30 de março de…

0
Share

1858   A freguesia do Buquira, com a extinção da Comarca de Taubaté passa a pertencer à Comarca de Pindamonhangaba, pela lei n.º 16.

 

1858   Com a extinção da Comarca de Taubaté, lei provincial n.º 16 íntegra Lorena na Comarca de Pindamonhangaba.

 

1858   Lei provincial n.º 18 determina que subsistam entre a freguesia de Sapé (povoação fundada no município de Silveira, elevado à freguesia sob invocação de Nossa Senhora da Piedade) e o município de Lorena as divisas até então em vigor entre Lorena e Silveiras.

 

1876   O bairro de Nossa Senhora das Dores de Capivari (Jambeiro), é elevado à categoria de município. (Folhas, encadernação).

 

1876   Lei provincial n.º 56 cria o município de Jambeiro, antigo bairro do Capivari no município de Caçapava.

 

1876   Reúnem-se os eleitores da paróquia de Taubaté para elegerem a Mesa que tem de proceder à qualificação dos eleitores que fica assim constituída: Presidente Comendador Francisco Marcondes de Moura e Costa; Suplentes: Cônego Francisco Justiniano de Abreu e Andrade, P.e Antônio Moreira de Siqueira e P.e Antônio Moreira de Souza e Almeida. Mesários: Dr. Francisco de Paula Toledo, Major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva, Cap. José Gomes Nogueira e Manoel Vaz de Toledo Júnior. Suplentes: Alferes Francisco Moreira Damasco, Alferes Manoel Alves Moreira da Costa, Tenente João Olympio Theodulo da Silva e João G. Lopes de Leão. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Lei provincial n.º 80 determina os limites entre os municípios de Caçapava e São José dos Campos.

 

1889   A Comissão de Terras do Quiririm, de que é escriturário o Sr. José Luiz de Freitas, assenta as linhas divisórias da fazenda e coloca os marcos limites da colônia que ali se vai instalar. (Jornal do Povo).

 

1889   Lei provincial n.º 80 determina os limites entre os municípios de Caçapava e São José dos Campos.

1895   Estréia no Theatro São João, em Taubaté, uma companhia dramática de que participam os artistas Cândido Teixeira, Primo da Costa, D. Clementina dos Santos, Álvaro e Dorothéia Coutinho, com a peça “A Morgadinha de Val Flor”. A companhia vem do Teatro São Pedro do Rio de Janeiro e é dirigida pelo Sr. Cândido Teixeira. A empresa é Teixeira & Villela. (O Popular).

 

1895   O Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa está estabelecido com loja de fazendas em que anuncia algodãozinho a 240 réis o metro, flanela lisa a 560 réis o metro, gravatas a 500 réis. (O Popular).

 

1895   Os srs. Manoel José Borges e Rosendo Francisco Marinho são nomeados deputados em Taubaté da Liga Portuguesa dos Homens do Trabalho no Brasil. (O Popular).

 

1895   É sepultado em Taubaté o Sr. Joaquim Octaviano da Silva, de 44 anos de idade, solteiro, natural de Santos, filho de José Joaquim da Silva e de D. Eleodora da Silva. (O Popular).

 

1895   O Sr. José Antônio Carneiro de Souza em carta esclarece calúnias que lhe fez o Jornal do Povo local do Sr. João Batista Goes e diz que desde fins do ano passado não negocia mais com gado e desde que renunciou a seu cargo de vereador não lidou mais com as-suntos de interesse do município e que há dias alugou ao açougueiro Sr. Luiz Pessoa o seu pasto que tem além do Una por preço que não acarreta majoração para cada rez se não de 40 a 100 réis por cabeça. (O Popular).

 

1895   Os srs. José Gonçalves Borges e Alexandrino Martins do Valle organizam em Taubaté a sociedade comercial Borges & Valle à rua Marquês do Herval, 135 para o comércio de ferragens, tintas e drogas. (O Popular).

 

1895   Os fósforos Jonkpings são vendidos em latas que contém 120 pacotes com 10 caixas cada um, portanto com 1.200 caixas. (O Popular).

 

1898   O Diário de Taubaté acusa o recebimento dos últimos números de “Violeta”, “Estudo” e “Ensaio”, jornais que publicam em Taubaté.

 

1898   Depois de ter estado aqui a serviços 18 anos antes, volta a servir em Taubaté, de passagem, o Sr. Sócrates Valeriani, fabricante, consertador e afinador de pianos, portador de recomendações inclusive do Sr. Sant’Anna Gomes, irmão do maestro Carlos Gomes de Campinas que atende chamados inclusive de fazendas, fornecida a condução. (Diário de Taubaté).

 

1898   Terminam as provas do concurso para o cargo de Juiz de Direito de Ubatuba tendo havido empate entre os dois candidatos Drs. Germano França e João Evangelista Marcon-des Varella. Este último foi o escolhido. (Diário de Taubaté).

 

1900   Morre, em Taubaté, o antigo e conceituado mestre de pedreiro Sr. Cândido José Correia Vieira, conhecido por mestre Candinho. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. José Teixeira Pinto, tendo completado 10 anos de serviço público como carteiro dos correios, solicita o abono de 10% dos seus vencimentos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Sociedade Musical Malhado Rosa elege sua nova diretoria: Presidente, José Gomes da Luz; vice, Jeronymo de Lima; 1.º secretário, Luiz Pereira da Silva; 2.º secretário, Pedro Cardoso; tesoureiro, Silvestre Taumaturgo; orador, Benedito Euzébio de Toledo; Conselho: Arthur Vieira, Antônio Moreira de Salles, Paulo de Sá, Cypriano Gomes Quirino e Caetano Salgado. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Melhora a iluminação a querosene na zona suburbana de Taubaté. Foram substituídos por maiores os vidros dos lampiões que fornecem luz mais intensa. (Jornal de Taubaté)

 

1914   O Dr. André Gustavo Paulo de Frontin, diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil, visita, de inspeção, as obras já adiantadas da variante do Tremembé, a cargo do Eng. Dr. Affonso de Mello. Por coincidência comemora o país o 56.º aniversário da inauguração da Estrada de Ferro D. Pedro II em extensão de 33 milhas inglesas compreendendo as estações de Engenho Novo, Cascadura, Maxabomba e Queimados. Chegou às 14 horas ao entroncamento com comitiva e percorre o leito a cavalo até Tremembé cerca de 4km. Visita as obras do prédio da estação, Igreja, água santa e lancha na residência do Dr. Luiz Rezende engenheiro chefe da empresa Heitor de Melo. Chega a Taubaté às 18 horas. Vai a Caçapava e volta, janta no Restaurante Pereira e às 21 horas Caxambu. (O Norte).

 

1946   Repercute, em Taubaté, o infeliz pronuncia-mento do líder comunista Luís Carlos Prestes, na Assembléia Constituinte, de que em caso de guerra entre o Brasil e a Rússia, defenderia a causa estrangeira. (Taubaté Jornal).

 

1946   Noticia-se o falecimento, em Taubaté, da sra. D. Fany Vieira, esposa do velho e consagrado maestro e compositor taubateano Arthur Vieira (tenente). (Taubaté Jornal).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *