3 de maio

0
Share

1560   José Ramalho faz o seu testamento na Vila de São Paulo de Piratininga, declarando ter 90 anos de idade e 70 de permanência nestas paragens. (Diário de Taubaté de 27/11/1897).

 

1660   Nasce, na Bahia, o historiador Sebastião da Rocha Pita, autor da “História da América Portuguesa”, publicada em 1730. Morreu a 02/11/1738. (Rio Branco, Ef. p. 226 e 513).

 

1823    Instala-se solenemente a Assembléia Constituinte. (O Popular).

 

1850   Lei provincial n.º 1 estabelece divisas entre Caçapava e São José dos Campos.

 

1854   Lei provincial n. 24 estabelece divisas entre os municípios de Pindamonhangaba e Taubaté. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume, pág. 66).

 

1854   Lei provincial n.º 24 revoga a de n.º 4 de 22 de março de 1851 e estabelece novas divisas entre Pindamonhangaba e Taubaté.

 

1854   Lei provincial n.º 25 estabelece divisas entre os municípios de Guaratinguetá e Lorena, sendo revogada pela de n.º 4 de 12/03/1855, que restabeleceu divisas anteriores.

 

1886   Lei provincial n.º 76 anexa ao município de Paraibuna, desmembrando do de Redenção, a fazenda de Joaquim Feliciano de Sá.

 

1891   Vai à cena, no Teatro São João, o drama “Estátua de Carne” com os artistas Adelina Castro,  Izidoro, Lopes, Góes, Brasil, Rosalina, Tereza do Amaral, Gonçalves, Braga e Vaz. A cena cômica final “O Laparoto” foi reprovada. (Jornal do Povo).

 

1891   O Sr. Pedro Pereira de Paula Toledo, inspetor do 22.º quarteirão de Taubaté (cidade) vendo relaxadas diversas prisões que tem efetuado e julgando-se desmoralizado considera-se demi-tido do referido cargo. (Jornal do Povo).

 

1895   No Largo do Mercado, em Taubaté, estão estabelecidas 23 casas comerciais e há na cidade 480 casas iluminadas a gás. Durante o mês de abril a agência do correio local vendeu 1:144$470 de selos. A estação local da E. F. Central de Brasil arrecadou 47:666$390. (O Popular).

 

1895   A Superintendência de Obras Públicas do Estado autoriza a despesa de 8:980$466 com reparos na estrada que vai de Taubaté a São Luís do Paraitinga. (O Popular).

 

1895   Durante o mês de abril foram abatidos 161 suínos na cidade. (O Popular).

 

1895   O major José Rabello, secretário do Comando Supremo da Guarda Nacional de Taubaté, agradece publicamente ao Dr. Benedito de Araújo Ramos o desvelo e dedicação com que socorreu sua esposa D. Bazília Rabello. Agradece também ao virtuoso Bispo Conde de Santo Agostinho, Dom José Pereira da Silva Barros, D. Maria José de Aguiar, D. Umbelina Pereira da Fonseca e D. Glória Monteiro de Meira, ao Capitão Francisco de Paula Monteiro d’Aguiar, Capitão José Cyrillo Lobato e Alferes João Baptista da Costa Leite. (O Popular).

 

1895   Estréia, em Taubaté, o Circo Atlântico do Sr. Serafim Fernandes com espetáculo variado, muito concorrido. (O Popular).

 

1897   Com raro brilho realizam-se as festas de Santa Cruz do Barranco, com missa cantada em que prega o Côn. Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro a que se segue almoço ao ar livre em cuja mesa entre outros sentam-se o Barão da Pedra Negra (cabeceira), Comendador José da Rocha Paranhos, Major Francisco Gomes Vieira, Vigário Antônio Nascimento Castro, Cônego Benjamim de Toledo Mello, Côn. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, P.e Antônio Gomes Vieira, Dr. Acácio de Araújo e excelentíssimas famílias e outros. (Diário de Taubaté).

 

1898   Promovidas pelos festeiros João Rosa de Moura e Maria Gertrudes Moura  Andrade, realizam-se as tradicionais festas da Santa Cruz da Monção. (Diário de Taubaté).

 

1900   Grandes solenidades religiosas e profanas assina-lam em Taubaté a comemoração do 4.º centenário do descobrimento do Brasil. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Capela de Santa Cruz da rua Jacques Jélix  (hoje  Mariano  Moreira e que já se chamou Ruinha) inicia suas primeiras festividades após sua inauguração ontem com missa pela manhã, levantamento de mastro à tarde e início de novenas que terminarão domingo dia 12, dia da festa. Toca a banda de música João do Carmo ou banda dos Paraguaios. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Anoto aqui alguns endereços até agora não mencionados e que convém acrescentar às notícias: Club Musical Recreativo, Rua São José; Sociedade Musical “Malhado Rosa”, Rua Dr. Winther; Redação de “O Alvião”, Rua Dr. Winther; Soc. Literária e Recreativa, Rua Visconde do Rio Branco; Centro dos Operários Católicos, Rua Visconde do Rio Branco; Redação de “O Norte”, Rua Dr. Souza Alves; Associação dos Empregados no Comércio, Rua Duque de Caxias; Sport Club Taubateense, Rua do Sacramento; Sociedade Italiana, Diretoria do Velódromo, Rua do Sacramento. (Jornal de Taubaté).

 

1915   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornalzinho crítico  e  infantil  “O  Mimo”, finamente impresso. (Gazeta de Taubaté).

 

1933   Com o funcionamento de 7 sessões realizam-se em Taubaté as eleições para a Assembléia Nacional Constituinte em que a Chapa Única Por São … Unido recebe verdadeira consagração. (Lábaro).

 

1950   Taubaté recebe a visita do Dr. Plínio Salgado, presidente nacional do Partido de Representação Popular, que aqui encerra excursão política pelo norte do Estado. (Tabaetê).

 

1966    Lei n.º 942 declara de utilidade pública o “Lar-Escola Santa Verônica” de Taubaté. (Manual: II, 74).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *