25 de março de…

0
Share

1674   Funda-se, em Taubaté, o Convento de Santa Clara que foi o 1.º Guardião Frei Jerônimo de São Brás. (O Norte de 24/03/1918).

 

1860   Presididas por D. Antônio Joaquim de Mello realizam-se em Itu as cerimônias de ordena-ção sacerdotal do taubateano P.e João Alves Coelho Guimarães e outros presbíteros. Depois de ter sido vigário em várias paróquias foi nomeado Cônego do Cabido Paulopolitano, Monsenhor Camareiro Secreto de S.S. o Papa e Protonotário Apostólico. Foi Ecônomo e Reitor do Seminário de São Paulo onde muitos moços pobres ordenaram-se graças ao seu auxílio. (O Norte).

 

1876   A convite do Revd.mo P.e José Pereira da Silva Barros, vigário da paróquia de Taubaté realiza-se a eleição da 1.ª mesa Regedora da Irmandade de Misericórdia de Taubaté para reabrir e manter o Hospital de Santa Isabel que fechou por falta de recursos e ficava no Largo do Convento, hoje, Praça Monsenhor Silva Barros. A 1.ª Mesa ficou assim constituída: Provedor, o vigário P.e José Pereira Silva Barros; Secretário, João Affonso Vieira; Tesoureiro, Leopoldo Hummel; Procurador, Dr. Francisco de Paula Toledo e adjunto do Provedor, Comendador Francisco Marcondes de M. e Costa. A contribuição dos irmãos é de 2$000 por mês pagos por trimestre adiantado, que o próprio P.e José então acha pesada e conserva a lista de contribuições de 1$000 por mês. Uma vez por mês (dois irmãos) um esmoler baterá de porta em porta pedindo auxílio. O hospital abrirá quando tiver 100 irmãos que espera se dê no dia da Ressurreição. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Acrescentar à notícia do Hospital estas notícias anteriores e que vêm justificar sua reabertura promovida por Dom José: A Ordem Terceira, compenetrada da necessidade de fundar um hospital para aí serem tratados os irmãos pobres e enfermos, foi além de seus recursos, o que obrigou-a a fazer correr uma subscrição por aqueles que não eram irmãos e ainda mais procurou a subvenção do Governo Provincial e do Governo Geral, de modo que em vez de um hospital da Ordem, tornou-se Casa de Misericórdia; recolhiam-se todos os que estavam nos casos de precisar da casa. O resultado doloroso foi que o Ministro da Ordem, bem contra sua vontade, chegou a anunciar que o hospital se fechava, porque a Ordem não tinha recursos para vir em seu auxílio e o Presidente da Província negava-se a entregar a quantia de 2:000$000 que tinha sido consignada no orçamento. O braço forte do Arcebispo de Darnis foi o sustentáculo do Hospital. O Dr. Francisco de Paula Toledo também conseguiu em 1870 na Câmara dos Deputados, da qual fazia parte, que se extraísse uma loteria para patrimônio e custeio da Santa Casa. (Jornal de Taubaté).

 

1883   Resultado da eleição procedida para empre-gados da Irmandade do Glorioso São Benedito para 1884: Rei: o irmão José Marcelino de Morais; Rainha: a irmã D. Virgínia (esposa do Dr. João Francisco Cândido); Juiz: o irmão Jorge Alves Monteiro; Juíza: a irmã Angélica Maria da Conceição; Capitão do Mastro: o irmão Manoel Borges de Toledo; Alferes da Bandeira: o irmão João Gualberto Lopes de Leão; Irmãos de Mesa: os irmãos Cônego Benjamim de Toledo Mello, P.e Mariano Joaquim Simões, Dr. J. Evangelista Marcondes Varella, c.el Jordão Pereira de Barros, ten.-c.el Manoel Gomes de Araújo, major Francisco Fernandes, cap. João Nogueira de Mattos, cap. Jordão Gomes Nogueira, cap. Jacinto Pereira da Silva, alferes Francisco Moreira Damasco, cap. José Alves da Silva Coelho e José Ferreira de Oliveira Patrício; Tesoureiro: o irmão Joaquim Marianno da Luz; Secretário: o irmão José Augusto de Souza; Procurador: o irmão João Baptista Vieira da Palma. Eleições procedidas no Convento de Santa Clara a 25 de março de 1883. Capelão-Cônego Antônio Moreira de Souza Almeida. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Preços no mercado da praça de Taubaté nesta data:

             Aguardente: 100$000, pipa; Banha: $640, quilo; Carne de Porco: $600, quilo; Carne de Carneiro: $500, quilo; Arroz Socado: 2$500,12 litros; Feijão: 1$000,12 litros; Batatinha: 1$200,12 litros; Farinha de Milho: 1$200,12 litros; Galinhas: $480, cada; Queijos: 1$200, cada; Rapaduras: 4$000, cento; Toucinho: $500, quilo; Café: $360, quilo; Carne de Vac: $360, quilo; Fumo: 1$000, quilo; Arroz em Casca: 1$000,12 litros; Milho: $800,12 litros; Farinha: $800,12 litros; Perus: 2$500, cada; Ovos: $480, dúzia. (O Liberal Taubateense).

 

1891   Depois de longa enfermidade, falece em Taubaté o cidadão Sr. Antônio Moreira de Siqueira Júnior. No bairro do Cavarucangüera morre o Sr. Inocêncio Maria de Jesus com 101 anos. (Jornal do Povo).

 

1895   O sacerdote taubateano Rev.do P.e Duarte Leopoldo e Silva toma posse do cargo de Vigário da Paróquia de Santa Cecília na capital do Estado. É cunhado do jornalista Álvaro Guerra, colaborador do jornal taubateano “O Popular”. (O Popular).

 

1900   Fixa residência, em Taubaté, o professor de música Sr. Henrique Escudero que além de assumir a regência da corporação musical João do Carmo deverá lecionar música. (Jornal Taubaté).

 

1900   Realiza-se, no Quiririm, um espetáculo promovido pela “Societá  Philodramática do Quiririm”, com os dramas “La forza del destino” e “Inquizisione na Hespagna”. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na Igreja Matriz tem início o tríduo preparatório das festas de São José, padroeiro do Centro dos Operários Católicos de Taubaté (rua Carneiro de Souza, pegado à Loja do Sr. Joaquim Monteiro), promovida por comissão composta dos srs. Benjamim Negrini, Jeronymo das Chagas Lima e Terenzo Amadei. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O major Gabriel Ortiz Monteiro agradece o ofício de 15 de fevereiro do Sr. João Batista da Barra, intendente municipal de Redenção que lhe comunicou ter sido seu retrato inaugurado na sala da Câmara Municipal daquele município por iniciativa de seu presidente o ten. c.el Antônio Marcondes de Quadros por relevantes serviços prestados àquela sua terra natal durante 12 anos. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Alberto Guisard – traços biográficos constan-tes da nota sobre seu casamento com D. Mercedes: nasceu em Taubaté, fez seus primeiros estudos no Externato São José, continuando-os no Ginásio de São Luís em Itu, onde se bacharelou em letras. Dedica-se à mecânica e ao comércio, sendo sub-gerente da C.T.I. – D. Mercedes, nasceu em Taubaté e estudou no Colégio Bom Conselho. (O Norte).

 

1914   Dom Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, 1.º bis-po da Diocese de Taubaté, confere a Monsenhor João Filipo, vigário da paróquia de Guaratinguetá a dignidade de Consultor Episcopal por 3 anos. (O Norte).

 

1941   Realiza-se no Cine-Politeama uma festa cívica em comemoração ao Dia da Criança. (O Momento).

 

1949   Morre, em Taubaté, o Sr. Ernesto Pereira, funcionário do SENAI e ex-combatente da EB. Ao sepultamento usou a palavra o prof. Ciro Carvalho. (Taubaté Jornal).

 

1950   Inaugura-se solenemente o novo Quartel do 5.º B.C. nesta cidade com a presença do governador Dr. Adhemar de Barros. (Tabaetê).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *