15 de maio de…

0
Share

1653   Morre D. Teodósio, primeiro príncipe titular do Brasil. (Rio Branco, Ef. p. 240).

 

18….    Nasce o P.e Antônio Gomes Vieira, coadjutor da paróquia de Taubaté em 1905, o que ainda era em 1914. (Jornal de Taubaté de 16/05/1905 e O Norte, 15).

 

1860   Começam os trabalhos de construção da estrada de ferro de Santos a Jundiaí. (Efemé-rides, Rio Branco, p. 241).

 

1860   Inicia-se a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí a que se atribui, em parte, o fracasso da projetada estrada de ferro Ubatuba-Taubaté-Paraisópolis. (Folhas).

 

1864   O insigne taubateano P.e José Pereira da Silva Barros, futuro arcebispo de Darnis, toma posse do cargo de vigário colado da paróquia de Taubaté em solenidade da festa de Pentecostes de que é festeiro João da Palma Ferreira. Pregou, nessa ocasião, na Matriz de Taubaté o notável orador sacro frei Eugênio de Rumilly, sábio reitor do Seminário Episcopal de São Paulo. (Diário de Taubaté de 23/04/1898).

 

1876   A lei provincial n.º 92 desligou do município de Cunha para anexar ao de Silveiras a fazenda de Israel Gonçalves França, novamente anexando ao de São Luís do Paraitinga e fazenda de Luiz Vaz de Campos. (Lei n.º 81 de 25/04/1865).

 

1876   Lei provincial n.º 92 desmembra de Caçapava, para anexar a Taubaté, a fazenda de João Nogueira de Mattos e Antônio Xavier de Almeida.

 

1888   Na Igreja Matriz de Taubaté celebra-se solene Te-Deum em ação de graças pela extinção da escravidão no Brasil. (O Liberal Taubateense).

 

1889   “O Progressista” jornal que aqui se edita descreve a pompa e o entusiasmo com que Taubaté comemorou a passagem do 1.º aniversário da libertação dos escravos, apesar de ter verificado a extinção da escravidão já a 4 de maio de 1888, 69 dias antes. (Jornal do Povo).

 

1891   Decreto Estadual n.º 169 cria no município de Bananal o distrito de paz de Alambari, com os quarteirões de Barreiros, Arribada, Laranjeiras e Mendengue.

 

1898   Realizam-se, em Taubaté, as solenidades de inauguração oficial do Consulado da Itália de que é agente local o Sr. Raphael Morelli. (Diário de Taubaté).

 

1898   A Estrada de Ferro Central do Brasil inaugura solenemente a bitola larga entre Aparecida e Taubaté. Às 9 horas da manhã, presentes duas bandas de músicas em dois coretos fronteiros entra na estação a máquina Brock n.º 260 conduzindo o Dr. Prudente de Morais Filho, representante de seu pai o Presidente da República; altas autoridades e imprensa. Ao meio-dia em almoço no Hotel da Estação o Prof. João Penna saúda os recém-chegados que em seguida visitam a cidade. Bandas de Música: Lyra Taubateense do maestro José Vicente e Philarmônica Taubateense de Antônio Penzo. O c.el João Batista Alves Moura da Empresa Carris Urbanos colocou um bonde à disposição da imprensa. (Diário de Taubaté).

 

1914   O festeiro Sr. Antônio Valente da Silva, comerciante na praça e vereador à Câmara Municipal de Taubaté, faz publicar o programa das festas do Divino Espírito Santo que começarão a 21 do corrente e terminarão a 02 de junho. Em frente à sua residência à Rua Duque de Caxias (trecho da Rua Bispo Rodovalho até a Rua Jacques Félix, em que é interrompido o trânsito de veículos) será armado o caramanchão do “Império” para o almoço dos pobres às 9 horas, dia 30. As ornamentações estão a cargo do Sr. José Ferreira da Silva, sacristão e armador-mor da Sé Catedral e do Sr. Manoel Leitão. As solenidades serão abrilhantadas com a corporação (banda) e a orquestra “João do Carmo”, havendo todos os dias almoço para os presos da cadeia. (O Norte).

 

1914   Noticia-se, em Taubaté, a realização da Semana Santa em Dois Córregos, pela 1.ª vez promovida pelo vigário P.e Alfredo Pereira da Costa, virtuoso sacerdote taubateano. (O Norte).

 

1927   Na Praça da Catedral realiza-se a cerimônia de juramento à bandeira dos atiradores reservistas da Linha de Tiro, 230, da Escola de Comércio de Taubaté. Em seguida no Polytheama em sessão presidida pelo Sr. Félix Guisard, Prefeito Municipal, a entrega de cadernetas. (O Norte).

 

1932   Na sede do Esporte Clube Taubaté os representantes dos clubes da região realizam a 2.ª reunião em que se discutirão e aprovarão os estatutos da Liga Esportiva do Norte, com a eleição de sua 1.ª diretoria. (A Folha).

 

1949   Presidida pelo exmo. Sr. Bispo Diocesano Dom  Francisco Borja do Amaral realiza-se a 2.ª Romaria à Basílica de N. Sra. Aparecida instituída oficialmente no ano passado. (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticia-se o recente falecimento em Carmo do Rio Claro (Minas Gerais) da Ex.ma Sra. D. Maria de Freitas Corrêa, esposa do Sr. Pedro Augusto Corrêa e sogra dos srs. Dr. Gabriel Luiz Gonçalves e Eurico Penna. (Taubaté Jornal).

 

1949   Dentro das solenidades de encerramento do 13.º Congresso dos Prefeitos do Estado de São Paulo é inaugurada a Sucursal do Diário de São Paulo no Edifício Miranda, à Pça. Dom Epaminondas, com âmbito regional, sob direção do jornalista Sr. Benedito Marcondes Ferreira. (Taubaté Jornal).

 

1949   O prof. Gentil Eugênio de Camargo Leite, delegado do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Taubaté e membro da Sociedade de História e Folclore de Taubaté, dirige ao Dr. José Luiz de Almeida Soares, Prefeito Municipal e Presidente do 13.º Congresso de Prefeitos do Estado de São Paulo, realizado em Taubaté, carta (que será apreciada no 14.º Congresso a se realizar em breve) em que sugere a recuperação e conservação de nossas fontes históricas e tradicionais e a realização de festas por ocasião do aniversário de fundação de cada cidade, com manifestação de sua riqueza folclórica, visita a monumentos e logradouros históricos. (Taubaté Jornal de 3 de julho).

 

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *