13 de abril de…

0
Share

1460   Morre o Infante D. Henrique de Portugal, o propugnador das navegações e das descobertas. (O Imparcial de 21/02/1895).

 

1693   Realiza-se em São Paulo, de onde era natural, o casamento de Manuel da Costa Leme com D. Maria Domingues, filha de João Paes Domingues e de D. Custódia Dias. Era filho do capitão Antônio Bicudo Leme e de D. Francisca Romeiro Velho Cabral. Foi com seu pai um dos fundadores, em território da vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, da povoação que se tornou freguesia de São José e depois, a 10 julho de 1705 a Vila Real de Pindamonhangaba. Exerceu cargos públicos tanto em Taubaté como em Pinda, onde era na época os mais potentado e venerado de quantos nobres ali se achavam estabelecidos. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 335/6).

 

1889   O Presidente da Província de São Paulo dá provimento a recurso do Dr. Francisco de Paula Toledo, vereador à Câmara Municipal de Taubaté sobre deliberação desta quanto à classificação de juízes de paz em decorrência da exclusão dos Srs. Victoriano Eugênio Marcondes Varella e Luiz Moreira Damasco que se mudaram do município. (Jornal do Povo).

 

1895   O Club Taubateense realiza concorrido baile a despeito de se exibir no Teatro São João a Companhia Lucinda (prestes a partir para Pinda) e de espetáculo no circo eqüestre. (O Popular).

 

1897   O ten. c.el José Pedro Malhado Rosa, coletor estadual em Taubaté, em cuja repartição funciona a Comissão de Alistamento e engajamento de praças para a Guarda Cívica do Interior em Taubaté, sede da primeira seção, torna pública a instalação dos trabalhos da Comissão. (Diário de Taubaté).

 

1905   A agência do correio local passa a funcionar no prédio próprio construído na Rua Duque de Caxias, pegado ao n.º 65 onde está o escritório do Jornal de Taubaté. (Diário de Taubaté).

 

1905   Mons. Antônio Nascimento Castro procede à bênção do novo prédio da Rua Duque de Caxias, pegado ao n.º 65 construído especialmente para a agência do correio local. O Sr. João Vieira de Toledo Guatura oferece aos convidados presentes lauta mesa de doces e cerveja. Os funcionários são saudados pelo Rev.do Vigário. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Realizam-se, em Taubaté, as solenidades das festas de São Benedito. Os festejos profanos  tiveram lugar na casa do Sr. João de Deus Monteiro, um dos festeiros. Para realizarem as festas em 1915 foram sorteados como festeiros: o menino João Guilherme de Oliveira Costa, filho do Dr. Pedro Costa e a menina Hilda Leitão, filha do Sr. Manoel Leitão (armador). (O Norte).

 

1939   O Dr. Adhemar de Barros, Interventor Federal em São Paulo e sua Ex.ma família fazem o seu retiro espiritual de Quinta-feira Santa em Taubaté, sendo pregador o P.e Irineu Cursino de Moura S. J., diretor das Federações Marianas de São Paulo. (O Lábaro).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *