16 de abril de…

0
Share

1751   Morre, em Taubaté, D. Isabel de Castilho casada com o capitão-mor Mestre de Campo Sebastião Ferreira Albernaz, avós maternos de D. Úrsula Isabel de Mello, esposa de Thimóteo Correia de Toledo, fundador da Igreja do Pilar em 1747 e pais dos inconfidentes taubateanos P.e Carlos Correa de Toledo Melo e sargento-mor Luiz Vaz de Toledo Piza, bem como do orador sacro bispo Rodovalho. (Jornal de Taubaté de 16/12/1900).

1781   Sob a presidência do Juiz Ordinário o Licenciado Pedro de Alcântara de Azevedo Sousa, reúne-se a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté. Ana Rosa Leite e sua irmã Helena da Costa, filhas de Domingos da Costa Leite, proprietárias de terras no caminho e estrada geral desta vila para a vila de São José, mediante petição, fazem prova de seu estado de pobreza perante o Ouvidor-geral e Corregedor da Comarca Dr. Estevão Gomes Teixeira. Por ordem dessa autoridade a Câmara suspende os mandados de fatura da estrada e passa outros designando Cabos para de mão comum se fazer o dito caminho. (Atas I, p. 46). Vide 29/09/1781.

1786   Com o licenciamento do Sr. Dr. F. J. dos Santos, assume o cargo de juiz municipal o Sr.  Barnabé Ferreira de Abreu e Costa. (A Imprensa de Taubaté).

1858   Lei provincial n.º 23 cria o município de São Bento do Sapucaí-Mirim que, com a lei n.º 49 de  30  de março de 1876, passa a se chamar simplesmente São Bento do Sapucaí

1872   Lei provincial cria a Comarca de São Sebastião  com jurisdição sobre os municípios de Vila Bela e Caraguatatuba. Pertencia o município de São Sebastião anteriormente à Comarca de Santos (lei provincial de 20 de abril de 1866) e depois à de Ubatuba (lei provincial de 6 de abril de 1872). (Gazeta de Taubaté de 1.º de março de 1883).

1874   Lei provincial n.º 40 transfere do município de Lorena para a freguesia de Campos Novos, município de Cunha, a fazenda de Nuno Pinto dos Santos.

1883   Joaquim  Máximo d’Oliveira Guerra, Fiscal da  Câmara Municipal juramentado, marca o prazo de 15 dias para que os habitantes da cidade, de acordo com o art. 11 do Código de Posturas providenciem a alteração nas rótulas de suas propriedades, a fim de abrirem para dentro como manda o referido artigo. (Gazeta de Taubaté).

1889   Morre, em Taubaté, D. Delmina Florentina de Abreu, tia do Sr. Daniel Marcondes de Quadros, casado com D. Anna Francisca de Quadros. (Jornal de Taubaté).

1891   Decreto concede privilégio para construção de uma estrada de ferro que partindo de Taubaté vá a Amparo, no Oeste do Estado. (Jornal do Povo).

1905   Por ser inexeqüível o projeto de desvio do riacho  do Cristóvão para a Lagoa do Fogaça e distribuição de suas águas para as caixas de descargas e lavagem da rede de esgotos, a Câmara Municipal de Taubaté promulga lei autorizando a Cia. Norte Paulista, concessionária de serviço de abastecimento de água a dar a solução que propõe com o fornecimento apenas de manilhas de 9” e esta o faz em 8 dias, com aproveitamento do córrego São Gonçalo (rompimento da adutora no rio Paraíba que conduz a água da serra). Vide 10 de abril de 1905 – resolução. O relatório do Dr. Mário Natividade menciona a Lagoa do Fogaça como “vasta lagoa da rua do Sacramento. Deve ser o nome que tinha a rua (em continuação) hoje chamada Dr. Fernando de Mattos logo depois da Pça. Santa Teresinha, pois as casas ali davam fundo para a lagoa que atingia o leito atual da Av. Kubitschek (nota minha de memória). Havia então em nossa rede de esgotos 14 tanques de lavagens de 1 m3 cada um. (vide 20 de julho de 1905). (Jornal de Taubaté).

1905   O Sr. Honório Jovino, redator do Jornal de Taubaté, a pedido do Sr. Carlos Valverde, chefe da Comissão Operária, faz entrega ao Dr. José Rebouças de Carvalho, deputado federal, de um ofício de agradecimento por sua feliz intervenção no caso do fechamento da secção de tecidos de meia da C.T.I. em decorrência do aumento dos fretes para aqueles produtos na Central do Brasil e que foram sustados. O homenageado promete lutar para que seja definitiva a providência e convida a Comissão de 25 operários a entrar e tomar cerveja. (Jornal de Taubaté).

1905   Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornalzinho “A Propaganda” dirigido pelo Sr. Benedito Euzébio de Toledo, filho do agente do correio local Sr. João Vieira de Toledo Guatura. (Jornal de Taubaté).

1905   Pela madrugada lavra violento incêndio em vagão da Estrada de Ferro Central do Brasil carregado de enxofre, estacionado na estação de Taubaté aguardando baldeação (para bitola estreita). (Jornal de Taubaté).

1905   O Dr. José Aristides Monteiro, advogado da Câmara Municipal  de  Taubaté, pede sejam descontados os impostos municipais que devem dos vencimentos que tem por receber. (Jornal do Taubaté).

1914   Depois de permanecer abandonado por longo tempo, ameaçando ruína e apresentando aspecto desolador, reabre-se o Teatro São João, restaurado por ordem de D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva onde serão levados espetáculos educativos. Está aí instalado o Cinema Modelo. Dr. Câmara Leal discursa. Palmas. (O Norte).

1914   Francisco de Oliveira Santos Areão pede à Câmara Municipal de Taubaté privilégio para explorar a água de Quiririm. (O Norte).

1914   As comissões de Justiça e Fazenda da Câmara Municipal de Taubaté opinam pelo indeferimento da petição do Rev.do P.e Florêncio Luiz Rodrigues de isenção de impostos para os espetáculos do Cinema Teatro São João para espetáculos permanentes de benefício por prejudicial à arrecadação e devido ao fato das casas congêneres estarem sujeitas ao tributo. (O Norte).

1914   Examinando o requerimento da Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio sobre prorrogação do prazo para inauguração do serviço de iluminação elétrica à usina hidráulica em Taubaté, as Comissões de Justiça e Fazenda da Câmara Municipal opinam por que se marque reunião em que se ouça um dos diretores da empresa sobre as bases para renovação do contrato. (O Norte).

1927   O Centro Recreativo de Taubaté comemora o sábado de aleluia pela primeira vez (festas de micareme) com matinê dançante infantil, corso à tarde com batalhas de confete, lança-perfume e serpentina e baile à fantasia, à noite. (O Norte).

1933   Realizam-se, em Taubaté, as mais importantes ordenações da diocese presididas por D. João de Almeida Ferrão, Bispo de Campanha (MG). Ordenam-se sacerdotes os P.es Ismael Dias Monteiro, natural de Taubaté, Carlos de Oliveira Ortiz, de Jambeiro e João Marcondes Guimarães, de Guaratinguetá. Os menoristas Cid França e Oswaldo Bindão recebem o sub-diaconato e o sub-diácono Oswaldo G. Chester é ordenado diácono, entre outros. (O Lábaro).

1945   Toma posse do cargo de Delegado de Polícia, adjunto da Delegacia Regional de Polícia de  Taubaté, o Dr. Oton Vieira. (Nossa Terra).

1945   As oficinas do jornal “Nossa Terra” sob a direção de J. Estácio M. Guimarães e gerência de Moysés Calile Júnior mudam-se da Rua Dr. Emílio Winther, 303 para a Rua Duque de Caxias, 150. O jornal está em seu n.º 496 do ano XI. (Nossa Terra).

1945   Na Sociedade Taubateana de Ensino realiza-se cerimônia, presidida pelo Sr. Bispo D. Francisco Borja do Amaral, de fundação do Centro Taubateano de Cultura sob orientação do Rev.do P.e Evaristo Campista Cézar. (Nossa Terra).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *