10 de abril de…

0
Share

imagem: Acervo DMPAH

 

1872   Lei provincial n.º 52 cria o distrito de paz de Jambeiro. (Bairro do Capivari em Caçapava).

 

1872   Lei provincial n.º 51 desanexa do município de Cunha para anexar ao de Guaratinguetá a fazenda de Fortunato José Antunes.

 

1890   Lei estadual n.º 42 estabelecendo as divisas entre Taubaté e Buquira declara que elas começariam no alto da serra do Pirapetininga seguindo em linha reta ao alto da serra da Pedra Branca para atingir o alto da serra da Samambaia.

 

1891   O senador J. Floriano de Godoy, autor do projeto de criação da Província do Rio Sapucaí nesta região norte de São Paulo e sul de Minas Gerais com capital em Taubaté concita publicamente o Sr. João Affonso Vieira a tratar da exploração racional do caulin próprio para porcelana nas jazidas existentes em sua fazenda do Caethé, no município de Santa Branca, comarca de Jacareí. (Jornal do Povo).

 

1895   “O Popular”, jornal diário local, dirigido por José Cândido Antunes de Toledo, à rua Duque, 49, criticado pela qual nenhuma notícia que dá, justifica-se por ser do interior, cidade pouco populosa, e pela crucial crise que então há.

 

1895   O ten. c.el João Affonso Vieira comandante da Guarda Nacional da Comarca de Taubaté baixa a Ordem do Dia n.º 19, autorizando os oficiais que o desejarem a se apresentarem fardados nas solenidades da semana santa. (O Popular).

 

1897   A Secretaria da Presidência da República em ofício desta data agradece ao Inspetor Literário do 13º distrito de Taubaté, cap. China Filho a manifestação de pesar do Grupo Escolar local pelo desastre de Canudos expressado a 8 do mês passado. (Diário de Taubaté).

 

1897   No Grêmio Literário “Santa Teresa” do Instituto Santa Teresa de Taubaté procedem-se eleições para sua diretoria e elegem-se: Presidente honorário, Dr. João José de Moura Magalhães, diretor do estabelecimento. Presidente efetivo: Brasilino Vieira; 1.º secretário Manoel Ramos; Tesoureiro, Getúlio Mourão; Orador Nestor Borges; Bibliotecário, Napoleão Aguiar. (Diário de Taubaté).

 

1898   Realiza-se, no Prado da Monção em Taubaté, a 10ª corrida do Hipódromo Taubateense de que é secretário do Sr. Malhado Filho. Consta de 8 páreos e as inscrições foram abertas com antecedência no Centro Esportivo. (Diário de Taubaté).

 

1898   Tendo passado por reformas que lhe trouxeram melhoramentos importantes, inaugura-se a Igreja Matriz de Guaratinguetá. (Diário de Taubaté).

 

1905   A bica da Rua do Patrício volta a dar água. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Afonso Moreira da Silva, Intendente Municipal de Taubaté, oficia ao gerente da Empresa de Gás e Óleos Minerais de Taubaté determinando que, enquanto o câmbio oscilar entre 16 e 20 d. o gás fornecido aos particulares deve ser cobrado a 420rs em lugar de 460rs o metro cúbico e 300rs em vez de 360rs, por noite, cada combustor de iluminação pública. A empresa de pertence à firma Carmo Cintra & Irmãos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Volta para São Paulo onde é professor do Seminário o sacerdote taubateano Rev.do P.e Dr. José Antônio Gonçalves de Rezende que pregou na procissão do enterro e na Coroação de Nossa Senhora, em Pindamonhangaba na semana santa. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Gastão Câmara Leal, 1.º secretário da Venerável Irmandade de Nosso Senhor dos Passos de Taubaté em cumprimento ao Parágrafo 4.º do art. 11 do compromisso avisa as famílias que costumam colocar cadeiras na Igreja deverão fazê-lo até às 15 horas dos dias 15, 17 e 18 (sábado, segunda e terça-feiras) tendo preferência as famílias dos Irmãos, sendo admitidas no máximo 250 cadeiras, porque a Igreja não comporta mais, as quais deverão ter atrás da guarda o nome do Irmão. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Loja Maçônica “Triunfo, Honra e Verdade” de Taubaté elege sua nova diretoria para 1905-1906 assim: Ven. Dr. Fernando de Mattos/1.º vigário, Braz Salvador Curtu/2.º vigário, Antônio Afonso Moreira, orador, Dr. Afonso Moreira da Silva/secretário: Honório Jovino/tesoureiro: Luiz Bocco/1.º exp. Antônio Leite de Almeida/2.º exp. Augusto da C. Pereira/3.º exp. Antônio C. Ribeiro Porto/ mestre de cerimônias – Antônio Serra / hosp. Manoel Peres / 1.º diac. José Gomes de Assis Camargo / 2.º diac. Veríssimo Landsmann / chanc. Paolichi Dosolino / archt. Domingos de Luca / port. esp. Eduardo Rabello Sobrinho / port. est. Herculano Craveiro / dep. ao Gr. Or. Dr. Afonso Moreira da Silva e Arthur Barbosa. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Diante do rompimento da adutora no Paraíba que priva a cidade de água, a Câmara Municipal de Taubaté baixa Resolução autorizando a captação de parte do riacho do Cristóvão e aproveitamento da lagoa do Fogaça para fornecimento de água às caixas de descargas da rede de esgotos, serviço então orçado entre 18 e 20 contos. O riacho do Cristóvão em canal simples e descoberto seria lançado no lago do Fogaça, elevando o nível deste alguns centímetros e cujas águas seriam conduzidas em manilhas até a proximidade da cadeia nova para distribuição pelas caixas de descargas em canos de ferro. O Sr. Guilherme Bernestein a quem a Câmara sempre encarregou dos serviços de ligações pelo conhecimento que tinha de nossa rede de esgotos diz-se impossibilitado por lhe faltarem dados, inclusive quanto ao nivelamento completo. O Dr. Valadão de Freitas, consultado, negou-se com razões ponderosas que o recomendam. A Cia. Norte Paulista autorizada pela Câmara que lhe fornece manilhas de 9” (lei de 16 de abril) soluciona o problema em 8 dias, restabelecendo o fornecimento de água ao consumo e para esgotos. O Dr. Mário Natividade em relatório opina pela inexequibilidade do projeto relativo ao riacho Cristóvão e lagoa Fogaça. (Jornal de Taubaté).

 

1906   São solenemente colocados nas paredes laterais no interior de nossa Igreja Matriz os quadros representando a Paixão de Cristo. Mons. Nascimento Castro lê a autorização concedida pelo Sr. bispo diocesano em São Paulo para o Guardião do Convento de Santa Clara instituir na Matriz a Via-Sacra. (O Norte).

 

1949   Taubaté Jornal publica entrevista conseguida  pelo seu correspondente em São Paulo Sr. J. C. Faria com o ilustre jornalista taubateano Pedro Cunha (Pedro Pereira de Barros Neto) que com seu filho Amaury Cunha e Isaac Grinberg (repórteres) está à testa de uma nova organização jornalística: a News Press, agência fornecedora de artigos e grandes reportagens, tanto nacionais como estrangeiras para os jornais de todo o país, contando com colaboradores como Armando Fontes, Pires do RIo, Dinah Silveira de Queiroz, Manuelito Dornelas, Menotti del Picchia, Afonso Schmidt e Mário Donato. A entrevista se dá por ocasião da realização do Congresso Nacional de Imprensa em São Paulo. (Taubaté Jornal).

 

1949   Divulgam-se os dados sobre o Serviço de Educação de Adultos em 1948 e Taubaté se vê colocada em 1.º lugar no Estado , tendo apresentado 77,74% de alfabetização. (Taubaté Jornal).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *