o município em 8 secções na forma do decreto 20 de 06/02/1892. Eleição de Deputado Estadual para a vaga do falecimento de Dr. Octávio da Silva Leme. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Com 76 anos de idade morre, em Tremembé de onde era natural, o cidadão Antônio Ribeiro do Amaral, filho de Manoel Ribeiro e casado com D. Maria do Carmo Amaral, irmã do Sr. Luiz Samuel M. de Mello e prima de Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo. Era sogro do c.el Antônio Monteiro Patto e avô do Sr. Benedito Monteiro Patto, e Alexandre Monteiro Patto. (O Norte).

 

1914   O c.el Augusto César Monteiro, 2.º juiz de paz do distrito de Taubaté, assume o exercício do cargo vago com o fato de ter o 1.º juiz de paz entrado a servir o cargo de juiz de direito na forma da lei. (O Norte).

 

1914   Por motivo de seu enlace matrimonial com D. Eponina Castilho Marcondes, filha do Dr. Francisco Ignácio Marcondes e sobrinha do Dr. Pedro Costa, entra em gozo de licença de 6 meses o Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito da Comarca que partirá para a Europa em viagem de núpcias. Assume o exercício do cargo o 1.º juiz de paz, Dr. João Dias Cardoso Sobrinho. (O Norte).

 

1918   Após uma permanência de 10 dias entre nós, em visita a D. Epaminondas, parte de regresso à sua arquidiocese D. Joaquim Silvério de Souza, arcebispo de Diamantina. (O Norte).

 

1918   Passa por Taubaté, com destino a São Paulo, o Dr. Wenceslau Braz, Presidente da República. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 51).

 

1945   No salão de festas do Taubaté Country Club realizam-se as homenagens muito justamente prestadas ao Dr. Paulo de Oliveira Costa por motivo de sua recente nomeação para Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. A sessão é presidida pelo Dr. Edgard de Moura Bittencourt, juiz de direito da Comarca, e a saudação oficial é proferida pelo Desembargador Ferreira França que lembra as atividades do homenageado como Promotor Público de Bananal, Juiz de Direito em Jacareí, na presidência do Júri na Capital, no Tribunal de Apelação e sua ação social como presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito de São Paulo. Em seguida falou o Dr. Pedro Barbosa Pereira traçando a biografia do homenageado. (Nossa Terra).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *