21 de março de…

0
Share

1868   O ilustre taubateano e deputado provincial P.e José Pereira da Silva Barros, vigário colado da paróquia, pronuncia na Assembléia Legislativa importante discurso sobre a reforma da instrução pública. (O Paulista).

 

1876   Procedentes de Cachoeira chegam ao Porto de Tremembé, então bairro de Taubaté, os vapores pertencentes à sociedade Marcondes, Chave & C.ia de Pindamonhangaba, compro-vando-se que o rio Paraíba presta-se perfeita-mente à navegação. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Os engenheiros da C.ia São Paulo e Rio de Janeiro Drs. Carlos Dully e Eduardo Jones auxiliados pelo chefe de máquinas Adão Fischer concluem os trabalhos iniciados dia 8 do corrente de assentamento da ponte sobre o rio Paraíba que ligará por estrada de ferro Mogi das Cruzes a Jacareí e sobre a qual deverá passar a 1.ª locomotiva a 29 de abril próximo. (A Imprensa).

 

1883   O Sr. João Carvalho dos Reis torna público haver deixado hoje de ser o encarregado responsável pela iluminação pública da cidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   O ten. Joaquim Antônio de Mendonça assume o comando do destacamento policial de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1891   Morre D. Maria José de Camargo, jovem filha do Sr. Tabelião Inocêncio de Camargo, viúva já do Sr. Manoel Dias Cardoso Júnior. (Jornal do Povo).

 

1891   O Dr. Américo Brasiliense de Almeida Mello, governador do Estado revoga o art. 68 da lei n.º 81 de 06/04/1887 que exigia atestado de verificação de freqüência média de alunos para os professores públicos receberam seus vencimentos. Outro decreto dá aos policiais com mais de 4 anos de serviço a quarta parte dos vencimentos. A primeira providência vinha sendo sugerida na imprensa taubateana. (Jornal do Povo).

 

1895   O Sr. José Francisco de Moura, intendente interino de justiça e instrução, resigna o cargo de vereador à Câmara Municipal de Taubaté por motivo de saúde. Para continuar substituindo o major José Ramos Ortiz naquela intendência foi nomeado o Sr. Manoel José Borges. (A Cidade de Taubaté).

 

1895   A agência do correio de Taubaté é elevada à categoria de 1.ª classe. (O Popular). Com direito a 3 carteiros e 1 praticante.

 

1895   A direção da Estrada de Ferro Central do Brasil cria uma divisão provisória para superin-tender os serviços de alargamento da bitola de Taubaté a São Paulo e para a qual é nomeado chefe o engenheiro Dr. Juvenal de Sá e Silva, inspetor de Terras no Estado de Minas Gerais. (O Popular).

 

1895   O vereador Sr. José Francisco de Moura por motivo de saúde resigna o cargo de vereador à Câmara Municipal de Taubaté. Por proposta do vereador José Ramos Ortiz a que o resignatário vinha substituindo na Intendência de Justiça e Instrução é lançado em ata um voto de louvor e agradecimento pelos bons serviços prestados. Para continuar substi-tuindo o Intendente de Instrução é nomeado interinamente o vereador Manoel José Borges enquanto durar a licença do titular da função, José Ramos Ortiz. (O Popular).

 

1895   O vereador John Milne Tindal Intendente de Obras Públicas sugere e a Câmara Municipal aprova que para a abertura da rua (futura rua América) que do largo Comendador Costa Guimarães vai à Vila Edmundo, se limite a municipalidade a arcar com o ônus da desa-propriação da casa dos herdeiros do Sr. Chaguinhas, ficando o fecho dos terrenos orçado em 4:550$000 a cargo dos proprietários da extensa nova rua que tiveram as suas proprie-dades valorizadas. (O Popular de 28). Uma vez que a Câmara não dispõe de recursos suficientes para isso e já está comprometida também com a desapropriação da casa em frente à Igreja da Piedade (Colégio Bom Conselho) para a abertura da rua que se chamou rua do Colégio.

 

1895   O vereador John Milne Tindal intendente municipal de obras comunica à Câmara Muni-cipal de Taubaté que em virtude de ter a enchente do rio Paraíba impedido a travessia pelo aterrado havia contratado por conta da Câmara Municipal de Taubaté uma barca para efetuar o serviço na capela do Tremembé. Du-rante o carnaval a travessia passou a ser feita por divertimento e ocorreu conflito entre os passageiros por conta dos quais agora decidiu que se faça o transporte. (O Popular).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté aprova o parecer do vereador vigário Antônio Nasci-mento Castro e aceita a proposta apresentada pela Cia. Norte Paulista (abastecedora de água) para o serviço de conservação de ruas e praças por 6:960$ anuais. Diretor: Dr. Fernando de Mattos. (Jornal de Taubaté).

 

1912   A Câmara Municipal de Taubaté autoriza a Prefeitura a doar ao Governo do Estado área de terreno a fim de ser instalada a Escola Modelo e campo de demonstração agrícola. (A Federação).

 

1912   A Câmara Municipal de Taubaté recebe ofícios da Câmara Municipal de São José dos Campos e do Secretário do Bispado de agradecimentos pelos convites que lhes foram feitos para assistirem às exéquias do Barão do Rio Branco aqui realizadas. (O Norte).

 

1912   A Câmara Municipal de Taubaté aprova indicação n.º 8 do vereador Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa dando nova organização à Tesouraria, destacando-se os serviços da Contadoria que se avolumaram com a reforma do serviço de esgotos, modo de arrecadação, etc. (O Norte).

 

1912   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, obtém da Câmara do Sr. Manoel Innocêncio de Camargo por 6:000$000 para ser doada ao Governo para instalação de uma Fazenda Modelo e cuja transação havia sido sugerida por indicação de todos os vereadores a 7 do corrente. (O Norte).

 

1912   O vereador c.el Antônio Felício de Moura apresenta à Câmara Municipal de Taubaté indicação sob n.º 10 para que os honorários do médico do serviço sanitário municipal sejam elevados para 300$000 mensais. (O Norte).

 

1914   Acompanhados dos diretores dos dois grupos escolares de Taubaté e de quatro professores, 60 alunos (30 de cada grupo escolar) visitam o grupo escolar da vizinha cidade de Caçapava. Vão no trem misto da manhã e regressam no da tarde. Vão 25 alunos e 35 alunas. Levam os seus estandartes. O diretor do G. E. Lopes Chaves é o Sr. Pio Telles Peixoto de onde vão as Prof.as Ana Gertrudes de Castro e Antônio Apolinário de Macedo. Do 2.º G. E. o diretor Álvaro Ortiz e os professores Zenaide de Mou-ra Ramos e Arthur Bohn. (O Norte)

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *