7 de maio de…

0
Share

 

1876   Reúne-se a Câmara Municipal de Taubaté sob a presidência do Juiz Municipal suplente em exercicio, Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, e por escrutínio secreto, preenchidas as formalidades da reforma eleitoral, foram eleitos dois membros efetivos e dois suplentes da Junta Municipal: efetivos, Dr. Joaquim Lopes Chaves e ten. c.el José Ferreira de Moura; suplentes, Joaquim Pires Dias e João Leite Barbosa. (A Imprensa de Taubaté).

 

1877   A cidade de Pindamonhangaba é novamente elevada à categoria de sede da Comarca. Seu 1.º juiz de direito é o Dr. Miguel de Godoy Moreira e Costa que a inaugura a 15 de outubro de1877. A 13 de outubro de 1890 foi declarada Comarca Especial cuja instalação se deu a 19 de dezembro de 1890. Antes pertenceu à Comarca de Bananal. Foi constituída em Comarca por lei n. 16 de 30 de março de 1858, suprimida porém. O 1.º promotor público da Comarca foi o ilustre taubateano Dr. Jacyntho Pereira da Silva Barros que exerceu o cargo de1877 a 1879. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 403 e 414).

 

1880   Morre, na fazenda de Santa Mônica, o Marechal Duque de Caxias, o pacificador. (Rio Branco, Ef. p. 231).

 

1891   Decreto Estadual n.º 166 cria o município de Vila Vieira do Piquete.

 

1891   O Governo do Estado concede ao Sr. Rodolpho Silveira da Motta contratante das obras de construção da cadeia pública de Taubaté o prazo de 3 meses para conclusão das mesmas, à vista de ter requerido 5 meses. (Jornal do Povo).

 

1891   Acha-se exposto na “Palleta Góes” o retrato do cidadão Sr. Francisco Antônio da Silva, obra do artista Jacintho Capuz. (Jornal do Povo).

 

1891   A Companhia Dramática de Adelina Castro e Izidoro Castro leva à cena no Teatro São João o drama “Pedro…” e a comédia em 1 ato “Toríbio Canudo” principiando com a declama-ção da poesia dramática de Pinheiro Chagas “A Liberdade”. (Jornal do Povo).

 

1891   À noite realiza-se o casamento do Sr. Pedro Pereira de Barros Júnior com D. Luiza Branco da Cunha que viriam a ser os progenitores do jornalista taubateano Pedro Pereira de Barros Neto (conforme consta no inventário de seu pai, falecido quando era menor), que adotou o nome de Pedro Cunha, há muito radicado em São Paulo.

 

1896   Noticia-se o falecimento do republicano João B. Goz ex-diretor do “Jornal do Povo” e artista amador que por diversas vezes se apresentou no Teatro São João. (A Zagaia).

 

1897   À Rua XV de Novembro, a fábrica dos Srs. Tinoco & Companhia, inaugura novos moinhos de café, fubá, farinha de arroz e preparação de sal, produtos que competem perfeitamente com os melhores existentes. (Diário de Taubaté).

 

1898   No Largo Comendador Costa Guimarães realizam-se solenidades em louvor de Santa Cruz. (Diário de Taubaté).

 

1905   No Teatro “João Caetano” da Associação dos Empregados no Comércio (Rua Duque de Caxias), o seu Grupo Infantil leva a cena o drama “Fabíola”. (Jornal de Taubaté).

 

1914   O Sr. José Marcelino dos Santos comunica à Câmara Municipal de Taubaté a instalação da Coletoria das Rendas Estaduais em Tremembé bem como sua posse no cargo de Coletor da mesma. (O Norte).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *