28 de março de…

0
Share

 1865   Lei provincial n.º 30 transfere de Paraibuna para Caçapava a fazenda Patezal de Bento Vieira de Moura.

1884   Nasce em Taubaté o P.e Custódio Bernardo da Silva, filho do Prof. Cap. João Olympio Theodulo da Silva e de D. Olympia Pereira de Toledo, o primeiro aluno do nosso Seminário Diocesano a se ordenar a 11 de junho de 1914 por D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, seu paraninfo. Nesta mesma data em 1904 ingressava no Seminário de São Paulo onde permaneceu até a abertura do nosso Seminário em Taubaté. Com ordem de D. Epaminondas, freqüentou por algum tempo o Seminário de Mariana em Minas Gerais. Cursou humanidades no Seminário Menor de Pirapora. Com a sua 1.ª missa no dia 13 de junho de 1914 foi inaugurada a Capela do Seminário Diocesano de Taubaté de que depois foi lente, mestre de disciplina e vice-reitor. Foi também reitor do Colégio São Miguel de Jacareí, vigário de Redenção, secretário particular de D. Epaminondas e vigário de Bananal onde faleceu a 02/01/1934. (O Norte).

1895   Vítima de desastre ocorrido ontem à noite no lugar denominado Mata-Fome a que depois se daria o nome de Andrade Pinto, em homena-gem ao engenheiro que colaborou no desvio da estrada de ferro para passar por Tre-membé, falece o rondante da Central do Brasil José Antônio Miné, apanhado pela máquina do último trem de carga que trafegava para o Rio de Janeiro. (O Popular).

1897   No Hotel Central em Taubaté realiza-se um concerto de Mandolino do Prof. Francisco Pistoresy auxiliado por Ângelo Pendolino ao violão em que é também aplaudido o Sr. Alexandre Ferreira da Silva. (Diário de Taubaté)

1905   O Sr. Quintino de Macedo assume a redação de “A Verdade” jornal que se publica em Taubaté, duas vezes por semana e está no seu n.º 115 do Ano III.

1905   “A Verdade”, jornal que se edita em Taubaté passa a circular com 8 páginas, sob a direção do jovem poeta Prof. Quintino de Macedo. Continuará a ser órgão católico e republicano. Era dirigido pelo Sr. Luís Santos. (Jornal de Taubaté).

1912   O Dr. Antônio Pereira da Silva Barros (ten. c.el) é nomeado comandante superior interino da 41.ª Brigada de Infantaria da Comarca de Taubaté pelo Comando Superior da Guarda Nacional do Estado de São Paulo. (A Federação).

1914   Juiz de Direito substituto em Taubaté, Dr. João Dias Cardoso Sobrinho, assina edital. (O Norte).

1914   A escola masculina do Convento Velho é declarada pelo Governo do Estado como sendo da sede, não rural. (O Norte).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *