26 de abril de…

0
Share

1500   Frei Henrique de Coimbra, depois bispo de Ceuta, celebra a 1.ª missa no Brasil, no ilhéu da Coroa Vermelha. (Rio Branco, Ef. p. 217).

 

1821   Com a partida para a Europa do rei D. João VI, começa o governo do príncipe-regente D. Pedro. (Rio Branco, Ef. p. 217).

 

1876   Com 50 anos aproximadamente morre, em Taubaté, o Sr. Feliciano Correa Marcondes, natural desta cidade. (A Imprensa de Taubaté.)

 

1880   Lei provincial n.º 149 cria o município de Buquira.

 

1880   Lei n.º 142 concede privilégio à Companhia de Bondes Taubaté-Tremembé, de tração a vapor, para exploração do transporte nesse trecho. Convém verificar se se trata de Lei Estadual e examiná-la. (O Norte de 22/03/1906).

 

1887   Parte para São Paulo onde vai fixar residência depois de ter estado alguns meses em Taubaté o farmacêutico João José Ribeiro de Escobar colaborador da “Gazeta de Taubaté. (Gazeta de Taubaté de 27).

 

1887   O srs. Girardelli & Nicolussi estabelecem-se no Largo da Princesa Imperial (Dr. Monteiro) com a Fábrica de Cerveja União onde vendem cerveja enfeitada a 3$000 a dúzia e superior “laranginha”. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Pelo Expresso (trem) parte para São Paulo com destino a Santos onde vai fixar residência o Sr. Arthur Barbosa que durante muitos anos residiu em Taubaté e colaborou para o engrandecimento da Corporação Musical “Philarmônica Taubateense”, músico que é. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Sob o título “ECHOS e…” o jornal local “O Liberal Taubateense” comenta em artigo assinado por “Sacy”: Morreu o Club Mendelsohn. Morreu o Club Concórdia. Morreu a Sociedade de Imigração de Taubaté (primeira e segunda). O bondinho do Tremembé está agonizando. A Cia. de Gás e Óleos Minerais debate-se nas vascas da morte. O gás está morrendo, em vésperas de virar lamparina. A banca de câmbio de Camilo Cresta & Cia. e Usiglio gorou. A Gazeta de Taubaté, O Comércio, O Taubaté, O Internacional, O Paulista, O Artista, O Guarany, O Anthophilo, A Luva, e ou- tros (jornais) morreram, alguns antes de nasce- rem. O Chafariz do Pastinho está em ruínas (na Monção), o Chafariz do Largo da Princesa (Dr. Monteiro) secou. Faz seguir um apelo a Nhô Quim, Fiscal do Barracão (do mercado) para to- mar providências a respeito da grande quantidade de sal que os açougueiros introduzem no toucinho retalhado. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O jornal bissemanário local “O Liberal Tauba-teense” de que é gerente o Sr. Antônio Veloso Nogueira e redator o Dr. Francisco Malta Jr. nomeia agente em Redenção, Paraibuna e Natividade o Sr. Eduardo Camões da Silva,em São Paulo, à rua dos Carmelitas, 19 o Sr. Balthazar Antunes da Costa Bastos e em Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Jambeiro e Pinda o Sr. Manoel de Souza Leite. A assinatura para a cidade passa de 6$000 para 5$000 para facilitar aos assinantes. (Do mesmo).

 

1888   O Liberal Taubateense em artigo de fundo aconselha os lavradores dos municípios de Cunha, Lagoinha, São Luís, Redenção e Natividade e outros a não insistirem no plantio de café para o que não se prestam e a intensificar a cultura da vinha em desenvol-vimento em Cunha e que se vai introduzindo nos demais, bem como do trigo, da aveia, do centeio, do linho e da cevada e de frutos. Critica a importação de arroz dos EUA que as margens do Paraíba podem produzir, do óleo de linhaça da França, da Bélgica e da Holanda e das frutas importadas da Europa e das batatas de Portugal. (Do mesmo).

 

1888   O mesmo jornal critica a posição escravagista do Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, presidente da província e a perseguição movida aos pretos em Guaratinguetá por seu irmão Dr. Virgilio Rodrigues Alves que além disso está exportando para Taubaté os vagabundos que lá detém em lugar de fazê-los apenas assinar compromisso de bem-viver. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Sr. Manoel Gonçalves da Silva é nomeado para Porteiro dos Auditórios do Foro de Taubaté em substituição ao Sr. Bejolino Alves Peixoto com 63 anos de idade que exercia o cargo desde fevereiro de 1883 e há 10 anos o de Oficial do juízo local. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O cidadão Francisco Antônio da Silva Pestana é provisionado como solicitador nos auditórios do Termo de Taubaté por 2 anos. (O Liberal Taubateense).

 

1889   Realizam-se as festas da Santa Cruz da Esperança, em Taubaté, tendo o Sr. Tertuliano dos Santos Luz se encarregado de angariar donativos para as mesmas já que os festeiros reservaram sua contribuição para a construção da capelinha. (Jornal do Povo).

 

1895   Morre, em Taubaté, o cidadão Ladislau Pereira Salgado. (O Popular).

 

1895   A Empresa Telefônica de Taubaté de que é gerente o Sr. Victor Fava, com escritório à rua Carneiro de Souza, n. 40 avisa que vai iniciar o assentamento de linhas dentro do perí- metro da cidade, pagando cada subscritor 100$000 tão logo seja assentado o aparelho, como 1.ª anuidade; do 2.º ano em diante pagará 80$000 cobrados trimestralmente (20$000), quer se utilize do aparelho ou não. Fora do perímetro urbano deverá ser pago o preço que for orçado, rateado pelo número de pretendentes na mesma direção. As comunicações funcionarão das 6 horas da manhã às 9 horas da noite. (O Popular).

 

1896   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornal “A Zagaia” de que é redator chefe Pedro Bastos, com escritório à Rua Visconde do Rio Branco, n.º 67. (O mesmo).

 

1897   Passa por Taubaté vindo do Rio de Janeiro com destino a São Paulo o corpo do Dr. Cezário Motta Júnior ilustre médico que muito fez pela instrução e higiene em São Paulo. Sobre o seu caixão uma comissão constituída dos professores Orestes Guimarães, diretor do Grupo Escolar de Taubaté, capitão João Penna, capitão Antônio Penna e Tenente Antônio Garcia depositam uma coroa de flores, cumprimentando a viúva. Era natural de Porto Feliz, neste Estado, onde nascera a 05/03/1847. Foi deputado provincial em 1877, deputado à constituinte com a proclamação da República, Secretário do Interior no Governo de Bernardino de Campos em São Paulo e deputado federal por duas vezes. Faleceu no dia 24 último. (Diário de Taubaté).

 

1897   À Rua Carneiro de Souza, n.º 20, reúnem-se os acionistas do banco taubateano (único no gênero – “Crédito Real” – em toda a República) Banco de Crédito Real São Paulo e Minas e elege sua nova diretoria constituída apenas de Diretor Presidente (Major José Rabello) e Diretor Secretário (Cap. José Cyrillo Lobato) e os seguintes membros efetivos do Conselho Fiscal: c.el João Affonso Vieira, Dr. Francisco de Paula Pereira Barbosa e Ten. José Gomes de Assis Camargo. (Diário de Taubaté).

 

1905   Morre, em Caçapava, D. Maria José Nogueira de Barros, irmã do c.el José Fernandes Pereira de Barros. (A Verdade).

 

1905   O Prof. Antônio José Garcia desliga-se definitivamente da redação de “O Norte”, jornal que se publica em Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A contribuição pública para a construção da capela do Hospital de Santa Isabel alcança a quantia de 8:332$132. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Aniversaria Frei Luiz Maria, ex-guardião dos missionários capuchinhos e ex-superior da Venerável Ordem Terceira. (Jornal de Taubaté).

 

1911   Dom Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, 1.º bispo da diocese de Taubaté que se acha em Pindamonhangaba em visita pastoral, organiza a Confraria de São Vicente de Paulo daquela cidade. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides pág. 44 no fim do livro).

 

1914   A banda de música Lyra Guarany realiza concerto no jardim do Parque Dr. Barbosa de Oliveira. (O Norte).

 

1914   A diretoria e professores do 2.º Grupo Escolar de Taubaté (Cons. Moreira de Barros) para estimular a assiduidade dos alunos instituem festividade que constitui na entrega de duas bandeiras nacionais (já encomendadas no Rio de Janeiro) uma à classe feminina outra à masculina que apresentar maior freqüência no  mês. As bandeiras honrarão a classe de aula durante todo o mês e enquanto não se verificar freqüência média maior. A 1.ª festa será a 1.º de maio. (O Norte).

 

1918   Morre, em São Paulo, onde residia, o ilustre senador estadual pindense Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado. Nasceu em Pindamo-nhangaba a 1.º de janeiro de 1844. Formou-se pela Faculdade e Direito de São Paulo a 22 de novembro de 1867. Voltou à terra natal onde se estabeleceu como advogado e se filiou ao partido liberal, sendo eleito vereador e presidente da Câmara Municipal de 1869 a 1870. Retirou-se mais tarde para Taubaté onde fixou residência e instalou escritório tornando-se logo conhecido em todo o norte da província notável advogado. Trabalhou na política ao lado do Conselheiro Moreira de Barros, legítimo e prestigioso chefe do Partido Liberal do 2.º distrito a que prestou relevantes serviços. (Para mais dados não imprescindíveis à efeméride vide 1.º de janeiro de 1844). (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 424/5).

 

1933   Frei Jacyntho M. de Siqueira, virtuoso capuchinho do Convento de Santa Clara, comemora suas bobas de prata sacerdotais, indo à Basílica de Nossa Senhora Aparecida celebrar a santa missa. (Lábaro).

 

1941   Na redação de “O Momento” fundado para divulgar e apoiar o Estado Novo realiza-se a cerimônia de transmissão do cargo de Diretor do Dr. Avelino Correia Porto de Abreu para o Prof. Cesídio Ambrogi. (O Momento).

 

1949   O vereador prof. Octacílio Carvalho de Paula, líder do P.S.P. apresenta à Câmara Municipal de Taubaté projeto de lei criando um Parque Infantil na Pça. da Estação – Parque Dr. Barbosa de Oliveira. É aprovado em 2.ª discussão projeto de lei que autoriza a desapropriação do campo de aviação local. (Taubaté Jornal).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

 

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *