14 de maio de…

0
Share

1876   Morre, em Pirassununga, o Sr. Eduardo Monteiro de Carvalho, de nacionalidade portu-guesa que foi casado pela primeira vez em Taubaté com uma filha de D. Fortunata Monteiro. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Morre o Sr. Manoel Vaz de Cardoso, pai de D. Francelina Ramos Cardoso, casada com Manoel Augusto da Fonseca Bulcão, residentes em Taubaté. (Gazeta de Taubaté). 30º dia.

 

1888   Sob a presidência do desembargador (honorário) Dr. Aureliano de Souza Oliveira Coutinho reúne-se o Conselho Diretor do Instituto Taubateano que funciona no Convento de Santa Clara que examina e aprova as despesas feitas com a instalação do estabelecimento, aulas e oficinas, reparos no edifício, inclusive iluminação a gás, abastecimento de água, banheiros, etc. que montaram em 6:009$379 que a Sociedade Protetora do Instituto obteve por empréstimo, sem juros, feito por seu diretor o Visconde de Tremembé que faz constar da ata que o reembolso só se verificará depois que o Instituto constituir um patrimônio de 20:000$000 e sem desfalque de capital e juros do mesmo patrimônio. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Sr. Leopoldino Martinho de Abreu, festeiro do Divino Espírito Santo, convida Dom José Pereira da Silva Barros, bispo de Olinda e o Rev.do P.e João Macário Monteiro e outros sacerdotes, bem como seus amigos e parentes para o jantar que lhes oferecerá a 20 do corrente. (O Liberal Taubateense).

 

1889   Morre, em Taubaté, D. Maria das Dores Domiciana, esposa do Sr. Benedito Dias da Mata, filha de D. Benedita Domiciana e irmã de D. Maria Eugênia Domiciana. (Jornal de Taubaté).

 

1891   O Sr. José Maria de Castro Toledo é nomeado agente do correio de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1891   O Tabelião Manoel Inocêncio de Camargo muda sua residência e escritório para a Rua Marquês do Herval, 117. (Jornal do Povo).

 

1891   Tem início os septenários que precedem às festas do Divino Espírito Santo de que é festeiro o Sr. Francisco Moreira Damasco. (Jornal do Povo).

 

1891   Encontra-se nesta cidade para onde se mudará brevemente o Sr. João Baptista Mourão Júnior, fazendeiro no oeste (deve ser o ten. c.el João Batista Alves Mourão dos bondes urbanos em futuro próximo em cujas mãos a Companhia vai se extinguir). (Jornal do Povo).

 

1891   São exonerados os seguintes Inspetores de Quarteirões: José Benedito Correia do Amaral, do Tremembé; Antônio Francisco de Oliveira Rolim, do bairro do Borba; Emígdio Pereira da Silva de Pinheiros e Tataúva e Bento Vieira de Toledo Guatura dos Remédios; foram nomeados: Francisco Marquês Pereira para o bairro do Borba; Joaquim Moreira dos Santos para o bairro dos Remédios e Benjamim Gomes de Almeida para os bairros de Pinheiros e Tataúva. (Jornal do Povo).

 

1897   Achando-se concluída a raia do Prado do Areão (caminho de Tremembé), a Sociedade Esportiva Hipódromo Taubateense franqueia a mesma para o cotejo de animais que serão inscritos pelos seus proprietários na primeira corrida a se realizar brevemente. (Diário de Taubaté).

 

1905   O Centro dos Operários Livres transfere sua sede para a Rua Duque de Caxias, 14. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Centro dos Operários Católicos promove festas em homenagem a seu padroeiro São José. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Colégio Stafford, dirigido por D. Annie Stafford com curso completo de educação feminina, devido à crise reinante abaixa o preço da pensão das internas para 800$000 anuais. Aceita alunos externos até 10 anos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No Velódromo Taubateense, da rua 4 de março, realizam-se competições de bicicletas. Em luta romana o amador Brunini, desta cidade, vence o campeão profissional sul-americano Rochetto Millo, ganhando medalha de ouro. (Jornal de Taubaté).

 

1933   Em comemoração do centenário da fundação da 1.ª Conferência de São Vicente de Paulo em Paris por Frederico Ozanam, a Sociedade de São Vicente de Paulo de Taubaté inaugura em frente às Casas Pias um busto daquele grande publicista católico. (O Lábaro).

 

1949   Realiza-se em Taubaté o 13.º Congresso dos Prefeitos do Estado de São Paulo que se encerra amanhã. (Taubaté Jornal).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *