9 de abril de…

0
Share

1885   Lei provincial n.º 85 desliga do município de São José dos Campos para anexar ao de Caçapava parte do sítio do capitão Antônio Jesuíno Batista.

 

1891   O tenente Vicente Lucidoro de Oliveira, comandante do destacamento policial de Taubaté é promovido a capitão. (Jornal do Povo).

 

1895   Às 13 h., na residência do c.el João Affonso Vieira que se acha ligeiramente enfermo, à rua do Sacramento n.º 40, realiza-se o exame para admissão de professor para preenchimento da vaga da cadeira do Ribeirão das Almas ao qual se apresenta um único candidato Sr. Luciano Fernando Pons. São examinadores os srs. João Francisco Monteiro e João Penna. O c.el é presidente da Câmara e nessa qualidade preside a banca. (O Popular).

 

1895   Morre, em Taubaté, D. Luíza Maria das Dores, criada de Dom José Pereira da Silva Barros, que foi sua serva desde a infância. (O Popular).

 

1895   Chega a Taubaté às 18:30 h. o Dr. Bernardino de Campos, Presidente do Estado, que é condignamente recepcionado na estação da E. F. Central do Brasil. Visita o Colégio São José (externato feminino), o vigário P.e Antônio Nascimento Castro e o Paço Municipal e regressa a São Paulo. (O Popular).

 

1905   Morre repentinamente em Taubaté o Sr. Capitão Manoel Alves Moreira da Costa que por longos anos aqui exerceu a contento geral o espinhoso cargo de delegado de polícia. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No campo do Velódromo Taubateense (Rua 4 de Março, área hoje loteada) realizam-se festas comemorativas de seu 1.º aniversário de fundação proporcionadas pelo Sport Club Taubateense. Disputam 5 páreos de corridas de bicicletas tanto amadores como profissio-nais: Moreno, Brasil, Hugo (amad.) Joãozinho, Remondini (prof.) Garibaldi, Ministro, Aymoré, Dandalo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Companhia Anna Chaves dá o seu último espetáculo em Taubaté dela se desligando os aplaudidos artistas Mário Arozo, João Pinto e Emília Pinho. (A Verdade).

 

1905   Vitimado por síncope cardíaca falece em Taubaté o Sr. Manoel Alves Moreira da Costa, natural desta cidade e aqui exerceu tanto no império como no novo regime o cargo de delegado de polícia. Por meio de subscrição que promoveu edificou a capela de Santa Cruz do Barranco no mesmo local em que se achava a antiga em completa ruína. (A Verdade).

 

1912   Nasce em São Paulo, o ator e cineasta Amácio Mazzaropi.

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *