27 de março de…

0
Share

1780   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté publica edital enviado pela administração da Junta da Real Fazenda, em São Paulo, sobre arrematação do contrato da passagem do Rio das Canoas. (Atas I, p. 21).

 

1862   Nasce em Taubaté o Rev.do P.e Antônio Firmino Vieira de Araújo, reitor do Seminário Diocesano, em 1914 quando foi homenageado por completar 52 anos. (O Norte).

 

1876   O pontilhão existente sobre o ribeiro (último daqui pra lá) conhecido por água de Nossa Senhora na estrada nova do Tremembé rodou com as chuvas. Os troles e outros veículos de condução de passageiros não podem se utilizar da estrada velha que além de lamacenta por ela trafegam sem cessar imensos carros de bois transportando café e outros gêneros para o porto fluvial de Tremembé. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Circula em Taubaté comunicado da firma Marcondes Chaves & C.ia anunciando ter aberto ao serviço público a navegação a vapor sobre o rio Paraíba e informando que a tarifa de exportação dos gêneros é de 285 réis por 10kg de carga de porto de Tremembé ao de Cachoeira (descendo o rio) e que na importação (sentido contrário) o frete é aumentado de 35 réis em cada 10km. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Noticia-se o falecimento do Sr. Prof. Mariano Barbosa Pereira Leite que contraiu tifo ao chegar a Silveiras para onde fora removido da escola do Bairro do Remédio neste município de Taubaté em busca de melhores vencimentos. Era filho do Sr. João Leite Barbosa. (A Imprensa).

 

1891   O Dr. Fernando de Mattos entra no exercício de delegado de polícia de Taubaté marcando os dias de sextas-feiras, às 11 horas da manhã, na sala da antiga Câmara Municipal para audiências. (Jornal do Povo).

 

1895   O ilustre professor e jornalista Antônio José Garcia deixa a redação do jornal diário local “O Popular” de propriedade da firma Toledo & Cia. e de que é gerente o Sr. José Cândido Antunes de Toledo, com oficinas à rua Duque de Caxias, 49. (O Popular).

 

1895   O Hotel Belém desta cidade passa para a propriedade do Sr. Motta que dirige estabe-lecimento congênere em Guaratinguetá. (O Popular).

 

1897   No suntuoso templo maçônico da Rua 15 de Novembro (antiga Rua do Gado) realizam-se as cerimônias de posse de sua nova diretoria da Loja Triumpho, Honra e Verdade, após o que o Dr. Fernando de Mattos oferece em sua residência um chá a que segue animado baile. (Diário de Taubaté).

 

1898   Morre em Paris a princesa de Joinville, Francisca de Bragança, irmã do Imperador do Brasil, D. Pedro II, nascida no Rio de Janeiro a 02/08/1824. Cria-se em Taubaté o seu 2.º Grupo Escolar à Rua Visconde do Rio Branco e para o prédio próprio a Prefeitura de Taubaté chegou a doar o terreno onde depois se construiu o estádio do Esporte Clube Taubaté na Praça do Convento ou Mons. Silva Barros. Chamou-se “Cons. Moreira de Barros”. (O Lábaro).

 

1901   Tendo estado em Taubaté, parte para o Rio de Janeiro o Sr. John Aldama, industrial e diretor técnico no Paraguai dos secadores de tabaco de Itá, prometendo portar na volta para fazer propaganda de plantação de fumo entre nós. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Côn. Benjamim de Toledo Mello celebra missa na Capela de Sant’Ana, pedindo ao evangelho auxílio para limpeza e conserto do pequeno Santuário que precisa de reparos no altar, no assoalho e nas paredes. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Realizam-se as solenidades de instalação do 2.º Grupo Escolar de Taubaté à Rua Visconde do Rio Branco, no edifício que pertenceu ao Conselheiro Moreira de Barros e que vai ter seu nome ligado ao novo estabelecimento. (O Norte).

 

1914   Ficam concluídos os trabalhos de reparação do edifício da estação da Estrada de Ferro Central, motivo por que o Sr. Brandão Reis feitor geral dos telégrafos do 4.º distrito ofereceu a todos os funcionários um copo de cerveja na sala de aparelhos. (O Norte).

 

1914   Encerram-se os exames na Escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba, na qual os Srs.. Castro Nápoles (farmá-cia), Zeno Nogueira Barbosa, Cincinato Soares de Moura e José Lobato (odontologia) da sociedade taubateana são aprovados em todas as matérias do primeiro ano. (O Norte).

 

1949   Jacareí, em festas que se prolongarão até o dia 3 de abril, comemora o 1.º centenário de sua elevação à categoria de cidade. (Taubaté Jornal).

 

1949   O quartel do 5.º B. C. muda-se do prédio da Pça. Dr. Monteiro onde esteve por muitos anos (onde foi o prédio do mercado distrital e posteriormente o da Rádio Difusora de Taubaté), indo para as novas instalações no bairro da Independência. (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticia-se o falecimento, em Taubaté, (sem dizer o dia) da sra. D. Benedita Maria de Alvarenga, progenitora do Sr. Rodolfo Teles de Alvarenga, sócio da Casa Rabelo. (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticia-se o falecimento (sem dizer o dia), em Tremembé, do capitão B. Pires dos Santos, da Força Policial. (Taubaté Jornal).

 

1949   O Sr. Joel Quadros de Souza, agente do I.A.P.I., despede-se de Taubaté, removido que foi para Jundiaí, sendo aqui substituído pelo Dr. Lincoln Amaral. (Taubaté Jornal).

 

1949   Por indicação do vereador Sr. Joaquim de Morais Filho, o Prefeito Municipal de Taubaté não podendo calçar de paralelepípedos, manda nivelar e apedregulhar a rua Dr. Emílio Winther, no trecho que vai do Largo Bom Conselho ao novo quartel do 5.º B. C. (Taubaté Jornal).

 

1949   O E. C. Taubaté recebe a visita da S. E. Palmeiras, da Capital, para realização de jogo do campeonato em curso. Com grande afluência de público da região os visitantes vencem por 3×1 numa partida que não chegou a agradar, considerada comum. (Taubaté Jornal).

 

1953   Lei n.º 62 oficializa a “Semana Monteiro Lobato” instituída por intelectuais taubateanos e que se realiza na 2.ª quinzena de abril de cada ano. (Manual).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *