16 de março de…

0
Share

1636   A povoação de São Sebastião iniciada em fins do século XVI é elevada à categoria de Vila por Pedro da Motta Leite, 6.º capitão-mor da capitania de São Vicente como procurador e locotenente do donatário Conde de Monte Santo, desanexada do município de Santos. Diogo Catanho Torres foi seu 1.º Juiz Ordinário e vereadores Francisco Pinheiro, Nuno Cavalleiro e Francisco Escobar Ortiz, sendo este considerado o fundador. (Gazeta de Taubaté, março de 1883).

 

1888    Nasce em Taubaté o Sr. Segesfredo (Fego) Camargo, musicista, exímio violinista, maestro. (O Norte de 18/03/1927).

 

1873   Lei provincial Lei n.º 22 estabelece as divisas entre Silveiras e Areias.

 

1876   Passa por Taubaté com destino a Lorena o Dr. Pedro Vicente de Azevedo, Ex-presidente das Províncias do Pará e de Minas Gerais. (A Imprensa de Taubaté)

 

1880   A lei provincial n.º 13 cria, pela terceira vez, o distrito de paz de Santo Antônio do Pinhal em São Bento do Sapucaí.

 

1883   Encerra-se em Taubaté a festa de N. Sra. das  Dores com septenário e missa cantada. À tarde sai a procissão dos Passos havendo no itinerário altares portáteis. Ao encontro prega o mestre de cerimônias Pe. Mariano de Paula Simões e no Calvário o Padre mestre Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Está em Taubaté o Côn. João Alves Coelho Guimarães, em retiro do seminário. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Com a conclusão das obras de conserto, da  Igreja Matriz, ontem benzida, promovese a solene trasladação do Santíssimo Sacramento e se realiza missa. Tem início também o septenário de Nossa Senhora das Dores. (O Liberal Taubateense).

 

1891   Realiza-se a instalação solene do novo distrito de paz de Tremembé de que é Juiz de Paz o Sr. José Monteiro de Queiroz. Entram em exercício juízes e escrivão. Estavam presentes o sub-delegado de polícia, professores públicos, atendente do correio, inspetores de quarteirão e grande número de pessoas. À noite acompanhado de banda de música o povo saúda o cidadão Juiz de Paz quando são levantados muitos vivas ao governador do Estado, à República Brasileira, ao Juiz de Paz e à instrução pública. O homenageado ofereceu um copo de cerveja aos presentes e agradeceu comovido a manifestação. (Jornal do Povo).

 

1891   No meio de vivas, foguetes e música, em Ubatu-ba, têm início os trabalhos de locação  da  estrada de ferro Taubaté-Ubatuba na 2.ª seção. A estaca foi batida pelo Presidente do Conselho de Intendência Municipal, pelo vigário da paróquia, pelo Ten. Balthazar e o Dr. Esteves que saudou a França na pessoa do Eng.º Dr. Henri. No restaurante Estrela propriedade do Sr. Ribeiro, o vigário ofereceu um copo de cerveja à corporação musical “28 de setembro” e se trocam brindes. À noite há música, foguetes e iluminação, não se dando um espetáculo de gala projetado. (Jornal do Povo).

 

1891   O Sr. Antônio Gomes de Souza Penna, 1.º Suplente, assume o cargo de delegado de polícia  de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1895   O jornalista português Victorino Coelho de Carvalho casa-se com D. Maria Angélica de Carvalho. O ato civil é realizado pelo cap. Victoriano Marcondes Varela e o religioso pelo Côn. Benjamim de Toledo Mello, ambos em casa (oratório particular). (O Popular).

 

1895    Há um quiosque no largo da Estação de propriedade de um Sr. Bastos. (O Popular).

 

1897   Por motivo de seu aniversário natalício o diretor do Grupo Escolar de Taubaté e  professores promovem manifestação na residência do Sr. capitão João Benedito da Conceição China, Inspetor Literário deste Distrito. (Diário de Taubaté).

 

1898   Realiza-se na Loja Maçônica Triunfo-Honra-Verdade a sessão magna de posse da nova  diretoria. (Diário de Taubaté).

 

1898   O Dr. Benedito de Araújo Ramos reassume o cargo de médico da municipalidade de  Taubaté, de que havia se afastado por motivo de saúde. Fora substituído até então pelo Dr. José Francisco Monteiro, Presidente da Companhia. Norte Paulista que abastece de água a cidade. (Diário de Taubaté).

 

1900   Morre em Taubaté o c.el Manoel Inocêncio Moreira da Costa, prestigioso chefe político  de  Caçapava e genro do Sr. João Moreira da Costa, aqui residente e em casa de quem faleceu. O corpo foi removido para a vizinha cidade em trem especial. (Jornal de Taubaté).

 

1903   Assola Taubaté epidemia de febre amarela que perdura por 3 meses e para  cuja  extinção  a  Câmara Municipal e o Governo Estadual se aliam. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Abrem-se as aulas (inauguração) do Colégio “Carlos Reis” que devia se dar dia 10. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Afonso Moreira da Silva, intendente municipal, dizendo que a cidade é circundada pelos rios Convento Velho (sobre o qual há duas pontes sólidas na pça. Dr. Paula de Toledo) e Saguiru sobre o qual também há ponte sólida na Pça. Mons. Silva Barros, pede autorização para reconstruir a ponte sobre o rio do Correia que está em ruínas e que é utilizada por moradores de bairros populosos. Obtém também autorização para colocar mais 10 lampiões a querosene nos subúrbios servidos por 60 atuais. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Abre-se em Taubaté o Colégio “Carlos Reis” (externato) sob a direção geral do Dr. Fernando de Mattos, tendo como diretor do ensino o Prof. Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro. Está situado à Rua Dr. Emílio  Winther, 62. Do corpo docente fazem parte: Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, advogado; Dr. Afonso Moreira da Silva, advogado, Dr. Constantino Guimarães, engenheiro, Sr. José Ramos Ortiz, Eduardo Piquet, Clementino Ribeiro e Antônio Penzo. Curso primário e secundário e preparatório para curso superior. Primário: 30$000 por trimestre; secundário 75$000. O  ano letivo vai de 15 de janeiro a 15 de dezembro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Governo do Estado de São Paulo oficia à Câmara Municipal de Taubaté pedindo informações sobre a várzea do Quiririm por lhe constar que se presta à cultura de arroz e que, em caso afirmativo, vai dissecá-la e proporcionar o seu completo aproveitamento. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Cherubim de Alencar Cintra diretor da Fábrica de Gás e Óleos Minerais de Taubaté informa à Câmara Municipal de Taubaté que a empresa não fabrica óleos minerais há dez anos e por isso pede isenção dos impostos correspondentes. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Comendador Luiz Guimarães pede à Câmara Municipal de Taubaté licença para montar na Rua Dr. Souza Alves uma máquina a vapor para torrar café e moer sal. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Por indicação do vereador Dr. Bento Enéas de Souza e Castro a Câmara Municipal de  Taubaté dirige ofício ao governo federal solicitando seja a nossa cidade incluída dentre aquelas em que pretende criar agência da Caixa Econômica Federal. (Jornal de Taubaté)

 

1910   O Prof. Álvaro Ortiz é nomeado diretor interino do 2.º Grupo Escolar de Taubaté recém-criado e  que era adjunto do Grupo Escolar de Ribeirão Preto. (O Norte).

 

1914   Chegam  a São Paulo os rvdos. D. Alberto Gonçalves,  D. Lúcio Antunes de Souza, D. José Marcondes Homem de Mello e D. Epami-nondas Nunes d’Ávila e Silva, bispos diocesanos respectivamente de Ribeirão Preto, Botucatu, São Carlos e Taubaté que, com outros prelados, vão se reunir amanhã no salão nobre do Palácio São Luiz sob a presidência do Rev.do D.Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo metropolitano, natural de Taubaté, para tratar de assuntos de suas dioceses de acordo com disposições do Concílio Plenário Latino-Americano. (O Norte).

 

1918   Realiza-se a ordenação sacerdotal do P.e Ramon Ortiz; os menoristas Pedro do Vale Monteiro, José Vita, José Rosa Goes e Francisco Lino dos Passos tornam-se subdiáconos. (O Norte).

 

1945   Na Delegacia Regional do Ensino, em Taubaté, o Prof. Dirceu Ferreira da Silva é alvo de  significativa homenagem por motivo de sua partida para Sorocaba, sendo saudado pelo Prof. Lafayete Rodrigues Pereira. (Nossa Terra).

 


____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *