6 de maio de…

0
Share

1632   Nasce, na Vila de Parnaíba, o capitão Antônio Bicudo Leme, filho de Braz Esteves Leme e de D. Margarida Bicudo. Em 1660 mudou-se para a Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, onde residiu por algum tempo. Possuidor de terras a Leste, fundou ali a povoação de Pindamonhangaba com seu irmão Braz Esteves Leme, alcaide-mor; seu filho Manoel da Costa Leme e seus genros João Corrêa de Magalhães e Vasconcelos e Pedro da Fonseca Magalhães onde erigiu uma capela sob invocação de São José. Muito devoto era conhecido por “Via Sacra”!. Casou-se 3 vezes: com D. Francisca Romeiro Velho Cabral, falecida em Guaratinguetá a 27 de agosto de 1663; com D. Luíza Machado, falecida em Pinda a 26 de junho de 1707 filha de Domingos Machado Jacome (da Ilha Terceira) e de D. Catharina Barros; e com D. Ana Cabral da Silva. Fez testamento a 20 de junho de 1712, escrito pelo capitão Salvador de Siqueira Leme por incapacidade e caduquice. Morreu a 6 de junho de 1716. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 34 a 36).

 

1859   A freguesia de Buquira, com a restauração da Comarca de Taubaté, volta a integrá-la, desligando-se da Comarca de Pindamonhangaba, pela lei provincial n.º 26.

1859   Lei provincial n.º 26 restaura a Comarca de Taubaté de 2.ª entrância, classificada pelos decretos n.os 2428 de 03/06/1859 e 4890 de fevereiro de 1872. Foi criada pela lei n.º 11 de 17/07/1852. (Diário de Taubaté de 08/10/1898).

1868   Morre repentinamente em Pindamonhangaba onde fora vigário colado por 22 anos, consternando toda a população, o ilustre sacerdote taubateano, Comendador Cônego João Nepomuceno de Assis Salgado. Nasceu em Taubaté a 2 de fevereiro de 1803 e aqui fez seus primeiros estudos. Ingressou no Seminário São Joaquim do Rio de Janeiro mas abandonou a carreira eclesiástica, voltando para Taubaté, onde se casou a 8 de setembro de 1836 com dona Rufina Fonseca Ferraz, falecida prematuramente a 16 de julho de 1837. Reenceta então os estudos no mesmo seminário onde se ordena sacerdote em 1839, celebrando sua primeira missa no 2.º aniversário da morte de sua esposa a 16 de julho de 1839. Foi nomeado vigário de Taubaté em 1840 e aqui permaneceu até 1845 quando foi nomeado vigário colado de Pinda de cuja paróquia tomou posse a 6 de janeiro de 1846. Nesse ano foi distinguido com as honras de Cônego Honorário da Sé de São Paulo. Em 1867 o Papa Pio IX o nomeou camareiro privado de S.S. e o governo imperial o condecorou com a comenda da Ordem de Cristo. Foi vigário de Pinda por 22 anos. De seu casamento deixou uma filha de nome Maria Rufina Olinda Fonseca Barros casada com o Alferes Luiz Teixeira de Barros. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 263).

1876   Chega a Jacareí pela primeira vez a locomotiva que percorre o trecho de estrada de ferro que ficou pronto entre São Paulo e essa cidade (trecho Paraíba – Jacareí). Há festas e jantar oferecido aos engenheiros da Companhia São Paulo e Rio de Janeiro. (A Imprensa).

1880   Falece o general Duque de Caxias que por ocasião da Revolução Liberal de 1842 fez proclamação em Taubaté. (O Popular).

1888   Morre, em Campinas, o estadista Antônio de Queiroz Telles, Barão e Visconde de Parnaíba, nascido em Jundiaí a 16 de agosto de 1831, presidente da província de São Paulo em 1886. (Folhas).

1889   Chega a Pindamonhangaba onde é recebido  festivamente Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, Bispo de São Paulo, grande amigo e admirador de Dom José Pereira da Silva Barros, o insigne taubateano, bispo de Olinda e arcebispo titular de Darnis. (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 47).

1895   O encarregado do levantamento da planta cadastral da cidade pede prorrogação do prazo hoje findo para apresentar o trabalho que foi prejudicado pelo mau tempo reinante que impediu os serviços de observação de campo. Deseja mais 3 meses de prazo, sem multa. (O Popular).

1897   Em sessão da Câmara Municipal de Taubaté propõe-se o nome do Dr. Dino Bueno para o nosso primeiro Grupo Escolar cuja criação se deve ao referido Secretário do Interior, tão logo tomou posse, concretizando velha aspiração de Taubaté. (Diário de Taubaté).

1897   A Câmara Municipal de Taubaté recebe ofício da Secretaria do Interior sobre autorização para pagamento, pela Coletoria Estadual local, do auxílio de 10:000$000 para a construção do Lazareto no bairro da Estiva. (Diário de Taubaté).

1897   A Câmara Municipal de Taubaté nomeia Inspetores de Estradas os Srs. Francisco Gregório desde o rio do Cristóvão até o 3.º km; João Batista Pinheiro desde sua fazenda até as divisas da Redenção; Sr. Marcelino Alves Pereira desde a porteira das Caveiras (Independência) até a colônia do Quiririm. (Diário de Taubaté).

1905   Morre D. Carolina Maria da Glória, irmã do Dr. Corsino de Moura. (Jornal de Taubaté).

1905   Realizam-se, em Pinda, solenes exéquias pelo passamento do Dr. Antônio de Godoy, Chefe de Polícia do Estado, a que comparece o sacerdote taubateano Cônego Antônio de Almeida.

1906   A Câmara Municipal de Taubaté atende pedido da Venerável Ordem Terceira de São Francisco e manda colocar dois combustores de gás ao lado do cruzeiro da Ordem para iluminá-lo. O Dr. Bento Enéas de Souza e Castro vice-presidente da Câmara e Intendente Municipal de Taubaté proíbe, a partir deste ano, o levantamento de mastro e a fogueira no Largo da Matriz por ocasião das festas do Divino Espírito Santo. (O Norte).

1906   Noticia-se o falecimento do Rev.mo P.e Manuel Antunes de Siqueira, ilustre taubateano, vigário de Bragança. (O Norte).

1906   Com um sarau dramático, literário e musical do seu grupo infantil a Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté comemorou a passagem de seu 4.º aniversário de fundação. Tocou orquestra regida pelo Prof. Francisco Monteiro de Camargo. (O Norte).

1910   A pedido dos moradores a Câmara Municipal de Taubaté autoriza a Prefeitura a iluminar a gás o trecho da Rua Marquês do Herval entre a Rua Santa Cruz (c.el Gomes Nogueira) e o Largo Costa Guimarães (Praça Santa Teresinha). (O Norte).

1911   O Vigário da Paróquia de Pindamonhangaba, Padre Ângelo Gazza, na pregação da missa conventual na Igreja Matriz daquela cidade verbera a nova moda feminina de jupe-culote e proíbe terminantemente a entrada na Igreja de senhoras e senhoritas usando tais vestes. Consta que ninguém as usou. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides – pág. 48).

1914   Com a conclusão das obras do ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil para Tremembé devido a esforços dos trapistas de Maristela, inaugura-se no km 340 entre Taubaté e essa cidade um posto telegráfico de que fica encarregado interinamente o Sr. Euclides de Mello. O posto tem o prefixo T B para as licenças entre as estações de Taubaté e de Andrade Pinto (Mata Fome) e funciona das 6 às 19 horas, sendo a estação de Taubaté intermediária para todas as comunicações. Em breve se poderá ir de Taubaté a Tremembé pela Central do Brasil. (O Norte).

1914   O Sr. Antônio Marcondes do Amaral é removido de Itaquera para a estação de Andrade Pinto, como conferente. (O Norte).

1914   O Sr. Victorino de Oliveira, 1.º Secretário do Aéro-Clube Brasileiro agradece ao jornal taubateano “O Norte” a remessa de 534$500 que aqui angariou em prol daquele clube. (O Norte).

1914   Circula, em Taubaté, mais um número dos Anais Franciscanos, revista mensal e órgão das congregações da Ordem Terceira, publicada nesta cidade sob os auspícios dos Rev.mos capuchinhos do Convento de Santa Clara, relativo ao mês em curso e que traz clichê do Centro Catequístico Santa Clara. (O Norte).

1914   O Circulo Recreativo Italiano, com sede nesta cidade, abre lista de subscrição em prol das obras de construção do novo Hospital de Santa Isabel a que concorrem as colônias italianas de Taubaté e Quiririm e cuja arrecadação já monta a 1:010$500. (O Norte).

1914   O Inspetor Literário Municipal visita as seguintes escolas: Mista do Baracéia, regida pela Professora Philomena Massa onde encontrou 36 dos 41 alunos matriculados; Masculina do Baracéia, do Prof. Benedito Praxedes de Abreu (subst.) onde estavam 27 dos 29 alunos; Masculina do Bairro da Água Vermelha, do professor normalista primário Jacinto Lopes, com 14 dos 31 alunos. (O Norte).

1927   Acompanhado de diversos diretores do Palestra Itália de São Paulo visita Taubaté o consagrado campeão internacional de futebol Amílcar Barbuy que comparece à sede do Esporte Clube Taubaté onde é recebido por diversos associados. (O Norte).

1939   O distinto casal Sr. Francisco Campos e D. Engrácia Gomes de Campos moradores na Água Branca em São Paulo, progenitores do Sr. Evandro Campos, então diretor-gerente de O Lábaro, comemoram suas bodas de ouro matrimoniais, celebrando-se, aqui em Taubaté no Santuário de Santa Teresinha, missa congratulatória. (O Lábaro).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *