21 de abril de…

0
Share

1500   A armada de Pedro Álvares Cabral depara com plantas marinhas, primeiro indício da proximidade de terra. (Rio Branco, Ef. p. 210).

1792   Tiradentes, um dos conjurados de 1789, em Minas Gerais, é enforcado e esquartejado no Campo de São Domingos, na cidade do Rio de Janeiro. (Rio Branco, Ef. p. 210).

1883   Às 11 h. da manhã um grupo de mais de 100 pessoas dirigidas por um ancião se dirige à residência do vigário colado P.e Antônio Nascimento Castro e daí para a do c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara e outras autoridades pedindo esclarecimentos sobre a proibição do mercado aos sábados sendo apupados pois as autoridades mantiveram sua decisão. (Gazeta de Taubaté).

1885   Lei provincial n.º 107 desmembra do município de Lorena e integra ao de Guaratinguetá a fazenda de Francisco Marcondes de Moura.

1888   O Sr. Joaquim Antônio de Oliveira retira-se da sociedade Ramos & Oliveira que passa a girar sob a razão social Ramos & Filho com a admissão pelo sócio remanescente João Ramos da Silva de seu filho José Ramos Ortiz. Gênero: fazendas, armarinhos, etc. (O Liberal Taubateense).

1889   À Rua Dr. Falcão Filho n.º 36 (Rua das Palmeiras) em frente à casa do Sr. Antônio Claudiano está o atelier do Sr. Taveira que exibe pinturas de paisagens da nossa cidade. (Jornal do Povo).

1895   São eleitos festeiros e empregados da Irmandade de São Benedito para o ano compromissível de 1895 – 1896: Festeiro-Rei: João Pinto Garcia; Festeira-Rainha: D. Joaquina Maria de Jesus, viúva de Luiz da Costa Leite; Juiz: Theodoro Marcondes; Juíza: D. Esperança Vieira de Abreu, esposa do Sr. Francisco Vieira de Camargo; Tesoureiro: Francisco Pereira da Costa; Procurador: Manuel Francisco Monteiro; Secretário: prof. João Francisco Monteiro; Irmãos da Mesa: P.e Marianno de Paula Simões, José Gomes Pereira de Andrade, João Marcondes do Amaral, Cândido Correia Vieira, Olympio Branco da Cunha, Antônio José de Oliveira Cézar, José Benedito Avelino, João Rugério de Oliveira, Manuel Augusto da Fonseca e Francisco Antônio Ramos. (O Popular).

1895   No Club Taubateense apresenta-se o tenor Camuffo, num festival lítero-musical. (O Popular).

1895   O Conselho Superior da Instrução Pública resolve propor ao governo a aposentadoria do major Olympio Catão, Inspetor Literário do nosso 10º distrito. (O Popular).

1895   O Dr. Arnolpho de Azevedo, deputado esta-dual, apresenta à Assembléia Legislativa projeto de lei propondo a criação no Estado de diversos núcleos coloniais, inclusive em Lorena, Taubaté, Ubatuba e Piquete. (O Popular).

1895   Toma posse do cargo de vigário da Paróquia de Santa Cecília, em São Paulo, o ilustre sacerdote taubateano Rev.do P.e Duarte Leopoldo e Silva que viria a ser o 1.º Arcebispo Metropolitano de São Paulo. (O Popular).

1901   Muda-se para a Capital Federal o major João Monteiro de Alcântara e Silva, que aqui residiu por muitos anos. (Jornal de Taubaté).

1901   Passa por Taubaté, hospedando-se no Hotel Central, com destino a São Luís do Paraitinga, onde deveres profissionais o chamam o Sr. Domingos de Paula e Silva a quem Taubaté muito deve pelos serviços que prestou aqui como diretor interino do Grupo Escolar. (Jornal de Taubaté).

1901   O Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e o Sr. Joviano Nogueira Barbosa dirigem, à Câmara Municipal de Taubaté, pedido de concessão de privilégio por 20 anos para construção, uso e gozo de uma linha de bondes nos perímetros urbanos e suburbanos de Taubaté com a subvenção de 3$000 diários por km trafegado. (Jornal de Taubaté).

1901   A Associação Musical “Philarmônica Tauba-teense” realiza mais um retreta no Jardim Público do Largo da Estação que vem fazendo aos domingos de 15 em 15 dias e aos feriados. (Jornal de Taubaté).

1911   Dom Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º bispo de Taubaté, em visita a Pindamo-nhangaba funda ali a 1.ª Conferência de São Vicente de Paulo, sob invocação de São Francisco de Assis. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 105).

1914   Morre, em Taubaté, D. Ottília Leonardo, filha do capitão farmacêutico Sr. Carlos Adolpho Leonardo e irmã do Dr. Adolpho Leonardo, médico. (O Norte).

1927   Divulga-se, em Taubaté, a nomeação do Sr. Francisco Cardoso Ribeiro que aqui foi juiz de direito para Ministro do Supremo Tribunal Federal na vaga do Sr. Viveiros de Castro. (O Norte).

1927   No salão da Associação Artística e Literária realiza-se o recital de declamação de Laura Carvalho de Queiroz da escola de Ângela Vargas e que em Taubaté já residiu com a família quando criança. (O Norte).

1945   Uma caravana de funcionários do Banco Nacional da cidade de São Paulo S/A, capital, chega a Taubaté para disputas esportivas com elementos do Banco do Vale do Paraíba S/A, desta cidade. (Nossa Terra).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *