30 de abril de…

0
Share

1854   Inaugura-se a Estrada de Ferro de Mauá, primeira construída no Brasil. (Rio Branco, Ef. p. 221).

 

1854   Realizam-se em Mauá as solenidades de inauguração da 1.ª estrada de ferro brasileira. (O Popular).

 

1857   As vilas de São Luís do Paraitinga e Paraibuna são elevadas à categoria de cidades. (O Momento).

 

1864   O insigne taubateano P.e José Pereira da Silva Barros, futuro arcebispo de Darnis, é nomeado  vigário colado da paróquia de Taubaté por Provisão de D. Sebastião Pinto do Rego, bispo diocesano, cargo de que toma posse a 15 de maio nas solenidades de Petencos-tes de que é festeiro em Taubaté, João da Palma Pereira. (Diário de Taubaté).

 

1895   A Comissão Central do Partido Republicano pede aos Comandantes Superiores da Guarda Nacional das diversas Comarcas do Estado (inclusive de Taubaté) que enviem com urgência a lista dos oficiais que não receberam suas patentes, a fim de serem requisitadas ao Governo Federal. (O Popular).

 

1897   O “Diário de Taubaté” sob a direção do Sr. Victorino Coelho de Carvalho dando à publicidade o n.º 486 do seu Ano III estréia novo material tipográfico visivelmente superior.

 

1901   Nascimento Castro e tendo como examina-dores os srs. major José Ramos Ortiz, Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e prof. João Francisco Monteiro, presta exames o candidato à regência da escola municipal do sexo masculino do Bairro do Rio das Almas Sr. Francisco Torres que é aprovado plenamento com grau 8. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No jardim do Club Musical Recreativo realiza retreta a Philarmônica Taubateense  de  cujo  programa consta em 1.º lugar o dobrado “Stoessel” de José Gomes de Assis Camargo. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Realizam-se em Taubaté com a presença de autoridades, pessoas gradas,  as  solenidades  de inauguração de filial da Companhia de Armazéns Gerais, em frente à estação da Estrada de Ferro Central do Brasil a que comparecem: Dr. Arthur Varella, representante do Governo do Estado; Edward Green, presidente da Companhia etc. (O Norte).

 

1911   Dom Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, 1.º bispo de Taubaté, encerra sua visita pastoral a Pindamonhangaba e parte para Gua- ratinguetá. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides – pág. 45).

 

1914   No Teatro São João, gentilmente cedido pelo vigário P.e Florêncio Luiz Rodrigues, realizam-se as solenidades de entrega de bandeiras nacionais às classes do 2.º Grupo Escolar de Taubaté, dirigido pelo prof. Álvaro Ortiz, que apresentaram maior índice de freqüência durante o mês findante, sessão que é presidida pelo professor e maestro José Carlos Dias, Inspetor Escolar. O teatro está repleto. À mesa estão Monsenhor Antônio Nascimento Castro, vigário geral, P.e Florêncio Luiz Rodrigues, vigário da paróquia, prof. Pio Teles Peixoto, diretor do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves”, Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, professor Euripedes Braga, diretor do Grupo Escolar de Pindamonhangaba e o prof. Álvaro Ortiz. Anima a reunião orquestra de distintos professores dirigida pelo Sr. José Vicente de Barros. Oradores, declamações, etc. (O Norte).

 

1914   Em solenidade abrilhantada por orquestra local e franqueada ao público realiza-se no 2.º Grupo Escolar de Taubaté cerimônia de entrega da bandeira nacional à classe que mais se distinguiu durante o mês em freqüência. É no Cinema Teatro São João que transfere para Sábado o espetáculo programado. (O Norte).

 

1914   No Circo Europeu, o Prof. Gabriel Antonoff promove festa com a apresentação do cavalo  Menelick, amestrado em 3 dias. São paraninfos os Srs. Dr. Pedro Costa, Gastão Câmara Leal, Antônio Pereira da Silva Barros, c.el Antônio Moreira Leite, c.el Augusto Monteiro, Major Antônio Porto, c.el José Benedito Marcondes de Mattos, cap. José Cyrillo Lobato, Juvenal Machado, Dr. Huáscar Pereira, José Domingues Ribas, Homero de Mattos, José Gomes Tinoco, José Antônio de Barros, José Moreira de Castilho, Augusto Leite, Graciliano de Aquino Lima, Luiz Vieira e Francisco Jacyntho Pereira. (O Norte)

 

1932   Inaugura-se, nesta cidade, no bairro do Areão, o Frigorífico Menegon. (A Folha).

 

1939   O Lábaro saúda o C.T.I. Jornal pela passagem de seu  1.º  aniversário  de  publicação   como   órgão mensal dos operários da Companhia Taubaté Industrial.

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *