20 de abril de…

0
Share

1617   Martim Correa de Sá escreve ao rei Felipe II fazendo várias considerações de que resulta a nomeação desse herdeiro de Salvador Correa de Sá, o velho, inclusive para capitão-mor da Capitania de São Vicente, diretamente subordinado ao governador-geral do Brasil.

 

1672   Provisão do licenciado Francisco da Silveira Dias, vigário-geral e administrador da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e sua capitania, à vista de petição de Manuel da Costa Cabral, proprietário de fazenda na vila de Taybathé em um lugar chamado Tremembé, onde morava há mais de um ano com sua família, alegando dificuldade de ouvir missa na freguesia (então distante 8 km), concede autorização para levantar uma Igreja sob invocação de Bom Jesus. (Vitorino Coelho de Carvalho – Tremembé – pág. 60 e 59). (Taubaté Jornal de 31 de julho de 1949 dá como data da provisão o dia 22 e não dia 20).

 

1860   O ilustre taubateano P.e Francisco Carlos de Alvarenga entra para o Seminário Provincial de São Paulo. Nasceu em Taubaté a 20/07/1844 e era irmão de D. José Pereira da Silva Barros, arcebispo de Darnis. Morreu em São Paulo, no Asilo de São Vicente de Paulo de que fora capelão por muitos anos a 06/08/1939 (vide esta data para mais dados). Ordenou-se a 20/04/1873. (O Lábaro).

 

1873   Lei provincial n.º 69 marca as divisas entre Lagoinha e Cunha revogadas pela Lei n.º 53 de 26 de fevereiro de 1881.

 

1875   A Câmara Municipal de Taubaté resolve dividir o município em dois distritos para fins de fiscalização, denominados Norte e Sul. A divisa é a estrada que vem de São Luís do Paraitinga, Largo do Mercado, Rua Augusta, Monção até a serra. Como fiscal do Sul da cidade foi designado o Sr. Francisco Marques de Oliveira e do Norte, Manoel Xavier de Assis Dias. (O Paulista).

 

1888   O Sr. Antônio Daniel do Prado, defendendo-se de calúnia lançada pelo jornal Diário Paulista do Sr. Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, cita as agruras por que passou ao restaurá-lo quando veio de Minas: pagava os empregados mas não lhe sobrava dinheiro para a sua própria quitanda aos domingos. O Sr. Theodoro Winther, bondosamente manda-va café para sua mulher e filhos escolherem durante o dia e à noite a mesa era desocupada para dobrarem jornais até meia-noite. (O Liberal Taubateense).

 

1889   O estandarte do “Club Flor de Maio” acompanhado de banda de música percorre a cidade tirando esmolas para as festas de São Benedito que serão realizadas no dia 22. (Jornal do Povo).

 

1895   O maestro Antônio Penzo torna pública sua mudança para o Largo da Liberdade (Pça Dr. Monteiro), no prédio onde morou o jornalista Álvaro Guerra que se mudou para São Paulo. (O Popular).

 

1895   “O Popular” jornal que se publica diáriamente em Taubaté sob gerência do Sr. José Cândido Antunes de Toledo à rua Duque de Caxias, 49 bate palmas à abundância de peixes do rio Paraíba oferecidos pelos piraquaras tanto no mercado como nas ruas da cidade a preços reduzidíssimos quando a carne de vaca está muito cara.

 

1897   Morre, na Vila de Tremembé, o Desembarga-dor Aureliano de Souza e Oliveira Coutinho que  foi juiz de direito da Comarca de Taubaté e aqui residiu. (Diário de Taubaté).

 

1901   De partida para a Europa (Itália) o Sr. Carmelo Giunta despede-se, avisando que deixa em Taubaté como seus procuradores os srs. Carvalho, Freitas & Comp. (Jornal de Taubaté).

 

1903   O insigne cientista Dr. Oswaldo Gonçalves Cruz, nascido na vizinha cidade de São Luís do Paraitinga com um exército de 1200 desinfectadores empreende a extinção dos mosquitos transmissores da febre amarela no Rio de Janeiro. Em 1893 em janeiro eram vitimadas 129 pessoas, em fevereiro 272. De janeiro a junho de 1903 foram registrados 475 óbitos e no decurso do 1.º semestre de 1904 apenas 39. (A Verdade).

 

1905   Encontra-se, em Taubaté, o capitão Luiz Antão da Silva Soares, chefe político de São Sebastião e deputado à Assembléia legislativa do estado. (Ver “Velhos Troncos” de José Bernardo Ortiz Monteiro, p. 177).

 

1905   O Dr. Afonso Moreira da Silva, intendente municipal, entra em licença por 30 dias para tratamento da saúde. O Presidente da Câmara Municipal, Dr. José Rebouças de Carvalho, deputado federal, diz que enquanto se achar na cidade responderá pelo cargo vago e que, retirando-se, nomeará intendente interino, na forma do artigo 22, § 4.º do regimento interno. (Jornal de Taubaté).

 

1912   Realizam-se, em Pindamonhangaba, as solenidades de colocação da 1.ª estaca da Estrada de Ferro de Campos do Jordão. (O Lábaro).

 

1941      Convocada pelo secretário Sr. Ramiro A. S. Guimarães, realiza-se no Edifício Santa Helena, à Rua Marquês do Herval, assembléia extraordinária da Sociedade Cooperativa dos Fruticultores de Taubaté. (O Momento).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *