8 de abril de…

0
Share

1853   Lei provincial n.º 6 estabelece limites entre Bananal e São José do Barreiro.

 

1875   Lei provincial eleva a Vila de São Sebastião à categoria de Cidade, confinando com o município de Ubatuba pelo rio Tabatinga (lei provincial n. 27 de 22 de março de 1870) com o de Santos pelo rio Saí (lei n. 21 de 21 de março de 1870), com a Vila Bella pelo mar, com S. José e Paraibuna pelo alto da serra. O artigo dá notícias das escolas do município e suas povoações com menção das leis que criaram ou suprimiram ditas escolas e da existência num outeiro no centro da povoação do Bairro de São Francisco (freguesia por lei de 2 de abril de 1850 que foi extinta por lei n. 55 de 5 de abril de 1870) com 2 escolas com 43 alunos e 32 alunas, em frente para o mar do grande convento de Nossa Senhora do Amparo, dos franciscanos, fundado por Antônio Coelho de Abreu em 1659, já quase em ruínas, abandonado. (Gazeta de Taubaté).

 

1876   Na residência do Barão de Tremembé realiza-se reunião política liberal em que se elege uma Comissão composta dos Srs. Dr. Moreira de Barros, Pereira de Barros, Rodrigo Lobato, Crescêncio Costa, e Querino de Castro para interpor recursos contra exclusão de correligionários. Com certeza o alistamento eleitoral. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Acha-se residindo em Taubaté, provisória-mente no Hotel Silva, o médico parteiro Dr. Raymundo de Andrade que durante 3 anos clinicou na Fábrica Ipanema. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Segue para a capital com destino à Corte o Dr. Carlos Ribeiro d’Escobar. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Com a mudança do empresário da iluminação pública a Câmara Municipal fez uma economia de 1:000$000 e os gastos com a mesma iluminação passaram a 3:800$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Está na cidade, onde pretende demorar-se um pouco e oferece seus préstimos o afinador de pianos Sr. Romão Olympio de Abreu. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Carlos Guarrillon, dentista, muda sua residência e consultório para a Rua Visconde do Rio Branco, pegado à casa do Dr. Antônio Teixeira de Souza Alves. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   José Teixeira Guimarães é o proprietário do estabelecimento denominado “Ao Teixeirinha” em Tremembé onde oferece comida e café a qualquer hora e tem troles de aluguel a qualquer hora do dia e da noite. Recebe pensionistas. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O vigário colado da paróquia P.e Antônio do Nascimento Castro inaugura na Igreja Matriz aulas de catecismo aos meninos alunos das escolas públicas e particulares do distrito urbano. Comparecem os alunos da 1.ª e 2.ª cadeiras dirigidas pelos profs. Antônio José Garcia e Assis Veloso. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O escravo Maximiano, preto de 40 anos, alto, domador  de  animais bravos, foge da fazenda do Sr. Francisco Moreira d’Almeida Cabral que oferece 100$000 (cem mil réis) a quem o prender e o entregar ao seu senhor ou ao Sr. Simão Levy em Caçapava, devendo se achar para os lados de Cunha. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Clama-se contra a perniciosa ociosidade dos escravos libertados que se entregam ao roubo, à mendicidade e fazem de suas habitações verdadeiros alcouces, agravando situação anterior. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Realizam-se as solenidades de ordenação sacerdotal do taubateano P.e João Macário Monteiro, filho do Sr. José Marcelino Monteiro e também a do P.e José Pedro de Araújo Mar-condes em São Paulo. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Lei concede a José Pereira de Faria, Benedito Martins de Siqueira e Carlos Gomes Nogueira, privilégio por 50 anos para construírem, explorarem uma linha de bondes a vapor entre Paraibuna e Guararema. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Encontra-se em Taubaté o Dr. Fernando de Siqueira Cardoso, que voltou de Jacareí, hospedando-se com o Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar. (O Liberal Taubateense).

 

1891   Vítima de febre amarela morre no Rio de Janeiro D. Maria Olímpia Freire, esposa do Sr. Dr. Leocádio Freire e filha do taubateano ca-pitão José Moreira da Costa Mattos deixando três filhos menores. (Jornal do Povo).

 

1896   Lei Municipal n.º 26 estabelece a obrigação dos proprietários de imóveis nos bairros de auxiliarem a feitura ou reparo de estradas e caminhos. (O Norte).

 

1901   Em assembléia geral ordinária na Rua Visconde do Rio Branco, o Banco Norte de São Paulo, de que é presidente o Barão da Pedra Negra, acolhe proposta dos Conse-lheiros Fiscais: srs. Dr. José Alfredo Guimarães, José Ferreira de Moura e Antônio Gomes de Souza Penna e extingue a agência do Banco em Jacareí, devido à crucial crise que se atravessa. Não se distribuem lucros aos acionistas e os membros do Conselho Fiscal acima bem como os suplentes Manoel José Borges, Dr. Francisco Ignácio de Moura Marcondes e Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa são reeleitos por proposta do c.el José Benedito Marcondes de Mattos. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Realiza-se a Festa de São Benedito. A festeira é a filha do Sr. Hermenegildo Patrício; o Juiz o Sr. João Marcondes do Amaral e Juíza D. Ignácia Moreira. Após a missa cantada em que prega o Rev.do P.e João Ozório Marcondes, vigário de Monte Santo, a festeira oferece mesa de doces em caramanchão tipo pavilhão chinês e mesa em forma de cruz. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. José Martins Bastos que se achava enfermo reassume o exercício do cargo de Juiz de Direito de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Mons. Miguel Martins da Silva responde, publicamente a Frei Camilo, rejeitando sua expulsão da Venerável Ordem Terceira por ilegal e volta a se considerar irmão da mesma. (Jornal Taubaté).

 

1906   O fiscal sanitário Sr. Manfredo Monteiro informa ter visitado em Taubaté 436 casas das quais encontrou 166 boas condições, 164 irregulares e 106 em más condições. Não pôde visitar 199 casas por se encontrarem fechadas. (O Norte).

 

1912   Atendendo consulta do Sr. Scipião Arouca, sobre quais as vantagens que serão concedidas para empresa que montar em Taubaté fábrica de tecidos, a Câmara Municipal estabelece: mínimo de 100 teares, isenção de impostos de indústria e profissão, predial por 8 anos, intercessão junto aos poderes competentes para isenção de direitos para importação de máquinas e frete mínimo. (O Norte).

 

1914   Os fiscais municipais Ricardo Pereira de Toledo, Francisco Nogueira, João Bindão e Ignácio Marcondes avisam que se acham prontas as novas placas para serem penduradas nos selins das bicicletas e sem as quais serão apreendidas. (O Norte).

 

1914   A Irmandade de Nosso Senhor dos Passos publica a nominata dos 96 irmãos que deverão fazer a guarda-de-honra do Santíssimo Sacramento, do meio-dia de quinta-feira santa até o meio-dia de sexta-feira, por 4 horas cada um, segundo sorteio procedido. (O Norte).

 

1918   Morre, em Taubaté, o prestigioso chefe político c.el José Gomes Nogueira, fundador do Partido Católico. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal por três triênios. A Rua Santa Cruz tomou seu nome ainda em vida do homenageado. Nasceu em Taubaté a 20 de agosto de 1848, filho de Lucas Gomes Nogueira e D. Maria Joaquina Nogueira. Era casado com D. Francisca Pereira Nogueira tendo deixado 4 filhos maiores. (O Norte).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *